sábado, 17 de setembro de 2011

TIAGO 1

TIAGO1

Texto Básico: Tiago 1:1.

Texto devocional: 1 Coríntios 15: 1 – 11.

Versículo-Chave:

”Assim, também a fé, se não tiver obra, por si só é morta” (Tg 2:17).

1- QUEM É ESSE TIAGO?

Os “Tiagos” do Novo Testamento. Quatro homens no Novo Testamento são chamados de Tiago.

1.1-Tiago, filho de Zebedeu. O irmão de João que justamente com ele e Pedro, formava aquele trio mais íntimo de Jesus (Mc 5:3-7; 9:2: 10:35; 14:33).

1.2-Tiago, filho de Alfeu. Um dos doze. Seu nome é mencionado na lista dos apóstolos (Mc 3:18). Em Mc 15:40 ele é chamado “Tiago, o menor” (texto paralelo em Mt 27:56). Nada mais sabemos sobre ele.

1.3-Tiago, o pai de Judas. É mencionado em Lucas 6:16. Esse Judas se diferencia do Iscariotes, conforme João 14:22, e com certeza é o mesmo Tadeu de Mateus 10:3 e Marcos 3:18.

1.4-Tiago, “o irmão do Senhor” (Gl 1:9). Este Tiago tinha uma posição influente na Igreja de Jerusalém (At 12:17; 15:13; Gl 2:9; Mt 13:55).

Deste quatro apenas dois poderiam ser o autor da epístola: o filho de Zebedeu e o irmão do Senhor. Contudo, Herodes Agripa I fez o primeiro “passar ao fio de espada” (At 2:12) no ano 44 d.C., e a carta foi escrita numa data posterior. Alem disso, o autor da epístola não se identifica como um apóstolo, como o fazem Paulo e Pedro em suas cartas. Isso apóia a conclusão de que nenhum dos dois apóstolos chamados de Tiago escreveu esta carta. Diante disso resta-nos Tiago o irmão do Senhor Jesus.

1.4.1-Tiago, o Irmão do Senhor.

Os irmãos de Jesus são nomeados com Tiago, aparecendo sempre em primeiro lugar, o que indicaria que ele é o mais velho dos quatros (Tiago, José, Judas e Simão – Mc 6:13). Os evangelhos também nos informa que eles não eram simpáticos ao ministério de seu outro irmão, Jesus. O evangelista João declara abertamente que “nem mesmo seus irmãos criam nele” (Jo 7:5). É provável que o episódio de Maria e os irmãos querendo falar com Jesus tenha sido uma tentativa de levá-lo para casa, acreditando que ele pudesse estar fora de si (Mt 12:46-50). Os irmãos tinham pouca simpatia por ele que, ao precisar cumprir o dever de filho mais velho, pediu que o apóstolo João cuidasse de Maria (Jo 19:26-27). Ao relatar que o Cristo ressurreto apareceu particularmente a Tiago (1Co 15:7), o Espírito Santo nos informa, pelo apóstolo Paulo, que nosso Senhor sabia que seu “meio irmão” precisava de um encontro especial com Aquele que fora gerado no mesmo ventre, mas não pelo mesmo Pai. Atos 1:14 declara que os irmãos de Jesus, juntamente com Maria, estavam presentes no cenáculo, aguardando o cumprimento da promessa do Pai (At 1:4;2:1).

1.4.2- Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus.

Ao colocar-se como “servo” e chamar Jesus Cristo de “Senhor”, Tiago testemunha claramente que, graças a Deus, reconheceu que seu irmão mais velho era realmente o que afirmava ser.

2-PARA QUEM TIAGO ESCREVEU?

“Às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações” (Tg 1.1).

Todavia, D. A.Carson e outros encontram na carta evidências internas de que Tiago escreveu para um público específico. Alguns trechos da carta que os destinatários eram cristãos judeus, como a maneira natural de mencionar o Antigo Testamento (Tg 1:25; 2:8-13) e a referência do lugar onde os destinatários se reuniam como a sinagoga (Tg 2:2).

2.1-“As doze tribos”.

Após o exílio babilônico (538 A.C.), as doze tribos de Israel já não existiam mais fisicamente, mas a expressão era usada para indicar o povo de Deus reunido nos últimos dias (Ez 47:13; Mt 19:28; Ap 21:12). Sendo assim, “doze tribos” é um expressão simbólica que denota os que são filhos de Deus por causa da fé em Jesus Cristo.

2.2-Os “que se encontram em dispersão”.

Os judeus que viviam fora da Palestina e, por extensão, o local em que viviam, eles eram chamados de dispersos. “Esta palavra “dispersão” adquiriu um sentido metafórico, caracterizando os cristãos em geral como aqueles que viviam longe de seu verdadeiro lar celestial” (Carson, ob. Cit., p.460).

Logo, o termo “disperso” pertence à mesma raiz de “dispersão”. A carta seria a maneira possível de Tiago pastorear aquele “rebanho disperso”. Com isso acabando crendo, que na época de Jesus havia mais judeus fora da Palestina que nela mesma.

O extermínio de seis milhões em campo de concentração durante a II Guerra Mundial impulsionou a reconstituição de um estado próprio, após quase 2 anos de desaparecimento. Alguns vêem nisto, o cumprimento de Ezequiel 12:15: “Saberão que eu sou o Senhor, quando eu os dispersar entre as nações e os espalhar pela terra.

3.O QUE TIAGO QUERIA TRANSMITIR AOS SEUS LEITORES?

Ao pedir aos seus leitores, “tornai-vos pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1:22). Tiago deixa-nos claro que escreveu sua carta para dar conselhos práticos; encorajar aqueles que estavam sofrendo na dispersão; e confrontar os cristãos com as responsabilidades da vida cristã. O esboço a seguir nos ajudará a perceber os principais assuntos da epístola.

3.1-DEUS.

É interessante observarmos a doutrina de Deus em Tiago, pois ele O apresenta como:

*Doador da Sabedoria (1:5).

*Santo – Ele mesmo a ninguém tenta (1:13).

*Imutável (1:17).

*Criador (1:18).

*Justo (1:20).

*Pai (1:23;3:9).

*Deus que escolhe os rejeitados (2:5).

*Amigo de Abraão (2:23).

*Criador do homem (3:9).

*Zeloso – não tolera rivais (4:4).

*Doador de graças e resistente aos soberbos (4:12).

3.2 – Jesus Cristo.

O nome “Jesus Cristo” aparece duas vezes (1:1; 2:1), e “Senhor “ (que também é Jesus) ocorre 14 vezes (1:7,12; 2:1; 3: 9; 4:10,15; 5:4,7,8,10,11,15). A preferência por referir-se a Cristo como “Senhor” ensina-nos que o autor quer que seus leitores saibam que o Deus de Israel a partir daí deve ser visto na pessoa do Senhor Jesus Cristo.

3.3- Fé e obras.

A mais importante contribuição desta epístola para a fé evangélica seja a Fé-obras. Ao usar o termo “fé” por 12 vezes, Tiago demonstra que a nossa confiança no amor e poder de Deus e o conteúdo doutrinário, ou seja, aquilo em que cremos, é o que define um cristão.

3.4- A escatologia.

Tiago lembra a seus leitores que “o juiz está ás portas” (Tg 5:9). Este lembrete funciona como uma espécie de motivação para os cristãos viveram de maneira agradável a Deus (1:10-11; 2:12-13; 3:1; 5:1-6, 9, 12). Mas as recompensas de Deus também fazem parte da escatologia (últimas coisas), e é por isso que temos Tiago (1:12; 2:5; 4:10; 5:7-11).

3.5- A lei.

Numa carta escrita por um cristãos judeu a leitores com igual raízes raciais, não poderia faltar a tema “lei”. O termo ocorre sete vezes na epístola (1:5; 2:8,9,11,12; 4:11). Daí ele usar a expressão “lei da liberdade” (1:25; 2:12) que é lei de Cristo.

3.6-Questões ética e práticas da vida cristã.

São questões como provação, pobreza, riqueza, tentação, visita a órfãos e viúvas, sabedoria, acepção de pessoas, mau uso da língua, mundanismo, soberba, maledicência, omissão na prática do bem, opressão dos ricos, queixas, juramento, oração e apostasia. Muitos comentaristas vêem uma ligação muito direta entre a epístola de Tiago e o Sermão do Monte (Mt 5:7). Concordamos plenamente

CONCLUSÃO.

Se precisássemos resumir Tiago, diríamos que ele remove todo pensamento de que a fé pode estar presente em uma vida não transformada. Se você acredita nesta afirmação, então seja bem-vindo(a) a esta série de estudos sobre a carta de Tiago, pois ela é uma carta para a igreja de hoje.

NB: Tentaremos, com a ajuda de Deus e do Espírito Santo, passar, um pouco resumido, aos sábados, essas 17 lições intitulada: Tiago Fé e Ação.

Até o próximo sábado. Deus te abençoe.

....................................................

Postagens do Blog de: Erleu Fernandes

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

.......................................................

Fonte: Editora Cristã Evangélica

Editor: John D. Barnett.

0 comentários:

Postar um comentário