quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CRISTÃOS MADUROS - 56


                            CRISTÃOS MADUROS – 56                                                                                                      
                          E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
                           ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                   7º Bloco: DISCIPLINA DO ESPÍRITO
                           .......................................

ORAÇÃO E ADORAÇÃO – Cont. da aula 55

4.4: Diferença entre louvor e adoração.

O louvor nos prepara para a adoração. É o prelúdio, a porta de entrada para a adoração. Porquanto seja um suplemento, ele ainda guarda algumas diferenças em relação à adoração.

a. Na motivação – Certamente louvamos com a motivação de sermos abençoados por Deus. Mas, na adoração apresentamos algo a Deus, como um reconhecimento de amor e expressão da nossa profunda apreciação do que Ele é.
A chave da adoração é dar, e não receber. A adoração dá glória a Deus e não busca conseguir a glória de Deus.

b. No impulso – O impulso primeiro do louvor é uma resposta positiva voltada para Deus, baseada muito mais nos Seus feitos do que em Sua pessoa. Mas o louvor se concentra mais no presente (dádiva) de Deus do que na Sua presença. É possível ir à presença de Deus e apresentar a Deus um louvor apropriado, buscando mais receber do que dar, sem nunca passar do louvor para a adoração.

A adoração se volta para a pessoa de Deus, adorando-O. A adoração é voltada para o que Deus é. O impulso da adoração, portanto, é mais elevado do que o louvor.

c. Na sua fonte de inspiração -  A adoração flui do Espírito de Deus que é residente no espírito do homem (mulher). Adoração é Deus invocando a Deus de dentro do homem redimido. Porque a verdadeira adoração sempre se originará no espírito (do homem). “Deus é espírito; importa que seus adoradores o adorem em espírito e verdade” (Jo 4:24).

d. Na profundidade da dedicação – O louvor é uma expressão de nossa vida, mas a adoração é um estilo de vida. Um verdadeiro adorador o é o tempo todo, mesmo que no momento não esteja envolvido no ato da adoração. No louvor nós expressamos uma profunda apreciação a Deus pelo que Ele nos tem feito, mas na adoração nós “vivemos para o Senhor”.

e. Na proximidade de Deus – A adoração, antes que possa fluir, requer que a pessoa esteja na presença real de Deus. A adoração no tempo acontecia no lugar Santo. O louvor ficava nos átrios. Há uma intimidade na adoração, que não é exigida para o louvor.

f. Na forma de expressão – O louvor e a adoração devem ser expressos pelo corpo. Enquanto que o louvor é mais vocal, a adoração é frequentemente destituída de muitas palavras. Um casal de amantes (namorados, noivos ou esposos) numa caminhada tem muito do que falar, mas quando se envolvem em um abraço, as palavras se tornam supérfluas. Com a adoração não é diferente. No louvor a gente fala com Deus e na adoração a gente contempla a Deus.

Como o louvor tende mais a ser emocional, ele acaba sendo mais barulhento e exuberante; já a adoração é devocional, mais quieta e mais contemplativa.
............................................................
Fica assim, essa aula 56, como um complemento
do que faltou a ser postado na Aula 55.
.............................................................
Próxima aula nº 57 tem por Titulo:
PETIÇÃO E SUPLICA 
.............................................................
NT: Entendam-me, por favor.
Nossas aulas, doravante, serão postadas somente nas
quartas-feira. Uma vez  somente na semana.
Que Deus vos abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário