sábado, 24 de novembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 27



                 CRISTÃOS MADUROS
            E INSTRUÍDOS NA PALAVRA – 27
               ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                ANDANDO NO ESPÍRITO
                .....................................
(1ª)-VIDA ESPIRITUAL
Há vários conceitos errados relacionados com a vida espiritual. Eis alguns:

1. Falar.
“Visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito do Pai é quem fala em vós”. (Mt 10:20).
Alguns imaginam que enquanto estiverem entregando uma mensagem em uma reunião, não devem empregar sua mente e vontade, mas devem apenas oferecer sua bocas passivamente a Deus, deixando que Ele fale através deles. Este texto não quer dizer isto.

2. Direção.
 “Os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele”. (Is 30:21).
Os santos não percebem que este versículo se refere especificamente à experiência do povo terreno de Deus, os judeus, durante o reino milenar quando não haverá imitação satânica. Desconhecendo isso, eles entendem que a direção sobrenatural em uma voz é a mais elevada forma de direção. Não escutam sua consciência nem seguem sua intuição. Esperam simplesmente de uma forma passiva pela voz sobrenatural. Neste momento, os demônios acham um terreno fértil para agir.

3. Memória.
“Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, este vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar se tudo que vos tenho dito”. (Jo 14:26).
Os cristãos não entendem o significado deste versículo: O Consolador iluminará suas mentes a fim de que possam se lembrar daquilo que o Senhor falou. Eles, pelo contrário, pensam que a intuição é para que não usem a memória, porque Deus trará todas as coisas à sua mente.

4. Amor.
“Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado”. (Rm 5:5).
Os crentes entendem que eles mesmos não devem amar, mas sim deixar que o Espírito Santo dispense o amor de Deus a eles. Oram pedindo a Deus que ame através deles. Por isso, param de exercitar sua faculdade da afeição, permitindo que sua função afunde em uma paralisia total. Os maus espíritos, então, substituem o homem. E, uma vez que abandou o uso de sua vontade para controlar sua afeição, eles colocam no homem o amor falsificado deles. Daí em diante este homem se comporta como madeira ou pedra, frio e morto para todas as afeições. Isso explica porque muitos cristãos são dificilmente acessíveis. No evangelho de Marcos 12:30 diz que devemos amar como todo o nosso ser. Nós (o eu) devemos amar.

5. Humildade.
“Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmo”. (2Co 10:12).
Os crentes entendem mal este texto e pensam que é um convite para se ocultarem até perderem toda auto-estima, coisa que Deus, inquestionavelmente, nos permite ter. Muitos exemplos de auto-humilhação são um disfarce para a passividade. Em consequência disso, o crente apaga a si mesmo, Deus não o enche e os maus espíritos utilizam sua passividade para torná-lo inútil.
.........................................................

(2ª)-A NORMA DE DEUS.
A Bíblia nos diz para nos submetermos a Deus em, todas as questões, reconhecendo que suas determinações são as melhores (Tg 4:7; 1Pe 5:6.10). Entretanto isso não é tudo. Devemos também resistir ao diabo enquanto nos submetemos a Deus, porque o diabo imita a vontade de Deus. Se ignorarmos a presença de uma vontade além da de Deus, poderemos facilmente aceitar o que vem de satanás como sendo de Deus, e assim cair na armadilha. É importante obedecer a Deus, mas é preciso estar atento. Por isso, o crente deve examinar ativa e conscientemente a fonte de cada questão em sua vida.
.........................................................

(3ª)-SOFRIMENTOS E FRAQUEZAS.
O cristão entende que deve andar no caminho da Cruz e sofrer por causa de Cristo. Ele também está disposto a ser fraco e fortalecido pelo poder de Deus. Essas são atitudes louváveis, mas podem ser utilizadas pelo inimigo se não forem bem compreendidas.
O cristão imagina ser um mártir – por sofrer pela igreja – mas na verdade é uma vítima. Devemos checar a fonte do sofrimento. Não devemos aceitar automaticamente todos os sofrimentos como sendo de Deus. Paulo estava apenas relatando para nós a sua experiência de como a graça de Deus o fortaleceu em sua fragilidade. Com isso, Paulo estava mostrando ao crente fraco o caminho para ele encontrar a força.

3.1-O Ponto Vital.
Todo crente que se sentiu utilizado pelos maus espíritos deve agora se perguntar: “Será que eu estou preenchendo as condições de Deus, na Bíblia, para não deixar que os maus espíritos continuem operando em mim”? Outra coisa que precisamos entender é que os maus espíritos se utilizam da verdade, por isso, devemos entender o princípio básico de qualquer ensinamento bíblico, para que o diabo não se utilize da própria Palavra, distorcendo-a, para nos confundir e aprisionar.
......................................................

Assunto inicial da próxima aula: Nº 28.

A VEREDA PARA A LIBERDADE

0 comentários:

Postar um comentário