segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DEUS ESCUTA

DEUS ESCUTA.

Leitura da Bíblia: 1 Samuel 28.1-7.

“Sonda-me,ó Deus, e conhece o meu coração” (Sl 139.23a).

Você já notou que algumas pessoas clamam a Deus só num aperto? Para muitos, Deus é um tipo de pronto-socorro,chamado somente em emergências. Fora isso, vivem como se ele não existisse.
No texto de hoje, vemos o rei Saul desesperado, buscando o Senhor numa crise. Reinava independente da direção de Deus, era orgulhoso e ciumento, até tentava de todo jeito matar seu sucessor, Davi, o escolhido de Deus. Quando viu o exército filisteu, ficou estarrecido e recorreu a Deus para saber o que fazer. Será que Saul pensou que, por ser o líder do povo escolhido, Deus lhe devia o favor de garantir plena vitória? Mas Deus mostrou-se como se fosse surdo. Nenhum dos recursos para obter a resposta de Deus funcionou. Finalmente, nervoso e apavorado, buscou respostas com uma feiticeira e recebeu a confirmação de que seu reino seria dado a Davi.
Saul não pediu a Deus que sondasse seu coração como fez Davi (veja o versículo em destaque). Deus ouve o servo contrito e deseja que as pessoas tenham um relacionamento com ele – algo ignorado por Saul.Pena que ele não viveu como Davi - sensível à vontadedo Senhor e com o coração aberto para que fosse sondado por Deus, a fim de não pecar contra ele. Davi passou por muitas provações, inclusive as perseguições de Saul,mas saiu vitorioso no seu desejo de agradar ao Senhor. De maneira alguma queria roubar o trono de Saul, originalmente o escolhido de Deus para reinar sobre Israel. Respeitava o plano de Deus e esperava receber a coroa prometida no momento adequado. Certamente nunca pensou que Saul iria suicidar-se para desocupar o trono em desgraça.
Se você pensa que Deus não responde às suas preces,anime-se, pois ele sempre ouve a oração de quem busca seguir sua vontade, embora nem sempre compreendamos seus caminhos. “Deus cuidará de ti”, como diz um antigo hino evangélico. Confie nele e será feliz! Deus ouve nossa vida inteira e responde ao que somos (W. Bingham Hunter).

...........................

Reflexão de: Erleu Fernandes

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

............................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário