segunda-feira, 12 de setembro de 2011

VARA

VARA

Leia em sua Bíblia: Êxodo 4: 1 – 5.

“Moisés estendeu a mão, pegou a serpente e esta se transformou numa vara em sua mão”(Ex 4:4).

Leu o texto de hoje? Moisés tendo em mão uma vara, teme enfrentar a incumbência que Deus lhe deu de libertar o povo, acha que não crerão que foi enviado por ele. Recebe então a ordem de lançar a vara ao solo, e esta se transforma em uma serpente da qual Moisés foge. “Estende a mão e pegue-a pela calda” é a ordem, e ela volta a ser vara.

Imagino que esta vara servia a um pastor de ovelhas como apoio ao caminhar, extensão do braço para alcançar ovelhas teimosas e de arma para se defender de predadores. Enfim, era uma ferramenta útil.

Agora, pensa comigo: Moisés estava na presença de Deus, conversando com ele (o que nós costumamos chamar de oração), e não é que tal ferramenta se transformou num problema sério? O texto não conta, mas acredito que a reação de Moisés foi gritar enquanto corria: Ok, senhor, mas agora faça-a voltar a ser vara! Mas não foi assim tão fácil. Primeiro ele precisou decidir se confiaria na direção divina e, confiando, parar de fugir e obrigar-se a encarar a ameaça, analisá-la, escolher a forma de aproximar-se e agir. Quem de nós nunca teve a experiência de algo que tinha tudo para ser útil tornar-se um grande problema do qual dá vontade de fugir? A comunhão com Deus e o serviço para ele não são salvo condutos contra esse tipo de adversidade – aliás, no caso de Moisés, podem até ser instrumentos divinos para instrução, mas outras tantas vezes são mesmo apenas dificuldades próprias deste mundo. Em qualquer dos casos não muda a forma de encarar a questão e o resultado. Fugir não resolve. O que se requer é confiança em Deus para nele fortalecer-se e obter sabedoria e coragem para enfrentar as adversidades (e não para que simplesmente remova a dificuldade) – e de luta dura para ganhar experiência com Deus, formando homens e mulheres preparados para viver com dignidade, venha o que vier. Não adianta fugir dos problemas: é preciso encará-los buscando sabedoria e coragem em Deus.

.................................

Reflexão de: Erleu Fernandes – Ctba – Brasil

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

..................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário