quinta-feira, 6 de junho de 2013

QUANDO DEVO ME APOSENTAR?


TEXTO: 
Números 8:23-26

"O Senhor disse ainda a Moisés: “Isto diz respeito aos levitas:os homens de vinte e cinco anos para cima, aptos para servir, tomarão parte no trabalho que se faz na Tenda do Encontro, mas aos cinqüenta anos deverão afastar- se do serviço regular e nele não mais trabalharão. Poderão ajudar seus companheiros de ofício na responsabilidade de cuidar da Tenda do Encontro, mas eles mesmos não deverão fazer o trabalho. Assim você designará as responsabilidades dos levitas”.
OBSERVAÇÃO: 
O assunto de aposentadoria, principalmente de pastores e sacerdotes é uma incógnita. As denominações históricas estabelecem uma idade final para uma espécie de aposentadoria compulsória. Em torno dos 70 anos. Já o que vemos com Moisés e os Levitas a idade é de 50 anos para esta "aposentadoria". Devemos levar em conta a idade que cada pessoa vivia na época de Moisés. "Moisés tinha cento e vinte anos de idade quando morreu; todavia, nem os seus olhos nem o seu vigor tinham se enfraquecido." Deuteronômio 34:7. Ou seja, a expectativa de vida naqueles dias era de 100 a 130 anos, bem maior do que temos hoje. E porque então os levitas eram chamados cedo para a aposentadoria, servindo somente por 25 anos, dos 25 aos 50? Imagino que seja por que boa parte do serviço exigia um esforço físico grande: montar e desmontar o tabernáculo e carregar todos os utensílios pelo deserto. Tarefa dura que exigia grande esforço!
PRÁTICA: 
Quando penso em parar? Esta é uma pergunta difícil de responder. Hoje, chegando aos 45 anos no próximo dia 20/03, imagino em caminhar com graça até os 65. Se Deus me ajudar com saúde, algo que tem sido um embaraço para mim, devido à seqüela de poliomielite e sobrepeso, lutarei para ser ainda benção para o reino de Deus a partir dos 65 e enquanto Ele me der forças. O ministério hoje, com suas mais de 20 expectativas é estafante, estressante e envelhecedor. Por mais que busque saúde integral, me vejo pressionado por tantas necessidades.
ORAÇÃO: 
 Senhor, quem sou eu para que coloque limites ou expectativas para minha vida? Não sou nada. Sou como o pó que o vento espalha! Como a erva que brota de manhã e murcha pela tarde. Somente peço graça e humildade para depender de Ti todos os dias de minha vida. Em nome de Jesus. Amém!
...............................
Fonte: 

Pr. Marinho Soares. - Devocional

0 comentários:

Postar um comentário