quarta-feira, 21 de setembro de 2011

JESUS

JESUS

Leitura Bíblia: Marcos 4:35-41.

“Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem”? (Mc 4.41).

Jesus descansa enquanto uma terrível tempestade ameaça a embarcação; despertado pelos discípulos assustados, repreende o vento e o mar, e o temporal se aquieta. Impressionante!
Quando criança, aprendi um cântico que resume o que muita gente entende desta leitura:
“Com Cristo no barco tudo vai muito bem... e passa o temporal”.
Cresci e não tenho a menor dúvida de que Cristo está
“no meu barco”. Mas mesmo assim enfrentei tempestades terríveis, e nem sempre o temporal cessou quando eu quis – e não faltou orar. Em verdade esta expectativa não resiste a uma análise mais séria, como testemunham os milhares de mártires e suas mortes trágicas, ocorridas não só apesar, mas também por causa de terem “Cristo no barco”.
A ênfase do ensino neste texto não é Jesus ter solucionado a circunstância “tempestade”, mas a pergunta: quem é este com tal poder? Não é à toa que os discípulos ficaram apavorados, não mais pelo vento e o mar, mas por estarem diante daquele com poder absoluto sobre a criação – o próprio Criador, pois é assim que este sinal identificou Jesus de Nazaré.
Se a ênfase é a solução do problema imediato, acalmada a tempestade tudo volta ao que era. Mas se compreendo que aquele que está comigo não é outro senão o Criador do Universo, deixo de precisar de alguém “de plantão” removendo cada pedra do caminho, pois sei que ao meu lado está aquele que não só me torna a colocar em pé quando caio e ameniza o sofrimento, mas que me dá um sentido maior para a caminhada – viver para quem é tudo em todos, que um dia enxugará toda lágrima e inaugurará novos céus e nova terra, onde seu poder e justiça prevalecerão para sempre.
Então, os problemas circunstanciais incomodam ainda, é verdade, mas não têm, nem terão, poder para me tirar das mãos de Jesus.
Jesus comigo: o que mais eu preciso?

.............................

Reflexão de: Erleu Fernandes.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

..............................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário