quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CRISTÃO

CRISTÃO

Leia na tua Bíblia: Marcos 8:31-38

“Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8:34).

Segundo o dicionário, cristão é “aquele que professa ou freqüenta igreja de uma das modalidades do cristianismo”. Muitos assim crêem. Alguns restringem as “modalidades” aceitáveis; para outros, cristão é quem acredita em determinada interpretação da Bíblia, aceita um conjunto de ensinos, tem determinado código de conduta, pratica determinada prescrições, e assim segue.

Nos dias de Jesus, era comum que se escolhesse ser discípulo de um determinado mestre. Isto era feita literalmente seguindo-o por toda parte enquanto se aprendia suas lições na prática do dia-a-dia, tornando o seu aprendiz. Enquanto Jesus ensinava e curava as multidões, era fácil andar com ele todos os dias, mas quando começou ensinar o que a sua missão envolvia, até mesmo Pedro (que parecia tê-lo compreendido tão bem) ficou confuso. Quem não ficaria? Muita gente quer uma religião para conseguir uma vida melhor!

As escrituras são claras quando dizem que não será o nosso sacrifício que nos há de justificar perante o Criador. O que significa então a cruz? Seguramente não é ter uma doença grave ou mesmo um parente chato, nem mesmo sofrer em troca de recompensa.

Jesus. O Mestre, mostrou a nós aprendizes como fazer: não apenas tomou fisicamente a cruz que foi necessário, mas bem antes disso, a cada dia, manteve-se fiel à sua missão: tentado com a glória do mundo, rejeitou atalhos, fez escolhas mesmo sabendo que resultariam na cruz, porque se compromisso era radical.

O termo “cristão” está desgastado pelo uso, mas seu significado real é o de ser aprendiz de Jesus, agir como ele, imitando radicalmente seu caráter, seja qual for o custo, submetendo-se ao Espírito Santo de Deus e aplicar-se a compreender mais dele para ter um caráter como o de Jesus Cristo.

Ainda tenho muito que aprender sobre isto. E você? Ser cristão é ser um imitador radical do caráter de Jesus.

...................................

Reflexão de: Erleu Fernandes

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

.....................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário