quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 29


                  CRISTÃOS MADUROS
            E INSTRUíDOS NA PALAVRA – 29
               ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                ANDANDO NO ESPÍRITO
                   .................................
DOENÇAS.

Para sabermos como manter nosso corpo em uma condição que glorifica a Deus, devemos primeiro saber que atitude tomar com respeito à doença, como fazer uso dela e também como sermos curados.

1-Doenças e o pecado.

A Bíblia mostra um relacionamento íntimo entre a doença e o pecado. A consequência final do pecado é a morte. A doença jaz (está) entre o pecado e a morte. Se não houvesse pecado no mundo, não haveria doença ou morte. Mas quando o Senhor Jesus veio salvar a humanidade, Ele não apenas perdoou o pecado do homem como também o curou. Desse modo, a primeira atitude que devemos tomar quando doentes, é nos examinar para determinar se pecamos ou não contra Deus.
Em Isaias 53 a Palavra diz que tanto a cura do corpo e a paz da alma nos foram concedidas. Porque Jesus carregou as nossas doenças, não precisamos mais carregá-las. Hoje, muitos santos (crentes) creem no Seu poder para perdoar, mas duvidam de sua graça para curar.

2-A disciplina de Deus.

O apóstolo Paulo explica que a doença é um tipo da disciplina do Senhor (1Co 11:30-32). Por terem errado diante do Senhor, os crente são disciplinados com doenças para movê-los a julgarem a si mesmos e eliminarem seus erros. Se o cristão se arrepende de suas faltas, Deus retira Sua disciplina. A doença é, em muitos casos, o julgamento aberto de Deus sobre o pecado. Todavia não devemos inferir disso (deduzir pelo raciocínio) que aqueles que estão doentes são, necessariamente, mais pecaminosos que os outros (Lc 13:2); bem ao contrário, os que são mais castigados pelo Senhor geralmente são os mais santos. Jó é um ótimo exemplo.
A primeira atitude que alguém deve tomar quando estiver doente, não é correr de um lado para outro em busca da cura e dos meios da cura. O que ele deve se fazer colocar-se totalmente na luz de Deus para exame, tendo um desejo honesto de aprender se está sendo castigado devido a alguma falta. Assim, o Espírito Santo lhe mostrará onde está a falha e, qualquer coisa que lhe for mostrada deve ser completamente confessada e abandonada. Se aquele pecado tem prejudicado outras pessoas, então ele deve fazer o melhor que puder para repará-lo, crendo, ao mesmo tempo, que Deus o aceitou. Deus fica feliz em retirar sua disciplina quando não é mais necessário.

3-A doença e o ego.

Todo mal e situação adversa têm a finalidade de expor nossa verdadeira condição. Nunca sabemos o quanto estamos vivendo para Deus e o quanto estamos vivendo para o ego até ficarmos doentes, principalmente se a doença for prolongada. Quão lamentável é o cristão que, por causa de seu próprio desejo, murmura contra Deus quando está sobre provação. Ele não aceita o que Deus dá como melhor para ele. Pelo contrário, seu coração é inundado com o desejo de cura rápida. Por causa disso, Deus precisa prolongar a doença, até atingir Seu propósito.
Com a doença Deus nos mostra se O buscaremos apenas nos dias suaves e tranquilos, ou se O buscaremos mesmo que tudo esteja ruim. Ele também permite a doença para que abramos mão do amor próprio – aquela preocupação exagerada conosco mesmos.

4-Remédio.

Não pretendemos gastar muito tempo questionando se um crente pode ou não usar remédio. Entretanto, se o Senhor fez provisão de cura para o nosso corpo em Sua salvação, parece ignorância, se não for incredulidade, nos voltarmos para o auxílio da invenção do homem. O mundo inventou múltiplos tipos de remédios para aliviar o povo das doenças. Todavia, o Senhor realizou na Cruz a obra da salvação que diz respeito ao corpo. Buscaremos, na ânsia de ficarmos sarados a cura segundo os métodos humanos ou dependeremos do Senhor Jesus para a cura? Existe uma grande diferença entre ser curado através do remédio e ser curado por Deus. Quando somos curados por remédios, colocamos nossa confiança na inteligência do homem. Mas quando somos curados por Deus, dependemos da obra perfeita de Jesus na Cruz. Mas o seu alvo é que creiamos em Sua obra e sejamos curados por ação Sua. Se formos curados pela dependência de Deus, alcançaremos proveito espiritual, algo que a cura pelos medicamentos nunca poderá nos conceder. A lição que Deus pretende nos ensinar na doença é cessar toda a nossa atividade própria e confiar nEle totalmente.

5-É melhor ser curado.

Alguns santos foram ao extremo. Eram antes duros e obstinados, mas foram quebrados por Deus através da doença enviada. Responderam bem a Deus e, por isso, tornaram-se meigos, amáveis e mansos. Visto que a doença foi tão eficaz, começaram a apreciar mais a doença do que a saúde. Devemos entender, entretanto, que a vida com o Senhor não precisa ser, de modo nenhum, restrita a enfermidade. Ser capaz de suportar o sofrimento é bom, mas não é muito melhor se alguém pode obedecer a Deus quando está cheio de força?
Deus deseja nos curar. Todo o ministério de Jesus na terra foi marcado por inúmeras curas.ele não mudou, continua desejando a cura. Não podemos deixar de dizer que a doença se origina com o diabo. Mas cuidado! Há doenças que vêm do diabo, não precisamos sofrê-las. Há também doença que já deviam ter sido retiradas, pois já cumpriram o propósito para o qual vieram. Nestes casos estamos sofrendo sem necessidades. Devemos entender que a bênção espiritual que recebemos na doença é bastante inferior à que recebemos na restauração. Para ser curado, chame os presbíteros para que orem com você (Tg 5:14.15), ou então, exercite fé tranquilamente para tomar posse de promessa de Deus. Deus há de nos curar. “Se ouvires atentamente a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de Seus olhos, e deres ouvidos aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois Eu Sou o Senhor, que te sara”. (Ex 15:26).

Inúmeros santos permaneceram doentes porque perderam a oportunidade de serem curados. Nós devemos pedir a cura. Até termos certeza que Deus quer que levemos a Ele nossa fraqueza, (doença) nós devemos pedir ousadamente para que o Senhor mesmo a leve, e tire de nós a doença.

Resumindo: 

Dizemos que nenhuma doença acontece sem nenhuma causa. Se um cristão contrai uma doença, ele deve tentar localizar sua causa ou causas. Depois de confessá-las uma a uma diante de Deus, ele deve chamar os anciãos da igreja para que possam confessar uns aos outros e orar uns pelos outros. Os anciãos ungirão o doente com óleo para que a vida do corpo de Cristo lhe seja restaurada. O influxo (influência) da vida fará desaparecer a doença.
.......................................................
Próximo assunto da aula 30 – 

DEUS COMO VIDA DO CORPO.

0 comentários:

Postar um comentário