quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 18


                   CRISTÃOS MADUROS
           E INSTRUIDOS NA PALAVRA – 18
               ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
               ANDANDO NO ESPÍRITO
..................................
Andar no sobrenatural - Cont. da postagem 17

Pela consciência do Espírito, continuação...

e.)- A Palavra de Deus escrita – A Bíblia é o nosso guia mais confiável e possivelmente o mais fácil e simples de se usar. Ela pode ser influenciada pelas nossas emoções ou desejos pessoais. Precisamos, portanto, submeter experiências assim a um julgamento objetivo e seguro. A Bíblia é exatamente a fonte certa para este julgamento. Portanto, ela é bem confiável. Contudo, precisamos abordá-la com uma abertura e honestidade de coração, pois também podemos “fazer” com que a Bíblia diga aquilo que queremos que ela diga. É preciso que haja uma integridade de coração em nossa abordagem. Muitas das vezes, as pessoas procuram por uma passagem na Bíblia que apoie o que elas querem crer. Isso é conhecido como “torcer” as Escrituras e é danoso à fé e a um julgamento correto.
Quando você sentir certa direção ou impressão em seu espírito e não tiver certo de que é a voz do Senhor, submeta em oração esta impressão a Deus. Peça-lhe que a confirme ou a negue através de sua Palavra. Inevitavelmente, depois que você tiver feito isto, um versículo ou passagem bíblica chamará a sua atenção. O Espírito de Deus nunca discorda de sua Palavra. O Espírito Santo nunca lhe diria para fazer algo que é condenado pela Bíblia. Ele nunca o conduziria contrariamente aos claros princípios expressos na Bíblia.

f.)- Buscando aconselhamento maduro.

“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, fostes chamados em um só coração; e sede agradecidos” (Cl 3:15).
Quando Deus fala conosco ele certamente confirmará a sua direção através de algum membro mais maduro do corpo. A Bíblia diz que “na multidão de conselheiros há segurança” (Pv 11:14) e que, “onde não há conselheiros fracassam os projetos, mas com muitos conselheiros há bom êxito” (Pv 15:22). Não exponha suas dúvidas com quem não pode ajudá-lo. Vá às pessoas que estão tendo êxito na vida cristã, pois elas foram capazes de ouvir a voz de Deus dirigindo-as nas circunstâncias de suas vidas.

g.) - As circunstâncias e a providência divina – 

Quando Deus lhe diz para fazer alguma coisa você pode estar certo que Ele vai começar abrir as portas para que você possa fazê-la. Se Ele estiver guiando você em uma determinada área, então as suas provisões começarão a surgir para você naquela área. Davi disse: “O Senhor firma os passos ao homem bom e no seu caminho se compraz”. (Sl 37:23)
O Espírito Santo está dentro de nós e Ele deseja muito guiar-nos nos caminhos e propósitos dEle. O Espírito nos dá direções a seguirmos, se queremos andar nos caminhos de Deus; as circunstâncias e providências hão de surgir, dando-nos uma certeza e confiança interior.

h.) - Confirmação profética – 

A profecia é dada a alguém para confirmar algo que já foi recebido do Espírito. Profecias devem ser apenas confirmações de algo que alguém já recebeu de Deus em seu espírito. Se Deus quiser falar-lhe algo, ele falará com você primeiramente, dentro do seu próprio espírito. Mais tarde ele poderá confirmá-la através de uma profecia, a qual servirá também para estabelecer o que Ele já disse. Não faça algo simplesmente porque alguém “profetizou” que você deveria fazer. Obtenha a sua própria direção de Deus primeiramente. O elemento humano envolvido nas declarações das profecias faz com elas sejam falíveis. O Espírito, o qual as origina, é perfeito, mas as pessoas que as declaram são imperfeitas.
Muitos cristãos reverenciam as profecias como que se o próprio Deus estivesse falando do céu. Entretanto, não é Deus que está falando diretamente. São os homens, falando em nome de Deus. Se estas pessoas estiverem realmente no Espírito, então tudo bem. Suas palavras edificarão, exortarão e consolarão a Igreja (1Co 14:3). Às vezes, infelizmente, as profecias podem vir do pensamento das próprias pessoas. Daí, toda declaração profética deveria ser julgada para saber se ela é realmente uma palavra do Senhor, antes que ela seja recebida, e, certamente, antes de ser praticada.
* Julgue pela Palavra de Deus. Se uma profecia não estiver em perfeita harmonia com os princípios expressos na Bíblia, ela deve ser rejeitada.
* Julgue mediante aquilo que Deus já lhe mostrou em seu espírito. Se elas não testificam nem confirmam o que você já recebeu do Senhor, então não aceite nenhuma profecia pessoal.
* Julgue pelo testificar da igreja. Qual a opinião geral, da Igreja, a respeito desta ou daquela profecia? Todos concordam ou não que esta é verdadeiramente uma Palavra de Deus?
* Jamais vá consultar um profeta. Deus sabe o seu nome, o seu endereço e o seu telefone. Se um profeta tiver algo realmente de Deus para você Deus o mandará onde você está. A prática de consultar profetas é uma herança mundana do hábito de consultar cartomantes.
i.) - Por meios extraordinários – A forma básica como Deus planeja conduzir Seus filhos é pelo espírito. O Espírito Santo que é residente em nosso espírito, fala ao nosso espírito humano a vontade de Deus. Todavia, a Palavra de Deus nos mostra que há formas extraordinárias de Deus nos conduzir. Uma é a profecia, vejamos mais três:
* Sonhos. É indiscutível que Deus fala conosco através dos sonhos. Foi assim com José, com Daniel, com José, marido de Maria, e com Paulo. Deus é o mesmo e Ele continua a nos orientar e edificar através dos sonhos. Agora, se você não sabe o significado do seu sonho, não saia por aí procurando alguém para interpretá-lo. Se
Deus quer falar com você, Ele o fará por meios claros e compreensíveis. Se você não sabe o significado de um sonho, esqueça-o.
* Voz audível de Deus. Não busque experiências espirituais. Não peça para ver ou ouvir alguma coisa. Com isso abrirás brechas para espírito de engano. Saiba que Deus pode falar de forma audível, conosco, hoje.
* Ministério dos anjos. Deus pode enviar um anjo para falar com você, mas esse anjo deve confirmar a Palavra de Deus e o Evangelho, caso contrário trata-se de um demônio disfarçado de anjo de luz. O apóstolo Paulo confirma isso: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue um evangelho que vai além do que temos pregado, seja anátema” (excomungado, maldito). (Gl 1:8).
...........................................................

Próximo assunto: 
A MENTE, UM CAMPO DE BATALHA.

Próxima postagem: nº 19 – 

0 comentários:

Postar um comentário