sexta-feira, 16 de agosto de 2013

UMA MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL: DISCIPLINA NA IGREJA.


TEXTO: 1 Coríntios 5:11-13

Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar- se com qualquer que, dizendo- se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora. “Expulsem esse perverso do meio de vocês.”

OBSERVAÇÃO: 

Lendo estes versos de Coríntios, sinto-me diante de uma missão quase impossível. Há um pessimismo em meu coração. Parece que uma boa parcela da igreja atual carrega um destes adjetivos: imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. 
Imoral - a imoralidade sexual tem dominado esta geração. Vivemos desviando dela o tempo todo e ela insiste em nos encontrar. Na rua, no trabalho, na mídia, em todos os lugares, somos massacrados pela imoralidade sexual. Muitos irmãos e irmãs têm se dobrado a ela. Os relacionamentos na maioria das vezes são imorais. 
Avarento - alguém ansioso para ter mais, ávido por ganância, cobiçoso. Esta é a geração da acumulação. Ansiamos por acumular bens. Ansiamos por ter cada vez mais. Dinheiro e bens (coisas) são nossas conquistas diárias. Muitas vezes para isto usamos pessoas e amamos as coisas. E esta tem sido a pregação de muitas igrejas.
Idólatra: adorador de deuses falsos, pessoa cobiçosa como um adorador de Mamom. Esta geração de cristãos são bem claros em não adorar falsos deuses e imagens. Mas a idolatria do ego e de Mamon tem sido tolerada. Uma destas manifestações está na facilidade com que nos ofendemos. Facilmente nos magoamos, pois somos ególatras, não admitimos a ofensa e muito menos o perdão a elas. Somos uma geração ferida pela idolatria de nós mesmos.
Caluniador: blasfemador, insultador. Comumente chamado de fofoqueiro e língua solta. Estas pessoas têm o maldito prazer de ouvir coisas, verdadeiras ou mentirosas, e passa-las adiante com determinado espanto e assombro. Na igreja às vezes se manifestam em pedidos piedosos de oração. Esta é uma praga que é combatida veemente pela Palavra. Causa divisões e morte na igreja.
Alcoólatra: bêbado, intoxicado. Aquele que se embriaga com o álcool. Como ainda estamos numa comunidade/igreja relativamente pequena é fácil observar quem vive nesta prática. Contudo no geral, imagino que muitos continuam na igreja e ingerindo bebidas alcoólicas.
Ladrão: de rapina, voraz, extorquiador. Roubar é algo bem fragrante. Mas há outro roubo sendo praticado dentro de nossas igrejas: o roubo a Deus. Muitos cristãos não roubam a homens, roubam a Deus através de não entregarem os dízimos e ofertas do Senhor. Esta prática tem trazido grande maldição sobre a vida/família destas pessoas e mal para a igreja de Deus.

PRÁTICA: 
Me sinto impotente diante desta recomendação da palavra de Deus. Como disciplinar os que tais coisas praticam? Como pregar e viver a santidade que Deus espera de nós? Estou pressionado! Angustiado diante deste quadro! A recomendação é radical: com tais pessoas vocês não devem comer. Expulsem esse perverso do meio de vocês. Meu Deus, preciso de autoridade e discernimento espiritual profundo para não cometer erros nesta hora. Preciso de graça, muita graça!

ORAÇÃO: 
Senhor me ajude a viver da maneira digna do chamado que fizeste a mim. Viver santa e irrepreensivelmente. Me dê graça e sabedoria para disciplinar a igreja que praticamente perdeu o senso de disciplina e que não aceita correção. Converta os corações de meus irmãos, em nome de Jesus. Amém!
......................

FONTE: Pr. Marinho Soares - Devocional Diário.

0 comentários:

Postar um comentário