quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 26


                  CRISTÃOS MADUROS
            E INSTRUIDOS NA PALAVRA – 26
               ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                ANDANDO NO ESPÍRITO
                .....................................
        Assunto da aula
1*O ENGANO DO CRENTE.
2*A OBRA DO ESPÍRITO SANTO.
.........................................

1º) O ENGANO DO CRENTE.

Os crentes que caem nas garras dos maus espíritos não são apenas profetas degenerados e pecaminosos, pelo contrário, muitas vezes são cristãos totalmente entregues e espiritualmente, mais avançados do que os crentes comuns. Estão cheios de boas intenções, mas honestidade não é condição para não ser enganado e sim, o conhecimento. Consideraremos, então, alguns detalhes e conceitos errôneos que os cristãos geralmente aceitam.

Alguns cristãos tem uma noção errada com respeito à morte juntamente com Cristo. Em Gálatas 2:20 a Palavra nos fala da morte com Cristo. O que eles consideram ser o ápice da vida espiritual é a perda de personalidade, ausência de vontade e de autocontrole. 

O argumento deles é: “Visto que fui crucificado com Cristo, então o “Eu” não mais existe. Já que o “Eu” morreu, então, eu devo praticar a morte, isto é, não devo abrigar qualquer pensamento, desejo ou sentimento. Porque Cristo está vivo dentro de mim, ele pensará ou sentirá em meu lugar”. Infelizmente, estas pessoas ignoram o restante do versículo; “...este viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. (Essa morte, aqui enfatizada, só acontece quando passamos pelo batismo nas águas, em adultos; é a morte do pecado de Adão). 

Observem bem, que, quando lemos em João 1:29: João viu Jesus que vinha até ele buscar o seu batismo disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Esse “o pecado do mundo” é aquele pecado de Adão e Eva (da desobediência), conhecido como “pecado original”. É certo, que os demais pecados, cometidos antes do batismo também foram perdoados no momento do nosso batismo.  Os demais pecados cometidos depois do batismo, cabe ao novo crente, arrependido, confessá-los diretamente a Deus.

A Cruz não aniquila o nosso “Eu”. O verdadeiro sentido da nossa aceitação da morte juntamente com Cristo é que estamos mortos para o pecado (original) e que entregamos nossa vida da alma à morte. Deus nos convida a negar o desejo do nosso poder natural e a viver por Ele, dependendo de sua vitalidade momento a momento. Já que Cristo, na Cruz, com seu sangue derramado, pagou a nossa culpa do estigma, do pecado de Adão, que herdamos quando nascemos e, (que foi, é, ou será) apagado no nosso batismo.

Como consequência do mau entendimento dessa verdade o crente para de ser ativo, por ter violado o princípio de operação de Deus. Ele, (Deus) não pode usá-lo e os maus espíritos agarram essa oportunidade para invadi-lo, visto que, involuntariamente, preencheu os requisitos para sua operação (dos maus espíritos). Quando dizemos que alguém deve estar “sem ego”, queremos dizer sem qualquer atividade do ego, e não sem existência dele.

1.1-A operação de Deus.

Outro texto mal interpretado é Filipenses 2:13: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer quanto o realizar, segundo a sua boa vontade”. Alguns pensam que por Deus desejar operar em lugar deles, não seja preciso que eles façam nada. Esses santos não veem que a essência correta desse versículo é que Deus opera em nós até o ponto de nossa prontidão para querer e realizar. 

Ele só opera até aquele ponto e nada mais. Ele nunca realiza o querer e o efetuar em nosso lugar, mas apenas se empenha para trazer o homem à posição de estar disposto a querer e a fazer Sua vontade excelente. Ele nos faz voltar para o Seu desejo, e depois nos deixa tomar nossa decisão. 

Não é o propósito de Deus aniquilar nossa vontade. Se assim não fosse, não teríamos que nos oferecer a Deus, mas faríamos uma aliança com um espírito maligno. A atitude correta é essa: eu tenho minha própria vontade; entretanto, quero a vontade de Deus.

2º) A  OBRA DO ESPÍRITO SANTO.

Vejamos alguns conselhos para evitar os equívocos comuns.

2.1-Obedeça ao Espírito Santo.

“O Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem”. (At 5:32).  
A Escritura aqui não nos ensina a obedecer ao Espírito Santo, e sim a Deus, o Pai, através do Espírito. Em Atos 5:29, os apóstolos disseram: “importa antes, obedecer a Deus do que aos homens”. Se alguém fizer de Deus, o Espírito, seu objeto de obediência e se esquecer de Deus, o Pai, sua tendência será obedecer ao espírito (os maus) nele ou em sua volta, ao invés de obedecer ao Pai, que está no céu, através do Espírito Santo. Ultrapassar os limites da Palavra de Deus resulta em perigos incontáveis.

2.2-A norma do Espírito Santo.

Não devemos deixar que o Espírito de Deus pense através de nossa mente, sinta através de nossa emoção ou decida através de nossa vontade. Ele torna conhecida a Sua vontade à intuição de nosso espírito, a fim de que nós mesmos possamos pensar, sentir e agir segundo Sua vontade. 

É um erro grave pensar que devemos oferecer nossa mente ao Espírito Santo, permitindo que Ele pense através dela. Ele apenas age em nosso espírito, sendo assim, não controla diretamente o corpo do homem, sem o consentimento de sua própria vontade. O Espírito Santo também não exercita qualquer das partes físicas do homem para ele.
.............................................................
Próximo assunto: Aula 27 - VIDA ESPIRITUAL.

0 comentários:

Postar um comentário