quinta-feira, 13 de outubro de 2011

NÃO VEJO!

NÃO VEJO!

Leitura Bíblica: João 9:13-41.

“Disse Jesus: Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos” (Jo 9:39).

Um cego foi curado por Jesus, mas outros duvidaram. Não conseguiram acreditar em tal milagre. Alguns acharam que não se tratava do cego que conheciam. Afinal, como um cego de nascença, poderia, de repente, passar a enxergar? Os fariseus, especialistas na lei de Deus, acharam melhor acusar Jesus de transgredir a lei do sábado do que reconhecer que ele era o Filho de Deus. Fizeram um interrogatório com o cego e até chamaram os seus pais para confirmar se tinha sido cego mesmo. Tudo indicava que Jesus tinha feito um milagre – mas como, se para os fariseus ele era um pecador quanto qualquer outra pessoa?

Eles achavam que conheciam tudo sobre Deus, mas Jesus lhes mostra que agiam como cegos: viam as obras de Deus, mas não acreditavam nelas. Preferiam provar que Jesus era um farsante do que crê nele como o Messias prometido por Deus em sua Palavra, que eles tanto estudavam. Jesus foi enviado por Deus para “pregar as boas novas aos pobres... proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar o oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc 4:18-19), ou seja, veio para que aqueles que quisessem ver cressem nele e recebessem a vida eterna com Deus. Ele sabia que sua vinda também deixaria muitas pessoas, “cegas” em suas convicções.

É fácil condenar os fariseus por sua cegueira espiritual, mas não agimos assim muitas vezes? Quando apelamos à ciência para explicar a cura de doenças, o surgimento do universo, as mudanças no clima, as coincidências cotidianas... Deixamos de agradecer e glorificar a Deus, reconhecendo o seu senhorio sobre tudo e todos, para atribuir o que nos acontece ao acaso, à bondade dos outros ou às nossas próprias capacidades. Não estamos também agindo como cegos? Abra seus olhos para reconhecer a ação de Deus no mundo e em sua vida! A pior cegueira é não querer conhecer Jesus.

.........................................

Reflexão de: Erleu Fernandes.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

..........................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário