sábado, 10 de setembro de 2011

QUE PERDA

QUE PERDA!

Leia na Bíblia: Juízes 16: 4 – 20.

“Não apaguem o Espírito” 1Tt5:19.

Na minha atividade como pastor já vi muitas pessoas aflitas que afirmavam: Deus se retirou de mim; me deu as costas ou me esqueceu. Mesmo sem concordar com o que diziam, podia entender seus sentimentos e depois refletia: será mesmo possível Deus se retirar de alguém que o tem em seu coração? Já era lamentável um cristão em que habita o Espírito de Deus poder entristecê-lo (Ef 4:30) ou apagá-lo, mas imaginar que pudesse afastá-lo era realmente difícil. Lembrei-me então de Sansão, um jovem escolhido por Deus desde o ventre materno, cujo nome se tornou sinônimo de força. É muito lindo ler na Bíblia, de Juízes 13 em diante, como o Senhor percebe um casal fiel no povo de Israel (que vivia procedendo mal) e lhes promete um filho apesar da esterilidade da mulher. Este filho – Sansão – é gerado sobre três princípios divinos: ele nunca deveria cortar os cabelos, desde o início seria “nazireu”, ou seja, consagrado a Deus, e começaria livrar Israel do poder dos filisteus, que oprimia o povo a quarenta anos. Foi um menino educado pela cartilha de Deus. Embora sabendo de toda responsabilidade assumida por seus pais perante o Senhor, Sansão deu vazão à sua rebeldia de adolescente a partir do momento em que passou a ter e exercer atração entre as moças. Nisso apaixonou por mais de uma, mas por nenhuma que partilhasse o temor de Deus. Com Dalila se entrega apaixonadamente, revelando-lhe seu comprometimento com o Deus de Israel e o segredo de sua força ao perder a paciência quando sua mulher o importunou e molestou. Afastou com isso a ação poderosa de Deus que habitava nele e agia por meio dele. Que triste fim o de Sansão! Deus não nos abandona, nem abandonou Sansão, mas este desprezou a presença de Deus e com isso perdeu a chance de uma vida de grande valor que Deus lhe oferecera. É preciso levar Deus a sério, não brincar com ele e depender totalmente dele até o fim, sendo-lhe fiel. Daí não é Deus quem se afasta de nós, mas nós, com o acúmulo de pecados e desobediências a Deus que criamos uma barreira entre nós e Deus tão grande que impedimos a sua ação em nós. Sentindo-nos desamparados e sem a ação de Deus em nossas vidas acabamos imaginando que ele se afastou de nós. Deus até quer agir em nós, mas ele espera que o busquemos arrependidos, confessemos a ele os nossos pecados, para livres dessas amarras formarmos entrada livre dele em nossas vidas. Aproximemo-nos do Senhor – ele nunca se afastou e nem afastará dos seus.

....................................

Reflexão de: Erleu Fernandes – Ctba – Brasil.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

......................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário