quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 23


                         CRISTÃOS MADUROS
               E INSTRUÍDOS NA PALAVRA – 23
                   ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                TEMA: ANDANDO NO ESPÍRITO
        .........................................................
AS LEIS DA MENTE.

Com a mente renovada, o Filho de Deus tem a capacidade de concentração mais aguçada, um entendimento mais perceptivo e uma memória mais vigilante. Além disso, o raciocínio torna-se mais claro, a perspectiva menos limitada e, até mesmo, tem mais facilidade para receber conhecimento espiritual.
Todavia, mesmo que a mente tenha sido renovada, não existe garantia de que não possa ser atacada novamente; por isso, o cristão deve manter constante vigilância. Assim como o espírito tem suas leis, a mente também as tem. Vamos mencionar algumas delas que, se praticadas assegurarão a vitória do crente.

1.)-A mente trabalhando com o Espírito.

*O Espírito Santo revela a vontade de Deus no espírito de alguém.
*Através da mente, o crente compreende o significado dessa revelação.
*Com sua vontade, ele emprega sua força espiritual para cumprir a vontade de Deus.
Com esse processo, descobrimos que a mente é a melhor auxiliadora do espírito. Portanto é necessário entender como estes dois trabalham juntos. Primeiro a gente conhece a vontade de Deus em nossa intuição e, depois, nosso intelecto a interpreta para nós. O Espírito Santo se move em nosso espírito, produzindo em nós um sentimento espiritual.

2.)-A mente, o espírito e a mente espiritual.

Devemos estar mais conscientes da necessidade de se andar segundo o espírito e do perigo de andar segundo a carne. Andar pelo espírito indica simplesmente que a mente, sob o controle do espírito, se fixa nas coisas do espírito (Rm 8:5.6). Depois de renovada, a mente agora está qualificada para detectar todo movimento e silêncio do espírito.
Nossa faculdade mental (a alma) fica entre o espírito e a carne (o corpo). Seja o que for a que a mente se fixar, nisso é que o homem andará. Se ela se ocupa com a carne, andamos segundo a carne. Se ela se fixa no espírito, nós andamos segundo o espírito. Seguimos sempre tudo aquilo para o qual a mente se inclina. Essa é uma lei imutável. Porque a inclinação para as realidades do Espírito são tão importantes? Porque isso nos dá sintonia com o falar do Espírito. Muitas vezes, o Espírito concede revelação à nossa intuição, mas nosso intelecto está voltado para um milhão de outras coisas estranhas ao mover do Espírito.

3.)-Uma mente aberta.

Na intuição, Deus fala em nosso espírito, que transmite a mensagem à mente. Quando ouvimos a pregação da Palavra por outros filhos de Deus, tal verdade é primeiro recebida pelo intelecto antes de alcançar o espírito. Se o nosso cérebro está cheio de preconceitos para com a verdade ou para com o pregador, a verdade não entrará nele nem se estenderá à nossas vidas. Uma mente aberta permite a luz entrar, mas a iluminação da luz do espírito torna a verdade proveitosa.

4.)-Uma mente controlada.

Cada parte da vida cristã precisa estar sob governo. Isso inclui a mente, mesmo depois da renovação. Pedro nos exorta a manter constante vigilância, cingindo a nossa mente (1Pe 1:13). Devemos controlar nossos pensamentos e nunca deixá-los soltos. O objetivo de Deus é que levemos todo pensamento cativo à obediência de Cristo. Não devemos permitir que nenhum deles escape  à nossa observação, controle ou julgamento. Os pensamentos impróprios não devem permanecer na vida do cristão. Cada coisa não apropriada deve ser posta fora. O cristão também não deve permitir que sua mente fique ociosa.
Quando a mente estiver funcionando, tenha cuidado para que ela não faça sozinha – ela deve operar pelo governo do espírito. Muitos examinam as Escrituras dependendo apenas de sua própria capacidade intelectual. 

Todavia, a verdade que declaram conhecer está apenas em suas cabeças. Deveríamos rejeitar sinceramente todas as verdades que são apenas mentais, porque tal conhecimento dá oportunidade para satanás operar.
Falamos muito que a mente não pode ser preguiçosa e nem ociosa; entretanto, o cérebro precisa descansar. Se o crente permite que ele trabalhe incessantemente sem descansar, ele se tornará doente, como acontece com o corpo. A derrota que Elias encontrou sobre a árvore do Zimbro, foi por causa do trabalho excessivo da sua mente (1Rs 19).

5.)-Uma mente cheia da Palavra de Deus.

“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as escreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. (Hb 8: 10).
Devemos ler e decorar a Palavra de Deus. Se lermos a Bíblia diligentemente (ligeiro), Deus encherá cada pensamento nosso com Suas leis. Lembraremos sempre o quer a Bíblia diz quando estivermos necessitados de luz para o nosso caminho. Se estivermos unidos com a Bíblia poderemos compreender a mente de Deus em todos os sentidos.
6.)-O clamor para uma mente purificada.
O cristão deve pedir a Deus que purifique a sua vida mental e a mantenha sempre renovada. Ore para que você não apenas pense nEle, mas pense corretamente.
...........................................................
Próxima: A ANÁLISE DA ALMA – A VONTADE

0 comentários:

Postar um comentário