terça-feira, 20 de setembro de 2011

NÃO SEJA IDÓLATRA

Leitura Bíblica: Deuteronômio 5: 1 – 10.

“Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa (Dt 5:8).

A Bíblia é clara e taxativa ao condenar o culto aos ídolos – a idolatria.

A idolatria é um sistema de valores em que damos mais importância a qualquer coisa que a Deus. Alguns exemplos de possíveis ídolos nossos são: poder, prestígio, estudos, dinheiro, negócios, religião, popularidade, o ego, a pornografia, etc. Alguns adoram o seu trabalho, outros o esporte ou o lazer. Ainda há outros que se curvam diante de conta bancária. Há até pastores que transforma seu ministério em ídolo. Devotam-se tanto a ele que não tem tempo para adorar a Deus, para ouvi-lo e ter comunhão com ele. E existem aqueles cujo ídolo é o seu televisor. Nossa imaginação e nossas fantasias também podem ocupar o lugar de Deus.

É interessante destacar ainda outro tipo de idolatria, que consiste em criar uma imagem mental acerca de Deus e passar a adorar essa imagem em vez de adorar o Deus vivo e verdadeiro. Passa-se assim a adorar aquilo que a própria mente idealizou, e isso também é idolatria. Há os que não perdem um dia de aula em sua escola, mas qualquer motivo lhes serve para faltar o culto na igreja; há os que gastam muito em roupas, alimentação, calçados e outros bens, mas não tem recursos disponível para Deus e sua obra.

Tudo isso são sinais de que Deus não é muito importante para tal pessoa, e tudo que assume uma importância maior que Deus é idolatria.

Diante de tudo isso, o que é mais importante para você? Se você tem dado mais atenção e importância a coisas, vocação, trabalho ou lazer do que a Deus, então está vivendo em idolatria. Se quiser libertar-se dessa inversão de valores, arrependa-se de não ter dado a Deus o devido lugar em sua vida, fale com ele sobre isso e assuma o compromisso de fazer de Deus o que mais importa para você. Não deixe sua vida depender de ídoloseles são mortos inúteis.

Note bem irmãos, esta reflexão é direcionada a crentes; irmãos já convertidos, que caminham servindo a Deus numa denominação cristã, evangélica. Fala-se nesta reflexão dos tipos de atitudes, gostos e situações de vida que podem estar levando o crente a estar vivendo numa idolatria. Você que se considera um crente, convertido, já passado pelo batismo, cuidado com os tipos de coisas, de pessoas ou de gostos em que tu tens empatado tempos de sua vida. Muitas dessas coisas são atos de idolatria. Reflita e analise como você está vivendo como crente em Jesus Cristo. Fale comigo pelo meu E-mail.

....................................

Reflexão de: Erleu Fernandes.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

......................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário