terça-feira, 13 de novembro de 2012

CRISTÃOS MADUROS - 22



                  CRISTÃOS MADUROS
          E INSTRUIDOS NA PALAVRA – 22
               ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                ANDANDO NO ESPÍRITO
         ............................................................

1)-O CAMINHO DO LIVRAMENTO

Se você percebeu que ainda há passividade em sua mente, não se desespere há um caminho para o livramento; basta buscá-lo com diligência (cuidado ativo).

1.1-Os ardis dos maus espíritos.

Os que vão buscar o livramento devem saber que os maus espíritos não permitirão que seus cativos saiam livres da luta. O diabo vai usar várias táticas para impedi-lo e, caso não consigam, tentarão uma luta final para ganhá-lo empregando sua costumeira tática mentirosa. Ele lhe dirá que não pode conquistar sua liberdade por ter-se afundado demasiadamente na passividade, ou então que Deus não está disposto a lhe conceder graça novamente, dizendo que será melhor ceder a resistir, pois de qualquer forma ele não poderá ver o dia do livramento. Então, porque se aborrecer com esforço e sofrimento? Nessa luta, o crente deve aprender que as armas de guerra devem ser espirituais, pois as carnais de nada valem.

1.2-O terreno perdido a ser recuperado.

Sintetizando o que já vimos os maus espíritos podem operar na mente do crente devido:
*Uma mente não renovada.
*Aceitação das mentiras dos maus espíritos.
*Passividade.
Depois de identificar em qual dessas áreas ele cedeu território aos maus espíritos, ele deve partir imediatamente para a recuperação do terreno perdido. A mente não renovada deve ser renovada; a mentira deve ser localizada e renunciada; e a passividade deve ser transformada em ação livre.
.............................................................

2)-A MENTE RENOVADA.

Deus não deseja uma mudança na mente de Seus filhos apenas na ocasião da conversão. A mente deve ser renovada constante e completamente, visto que qualquer resíduo de sua carnalidade é hostil a Deus.
A salvação que Deus comunica através da Cruz inclui não apenas uma nova vida , mas a renovação de cada função da nossa alma também. A salvação que está profundamente arraigada em nosso ser deve ser gradualmente “desenvolvida”. É preciso entender com clareza que a renovação é obra de Deus, mas o despojar – o negar, o abandonar – o seu velho pensamento é você quem deve fazer. Em 2ª Coríntios 10:5, aprendemos que devemos trazer todos os pensamentos cativos à obediência de Cristo. Devemos examinar o pensamento para determinar se:
*Ele vem de sua mente velha, ou ele emana do terreno cedido.
*Ele oferecerá terreno aos maus espíritos.
*Ele brota de uma mente normal e renovada.

2.1-Mentiras renunciadas.

Quando o salvo se coloca debaixo da luz de Deus, ele descobre que frequentemente no passado as mentiras dos maus espíritos foram por ele aceitas, levando a uma situação de passividade. Exercitando-se, o filho de Deus descobrirá que muitas aflições, fraquezas, doenças e outros fenômenos em sua vida hoje, aconteceram porque ele aceitou direta ou indiretamente as mentiras nele plantadas no passado pelos demônios. Para se assegurar a liberdade, o cristão deve experimentar a luz de Deus, que é a verdade dEle. Visto que ele anteriormente perdeu terreno por crer nas mentiras, agora deve recupera este terreno negando todas as mentiras. Deve orar buscando luz de Deus para conhecer toda a verdade e assim resistir a toda mentira satânica.

2.2-A normalidade reconhecida.

O crente passivo que deseja se libertar, precisa urgentemente determinar o que é normal para ele. Ele precisa ser restaurado ao seu estado original. Daí, ele se deve perguntar: qual era a minha condição anterior? A que distância estou dela hoje?  Como posso ser restaurado a ela? E ainda: minha mente nasceu confusa ou houve uma ocasião quando não era assim? Minha memória sempre foi tão pobre ou houve um período quando eu podia lembrar bem?

2.3-A passividade destruída.

Precisamos entender uma lei básica no reino espiritual. Nada que pertença ao homem pode ser realizado sem o consentimento de sua vontade. Agora, para retornar o terreno, deve retirar o consentimento dado aos demônios, insistindo no fato de que ele é o seu próprio senhor e não tolerará que inimigo manipule qualquer parte do seu ser.  Orando e vigiando, ele deve avançar passo a passo, exercitando sua mente e avaliando o que fazer, falar ou se tornar. Este processo pode demorar. Cada sugestão do inimigo dada a ele deve ser enfrentada com a verdade da Bíblia. A vitória é obtida pelo manejo da espada do Espírito.

2.4-Liberdade e renovação.

À medida que o crente recupera o terreno, o efeito se manifestará. No início, quando começa o processo, podem parecer que as coisas estejam piorando, mas não desista. Se permanecer no fundamento da Cruz e exercitar sua mente para resistir à usurpação do inimigo logo será liberto completamente e se tornará senhor de sua própria vida mental. Deus quer que a mente do cristão seja não apenas livre dos grilhões do poder das trevas pelo controle de si mesma, mas que seja renovada, a fim de poder cooperar completamente com o Espírito Santo.
...........................................................

Não deixem de participar da próxima aula – Nº 23.

0 comentários:

Postar um comentário