quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SABÃO EM PÓ

SABÃO EM PÓ

Leitura da Bíblia: Salmo 51: 1 – 19.

“Lava-me de toda a minha a culpa e purifica-me do meu pecado” (Sl 51:2).

A tarefa doméstica de lavar as roupas tem-se se tornado cada vez mais fácil graças ao sabão em pó. As propagandas deste produto são muito convincentes: prometem limpar todas as fibras da roupa com o mínimo esforço. Mas o que o sabão em pó tem a ver com a leitura de hoje?

Pois bem, este salmo foi escrito pelo rei Davi em um momento de grande angústia. Ele havia a acabado de ser repreendido pelo profeta Natã (2Sm 12:1-14) e sua consciência estava pesada. Sentindo-se culpado e não tendo mais como esconder o seu pecado, Davi resolve confessá-lo a Deus, pedindo que seja misericordioso. Após a confissão e o arrependimento, expressa a Deus o seu deseja de ser lavado e de se tornar puro novamente (V.2). Alguns versículos adiante ele repete: LAVA-ME! (v7). O que se deve ser levado em consideração aqui não é apenas a necessidade de limpeza, mas o modo como teria de ser feita. Davi está pedindo a Deus que o lave como se lava uma roupa, isto é, com profundidade, e não superficialmente como se lava um prato. Nos tempos bíblicos não havia sabão em pó para limpar todas as fibras. A sujeira era removida pela água ou esfregando muitas vezes as roupas nas pedras até ficarem limpas. Davi precisava de uma lavagem intensiva: Deus tinha de trabalhar nova e profundamente na vida do rei para que este fosse purificado.

Além de desejar a remoção da sujeira – seus erros e sua culpa – Davi também pede a Deus uma mente pura e um espírito inabalável (v 10) e pronto a obedecer (v 12). Somente então o Senhor se agradaria novamente dos sacrifícios sobre o altar (v 19), ou seja, dos atos de adoração de Davi. Deus está sempre pronto a nos perdoar e nos purificar. Quando demonstramos arrependimento e confessamos nossos erros a ele, o “sabão em pó divino” entra em ação. Então, seja qual for o seu pecado, peça perdão e acerte sua vida com o Criador. O perdão de Deus limpa e remove nossas manchas mais profundas.

....................................

Reflexão de: Erleu Fernandes.

E-mail: erleu_cruz@hotmail.com

.....................................

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário