sábado, 22 de outubro de 2011

TIAGO-6

TIAGO-6

Aula da E.B.D. ( Tiago: 6/17) em: 21/12/2011.

Texto Básico: Tiago 1:1:19-27.

Texto Devocional: Salmo 16: 1-11.

Versículo Chave: “Portanto, despojando-se de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma” (Tg 1:21).

INTRODUÇÃO:

Tem-se falado muito ultimamente no poder das palavras. A ênfase, no entanto, tem sido dada para palavras chamadas “místicas”, de maldição, de imprecação, etc. Tem-se esquecido do poder da Palavra sobrenatural de Deus e da resposta do Crente à Sua Palavra. A Bíblia é uma fonte inesgotável de riqueza. Especialmente nesta porção citada por Tiago é uma fonte inesgotável de riqueza. Isso requer do leitor atenção e cuidado, como veremos.

Os irmãos já pensaram em como a palavra é importante em nossa vida cristã? É pela Palavra de Deus que chegamos ao conhecimento da salvação, dos propósitos Dele para nós, dos Seus atributos e Seus sentimentos em relação à sua criação. Em resposta à Palavra de Deus, com a nossa palavra, tomamos posse da salvação (Rm 10:9-10). Também com a nossa palavra oramos, com a convicção que Ele Se relaciona conosco pessoalmente. A essência do nosso relacionamento com Deus se dá mediante a Palavra Dele e a nossa como resposta.

Deus gosta de falar. A Bíblia é prova disso, pois é a declaração de Sua vontade. A diferente entre a Palavra de Deus e a nossa é que Deus nunca cometerá um erro, por mais que fale, enquanto nós devemos tomar muito cuidado, para não pecarmos contra Ele e outras pessoas enquanto falamos. Vejamos como a aplicação da palavra deve ser feita neste texto de Tiago (1:19-27).

I-A PALAVRA DE DEUS E SEUS RESULTADOS.

Sabemos que Deus é poder e Sua Palavra, conseqüentemente, é poderosa. Ela influencia positivamente, de várias formas, a vida de cada um que tem Jesus como Senhor de sua vida.

I.1-A Palavra de Deus salva a alma ( Tg 1:21).

Deus não salva por meio de sacrifício de animais (Hb 9:11-12) nem pelas nossas obras (Ef 2:8-10). É pela pregação do Evangelho, das Boas Novas, que chegamos ao pleno conhecimento da salvação. Sendo assim, a órdem bíblica é que preguemos a Palavra crendo que esta é a única forma de uma pessoa salvar sua alma do inferno eterno (v.21). Lembremos que a palavra alma, neste texto, indica o homem real, o ser essencial, a vida integral.

Devemos tomar cuidado para não falhar na pregação da Palavra. Às vezes, a Igreja pode ser vista apenas como uma comunidade alternativa, uma espécie de clube religioso. Não fomos chamados a entreter as pessoas, a produzir shows evangélicos, a enfeitar a pregação bíblica com cores e luzes, mas pregar a Palavra, quer ouçam quer não, a tempo e a fora de tempo (2Tm 4.2). Ai de nós se não fizermos assim (1Co 9:16).

I.2- A Palavra de Deus traz felicidade (V.25).

O Que vive a Palavra do Senhor será sempre bem-aventurado (feliz) naquilo que realizar. O que medita a Palavra do Senhor será bem sucedido em tudo que fizer (Sl 1:3). A alegria será o resultado da obediência à Palavra e à vontade de Deus revelada nela. Haverá sempre um senso de realização no coração do que obedece a Sua Palavra.

O que não obedece a Palavra e simplesmente a ouve não será capaz de se ver livre da impureza da maldade (v.21). Este é como alguém que não deixa a Palavra moldar o seu caráter. Ele apenas a contempla e acha bonita e interessante, como a sua própria imagem num espelho (V.23-24), mas não permite que ela deixe marcas eternas em sua vida. Veja como Tiago fala da diferença entre contemplar a Palavra (v.23) e praticá-la (v.25). O que a contempla é chamado de negligente, o que a pratica, e chamado de bem-aventurado. Que tipo de leitor você é? Alguém que lê a Bíblia de vez em quando, superficial e rapidamente, como o olhar num espelho, ou você a considera atentamente e persevera nela? Se você levar a leitura da Bíblia a sério e tentar colocar em prática o que ela ensina, com certeza será feliz e abençoado.

II- A PALAVRA DO HOMEM E SEUS CUIDADOS.

Nossas palavras devem ser ponderadas, produzidas pelo conhecimento da Palavra de Deus e pela prática das verdades aprendidas (v.22). Quanto mais assim fizermos, mais pessoas à nossa volta serão abençoadas. Tiago dá atenção especial aos afeitos das nossas palavras (3.26), as quais precisam de alguns cuidados. Vejamos.

II.1- O cristão deve ser pronto para ouvir e tardio para falar (Tg 1:9).

Devemos ouvir bem o que nos esta sendo ensinado, e devemos ser ponderados e cuidadosos ao falar. Uma das interpretações deste texto é que Tiago está se referindo à precipitação na proclamação do Evangelho. Vamos nos deter nesta interpretação.

Neste sentido é importante ouvir bem a palavra para falar melhor depois. Quem não compreende claramente o que ouve, pode perturbar a mensagem. A instrução precede a prática. Talvez seja por isso que Paulo disse que para ser um obreiro aprovado era preciso manejar bem a Palavra da verdade (2 Tm 2:15). Quantas heresias e seitas proliferam porque algumas pessoas não recebem bem a instrução e já começam a ensinar! Hoje em dia, algumas instituições estão formando obreiros com oito meses de curso e enviando-os para abrir igrejas e liderar grupos. O resultado é crise doutrinária e espiritual, tanto do que ensina como dos seus liderados.

Certa vez, um aluno de teologia perguntou a C.H. Spurgeon porque ele teria que ficar quatro ou cinco anos estudando teologia e não apenas seis meses, visto que o tempo é curto para a obra de Deus ser realizada? A resposta foi: “Um pé de abóbora nasce, cresce e produz em alguns meses, mas uma criança pode destruí-lo com facilidade. Uma árvore leva anos até produzir frutos, mas ficará tão robusta que dará frutos por muitos anos”. Será que é este o sentimento do apóstolo Paulo, quando pediu a Timóteo que não impusesse as mãos precipitadamente? Isto é, que não ordenasse obreiros apressadamente? (1Tm 5:22).

II.2- O cristão deve despojar-se da ira antes de falar (Tg 1:21).

A palavra precipitada pode causar a ira e esta pode leva à palavra precipitada. É um ciclo vicioso. Quanto mais palavras precipitadas, mais ira, quanto mais ira, mais palavras precipitadas. O melhor, segundo Tiago, é ser ponderado nas duas coisas. Uma pessoa tardia em irar-se exerce a paciência e o domínio próprio. A ira é abrigada no coração dos que tem juízo (Ec 7:9). Paulo, escrevendo aos efésios, exortou a que os irmãos se afastassem de amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmias e malícias (Ef 4:31); em Gênesis 49:7 lemos: “maldito seja seu furor... e sua ira”, disse Jacó, falando a seus filhos Simeão e Leví; Salomão, em Provérbios 21:9, diz: “que é melhor a pobreza do que viver com pessoa briguenta. A ira atrapalha a oração” (1 Tem 2:8).

A Bíblia relata a possibilidade de uma “ira justa” (Ef 4:26), uma espécie de “indignação” diante do erro, mas esta não pode perdurar e dar lugar ao diabo (Ef 4:27); ela deve ser dominada para que não cause danos maiores do que o erro que a gerou. Ainda que nos indignemos diante dos pecados e injustiças, devemos tomar muito cuidado para que este sentimento não estela carregado de impureza e maldade (Tg 1:21). É preciso deixar para Deus a vingança por atos contra nós cometidos (Rm 12:19). A nossa ira não produz a justiça de Deus (Tg 1:20), isto é, ela não pode implantar a justiça de Deus em alguém, ou ainda, ela não pode justificar ninguém. A ira do homem não pode produzir qualquer ação justa aos olhos de Deus visto que o homem é pecador e não há nele justiça própria (Rm 3:10).

Devemos tomar cuidado para que, em nome da “justiça de Deus”, não procuremos exercer sobre os outros a nossa própria vontade, e não a de Deus.

II.3- O cristão deve falar sem maldade (Tg 1:26).

Tiago faz uma correlação entre a verdadeira religião e aquela que é vã. A religião se torna vã quando não é acompanhada de palavras coerentes e abençoadas. O que falamos espelha o que somos. Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12:34). , Paulo, no mesmo sentido, diz que os convertidos devem falar palavras que edificam, que trazem graça aos que a ouvem (Ef 4:29). Não pode ser puro o coração de alguém cuja língua não é limpa. O Pr J. Sidlow Baxter disse certa vez que “Uma das primeiras coisas que acontece quando alguém está realmente cheio do Espírito Santo não é falar em línguas, mas, sim, aprender a dominar a língua que já tem”.

II.4- O cristão deve praticar a Palavra (Tg 1:27).

Se o mau uso da língua expões a falsa religião, a verdadeira religião mostra os seus frutos de maneira clara. Tiago afirma que a verdadeira religião, a religião sem manchas, se revela quando visitamos os órfãos e as viúvas e nos mantemos puros diante das coisas do mundo.

Visitar os órfãos e as viúvas e cuidar deles era comum no início da Igreja (1Tm 5:16). Parece que os diáconos deviam cuidar das viúvas sem assistência financeira (At 6:1-17). Tiago aconselha a que mostremos generosidade com as pessoas menos favorecidas, especialmente as da família crista (1 Tem 5:8; Gl 6:10). Devemos ajudar e suprir as suas necessidades, demonstrando amor por elas; é a vida cristã em prática, não apenas falada, mas verdadeira ( 1 Jo 3:18).

Manter-se puro no mundo também é citado por Tiago como uma forma de verdadeira religiosidade. Ele se une ao apóstolo Paulo, que disse que não devemos nos assemelhar ao sistema deste mundo (Rm 12:1-2). Não devemos imitar as pessoas não convertidas em seus costumes pecaminosos. Somos propriedades exclusivas de Deus (1 Pe 2:9) e, como tais, devemos ajudá-Lo em tudo o que fazemos. Através de exercícios espirituais como a oração, a leitura da Bíblia, a comunhão com a igreja, o exercício dos dons espirituais, podemos nos fortalecer, e no final não nos contaminarmos com o sistema mundano que nos cerca. Às vezes, nos sentimos atraídos pelas ofertas e encantos deste presente século, mas a aparência deste mundo passa e não resistirá ao julgamento eterno (1 Co 7:31). Os que tornam muito íntimos e amigos do sistema do mundo acabam se afastando de Deus (Tg 4:4), e aos poucos vão deixando de servir ao Senhor (2Tm 4:10).

Faça uma análise criteriosa de sua vida cristã agora mesmo. Através de reflexão veja se você tem assimilado alguns sentimentos, pensamentos e comportamentos iguais aos das pessoas que conhecem a Cristo. Peça a Deus que sonde o seu coração e descubra se há nele algum caminho mau ( Sl 139: 23-24). Tome a decisão de manter-se puro no mundo, não se contaminando com as coisas atraentes que ele oferece. Resista como fez Daniel e veja como Deus o abençoou quando tomou a mesma decisão (Dn 1:8).

CONCLUSÃO

Fazendo uma correlação entre a Palavra de deus e a nossa podemos dizer que a Palavra de Deus é viva e eficaz ( Hb 4:12). Quanto mais falamos da Palavra de Deus, tanto mais as pessoas serão abençoadas. Para que a nossa palavra também abençoe, devemos alinhá-la com a de Deus. Devemos consagrar os nossos lábios ao Senhor (Sl 19:14). Se a semente da Palavra de Deus estiver plantada em nosso coração, o resultado é que a nossa conversa edificará aos que nos ouvem (Ef 4:29). Sendo assim, o mundo reconhecerá que a nossa religião é verdadeira e que temos ligação, não com o mundo, mas com Deus. Só assim Deus será glorificado través de nós (Mt 5: 14-16).

Reflexão de: Erleu Fernandes

Lição para E.B.D. 6/17 do Livro de Tiago.

Autor: Pr Luiz César Nunes de Araujo.

0 comentários:

Postar um comentário