terça-feira, 6 de novembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 19


               CRISTÃOS MADUROS
       E INSTRUíDOS NA PALAVRA – 19
            ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
             ANDANDO NO ESPÍRITO
..................................
        A MENTE, É UM CAMPO DE BATALHA.

De acordo com a Bíblia, a mente do homem é incomum por ser um campo de batalha, no qual satanás e seus maus espíritos contendam contra a verdade e contra o crente. A mente e o espírito do homem são como uma cidadela (fortaleza defensiva de uma cidade) que os maus espíritos anseiam por capturar. Em 2ª Coríntios 10:3-5, o apóstolo Paulo compara os argumentos e raciocínios do homem a uma fortaleza do inimigo. Ele descreve a mente como que possuída pelo inimigo, o qual, pela batalha travada, terá quebrado o seu domínio. Tudo isso mostra claramente que a mente do homem é o cenário de batalha onde os maus espíritos entram em conflito com Deus.
Com respeito a outras funções da alma – vontade e emoção - satanás não pode fazer nada, a menos que tenha ganhado algum terreno neles. Mas com repeito à mente, ele pode operar livremente sem primeiro persuadir o homem ou garantir o seu convite.
Antes da regeneração, o intelecto do homem o impede de compreender a Deus. É necessário que Seu grandíssimo poder, destrua os argumentos do homem. Mas mesmo
depois de arrependido, a mente do crente não é totalmente liberada do toque de satanás – ele continua agindo. Em 2ª Coríntios 11:3 Paulo, reconhece que o deus deste mundo segue a mente dos não crentes e engana a mente dos que creem. Hoje, muitas vezes satanás se disfarça como um anjo de luz, a fim de conduzir os santos, propagando um evangelho diferente do Evangelho da graça de Deus. Na verdade, são poucos os que poderiam imaginar que o diabo poderia dar bons pensamentos aos homens.

É possível que um filho de Deus tenha uma nova vida e um novo coração e ainda não ter nova cabeça. Frequentemente as intenções do coração são inteiramente puras, mas os pensamentos na cabeça são confusos. Se a mente do cristão não é renovada, sua vida está destinada a ser desequilibrada e estreita. O povo de Deus precisa saber que, se desejam viver uma vida plena, sua mente tem que ser renovada. A Bíblia declara enfaticamente que devemos “ser transformados pela renovação da mente” (Rm 12:2).
............................

A MENTE SOB O ATAQUE DOS ESPÍRITOS MAUS.

O cristão pode descobrir que é incapaz de regular sua vida mental e fazer com que ela obedeça ao propósito da sua vontade. Pergunte a si mesmo: ”Quem controla a minha mente? Eu mesmo? Se assim for, porque não posso controlá-la agora? É Deus quem dirige a minha mente? Se não sou eu nem Deus, quem regula a vida mental, quem então está no controle”? Obviamente são os poderes das trevas. Por isso, sempre que o filho de Deus observa que não tem mais capacidade para governar a mente, ele deve perceber logo que é o inimigo quem a está dirigindo.

Um fato que devemos sempre manter em mente é este: o homem possui vontade livre. A intenção de Deus é que o homem tenha controle de si mesmo. Ele tem autoridade para regular cada uma de suas capacidades naturais; por isso, todos os seus procedimentos mentais devem estar sujeitos ao poder da sua vontade. O cristão deve perguntar a si mesmo: “Esses pensamentos são meus? Sou eu que estou pensando? Se não sou eu, então deve ser o espírito maligno que é capaz de operar na mente do homem”. Sua conclusão deve ser que esses pensamentos não são seus, e sim do espírito maligno. Eles, os maus espíritos, estão tentando injetar seus pensamentos na cabeça do crente para assim levá-lo a aceitá-los como seus. A cabeça do crente pode concluir que tal pensamento vem do inimigo. Cada pensamento, que o homem escolhe não pensar, e cada um que se opõe a vontade do homem, não vem dele e sim do exterior.


Os espíritos malignos possuem uma capacidade de comunicação que o homem não possui. Eles podem inicialmente trabalhar na mente do homem e depois alcançar sua emoção e vontade. A Bíblia mostra-nos claramente que os poderes das trevas tanto podem comunicar ideias ao homem – Judas é incitado a trair Jesus (Jo 33:2) – como tirá-las dele – “vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos” (Lc 8:22).

..........................................

Próxima aula Nº 20: 
AS CAUSAS DO ATAQUE DOS ESPÍRITOS MAUS

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Faça um comentário dizendo quem é você que visita diariamente este blog. Fala por aqui ou para meu E-mail: erleu_cruz@hotmail.com.
Desde já obrigado. Deus te abençoe.
Erleu

0 comentários:

Postar um comentário