terça-feira, 18 de outubro de 2011

JONAS


JONAS

Leitura Bíblia: Jonas 4.1-3

“[Cristo], quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças...” (1Pe 2.23a)

Quantas vezes você já orou pedindo a Deus que mude outras pessoas e parece que Deus não age?
A história de Jonas é uma das mais conhecidas da Bíblia, principalmente a parte em que ele é engolido por um grande peixe (Jn 1). Lendo todo o livro - apenas quatro capítulos - percebemos que Jonas agiu conforme a sua natureza humana. Deus ordenou que ele que fosse para Nínive, mas ele fugiu para a direção contrária. Fez isso porque os ninivitas eram seus inimigos e o que Jonas mais queria era vê-los destruídos. Depois do “passeio” no ventre do peixe, Jonas obedeceu ao Senhor e pregou uma mensagem de condenação
: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída” (Jn 3.4). Após cumprir sua tarefa, saiu da cidade e buscou um lugar onde poderia assistir à destruição da cidade pelo fogo dos céus. Mas isso não aconteceu, pois Deus viu o arrependimento do povo e teve misericórdia dele. Irado, Jonas pediu a morte. Quão humano era Jonas - e quão humanos somos nós!
Muitas vezes agimos como Jonas: quando queremos ver nossos inimigos destruídos; quando não amamos nossos inimigos; quando queremos misericórdia para nós, mas justiça para os outros; quando as coisas não acontecem como esperamos, ficamos aborrecidos e desistimos de tudo, preferindo morrer a viver; quando nos alegramos com as bênçãos que recebemos de Deus, mas ficamos irados quando Deus abençoa os outros.
Que contraste entre Jonas e Jesus! O Filho de Deus amou seus inimigos até mesmo quando causaram seu sofrimento; sempre fez a vontade do Pai, mesmo quando não era agradável; teve compaixão dos
pecadores e demonstrou misericórdia a eles, mesmo quando o rejeitaram. Se desejamos agradar a Deus, precisamos deixar de seguir nossa natureza humana e agir como Cristo agiria. Por exemplo, pare de pedir que Deus mude os outros e permita que ele trabalhe primeiro em você, tornando-o mais parecido com seu Filho. Pare de agir como Jonas e siga o exemplo de Cristo

..........................................

Reflexão de: Erleu Fernandes

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

..........................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário