sábado, 9 de fevereiro de 2013

CRISTÃOS MADUROS - 57

                            CRISTÃOS MADUROS – 57                                                                                                      
                          E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
                           ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                    7º Bloco: DISCIPLINA DO ESPÍRITO
                        ................................................
                    
PETIÇÃO E SUPLICA

“Por isso vos digo que tudo quanto pedirdes, crede que recebestes, e assim será convosco” (Mc 11:24).
Deus é e fonte de toda bênção e tem a solução para os nossos problemas. “O meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de nossas necessidades” (Fp 4:19).
A Palavra de Deus nos encoraja a apresentar nossas petições ao Senhor, sabendo que Ele está pronto a nos atender. Existem alguns princípios que devem governar as nossas orações, especialmente a petição, para que alcancemos uma resposta favorável.

1. Defina o que você quer de Deus em termos claros.

Forme uma imagem clara do teu desejo e expresse-o em palavras objetivas. Temos algum exemplo bíblicos de orações objetivas:
Eliezer, servo de Abraão ora a Deus, para que Deus mostre a moça que será escolhida para esposa de Isaque (Gn 24:12-14);
Elias diz a Acabe: “Nestes anos nem orvalho, nem chuva, haverá senão segundo a minha palavra” (1Rs 17:1);
Eliseu: “Elias manda Eliseu pedir o que ele quiser que ele faça, antes que ele seja tomado para Deus. E Eliseu pediu que haja uma porção dobrada do espírito de Elias nele” (2Rs 2:9).
Uma resposta definida exige um pedido definido:
“O cego Bartimeu grita: Filho de Davi tem compaixão de mim! Aí Jesus lhe pergunta: Que queres que eu faça? E ele reponde a Jesus: Senhor, que eu veja”! (Lc 18:38.41-42)

1.a. O que está errado com a oração indefinida:

Frequentemente é uma mera formalidade. As pessoas oram por coisas que realmente não desejam. Muitas orações são feitas para serem ouvidas pelos outros. Por essa razão nada recebem de Deus. N.B. Muitas vezes vemos na igreja o pastor pedir para que um irmão ou uma irmã faça uma oração seja pelo culto, pelas ofertas e dízimos ou para as crianças irem para o cultinho. A pessoa solicitada leva muito tempo orando com palavras que nada tem a ver, só falando da oração pedida no finalzinho da oração.
Quem é guiado pelo Espírito Santo, sabe o que quer, porque sabe o que Deus quer e sabe que Ele está disposto a dar as coisas pedidas em oração.

1.b. Como ser definido:

Analise suas orações. Coloque de lado aquelas que são insinceras ou feitas por mera obrigação. Separe as coisas que você realmente deseja, aquilo que está verdadeiramente em seu coração e para o que espera resposta específica.
Deixa que o Espírito lhe fale e coloque o desejo em seu coração, você poderá ser ousado no pedir.
Escreva seu desejo. (Use um caderno e escreva nele os seus pedidos feitos a Deus, com dia e data). O registro das petições específicas a Deus e das respostas, ajuda a desenvolver a fé e crescer na vida de oração bem-sucedida.
Toda oração deve ser feita de acordo com a vontade de Deus revelada na Palavra. Busque na Bíblia os textos que se referem ao que você deseja, quer em promessas ou em princípios.

2. Ore de acordo com a vontade de Deus revelada em na Palavra.

A fé começa onde a vontade de Deus é conhecida. Deus está preso na sua Palavra. A Palavra expressa o que Deus é. Ele é absolutamente fiel ao que prometeu. 
Sem fundamento na Palavra de Deus é impossível fazer a oração da fé. Mas o conhecimento da vontade de Deus, revelada em Sua Palavra, dará a você a certeza de que sua petição será atendida. “Se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve”. (1Jo 5:14).  

2.a. Oração baseada na Palavra de Deus.

A Bíblia esta cheia de pedidos a Deus firmado em suas promessas. vejamos alguns casos:
Davi, ora por sua casa, para que ela seja uma casa estável, que dure para sempre. (1Cr 17:23); Salomão apresenta suas petições de acordo com a Palavra de Deus (2Cr 6:14-17). Josafá se vê ameaçado por tropas inimigas, e clama a Deus de acordo com as suas promessas (2Cr20:6-12).

2.b. Exemplos de necessidades e as respectivas promessas de sua 
satisfação.

Necessidade de emprego (Fp 4:19).
Prosperidade (Dt 28).
Saúde (Is 53:4; 1Pe 2:24).
Para cada pedido que fazemos a Deus devemos ter uma passagem na Bíblia para sustentá-lo. Ninguém apresenta uma petição em um tribunal, sem invocar o respaldo da lei. Do mesmo modo nossas petições diante do trono devem ter o respaldo da Palavra de Deus escrita, a Bíblia, que é a constituição do Reino.

3. Peça Deus de modo simples e claro, invocando o que Ele prometeu na 
Sua Palavra.

Se você já sabe o que quer do Pai e se certificou que Ele lhe fez uma promessa em sua Palavra, agora é só apresentar o caso diante dEle, por meio de um pedido.
“Não andeis ansiosos por alguma coisa, em tudo, porém sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições” (Fp 4:6).
A petição é o meio dado por Deus para a satisfação das necessidades de Seus filhos.
Pedi, e dar-se-vos-á (Mt 7:7).
Pois todo o que pede recebe (Mt 7:8).
Pedi e recebereis (Jo 16:24).
Nada tendes porque não pedis (Tg 54:2).
Quanto mais o vosso Pai celestial, dará boas coisas aos que lhe pedirem (Mt 7:21).
E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis (Mt 21:22).
Quanto mais vosso Pai Celestial, dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem (Lc 11:13).
Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei (Jo 14:14).
Em João 17, dos versículos 5 até o 24 Jesus ora ao Pai pelos seus discípulos.

4. Creia com base na Palavra, que Deus atendeu sua petição e a resposta está a caminho.

A fé tem como fundamento a fidelidade de Deus e da Sua Palavra (Nm 23:19). É uma confiança ousadia em Deus, uma certeza antecipada do milagre que virá (Mc 11:23.24). A única oração que Deus ouve é aquela feita com fé.
Vemos então, que o limite do que se consegue pela oração está na própria fé de cada pessoa. E como é crescer numa fé mais forte?
Lembre-se que cada um tem uma medida de fé (Rm 123:3).
Submeta-se completamente à liderança do Espírito Santo e à vontade de Deus. É o Espírito quem interpreta a Palavra em nosso coração.
Aja de acordo com a medida de fé que você tem.

4.a. Alguns “nãos” a considerar.

Não faça esforço para crer; simplesmente aja de acordo com a Palavra. Nunca use uma confissão dupla de modo que num momento você confesse: “Sim, Ele ouviu minha oração”, “Estou curado” ou “Eu tenho o dinheiro”, ou ainda “Recebi o emprego”, e então em outro momento, comece a questionar como é que isso acontecerá ou o que precisa ser feito para que esses alvos sejam alcançados.
Sua última confissão destrói a primeira. Uma confissão errada destrói a oração e a fé. Não fale sobre doenças e problemas.

4.b. Alguns princípios para reflexão.

Você não pode edificar a fé sem praticar a Palavra.
Se você vive a Palavra, você pratica a Palavra.
Alguém pode ser professor em Bíblia. Pode saber de Gênesis a Apocalipse, isso não significa que ele anda pela fé. Ele vive no reino dos sentidos. Eu vivo a Palavra na medida de minha fé.

4.c. O crente praticante.

Ele é um novo homem em Cristo.
Ele é um homem da nova criação.
Ele é um membro do corpo de Cristo.
Ele é um filho com a posição legal e a habilidade de Deus, e ainda assim ele vive como um homem comum.
Ele tem a justiça de Deus que o capacita a colocar-se na presença do Pai com a mesma liberdade que Jesus possuía.
Ser praticante das palavras de Jesus é o segredo real de uma vida de oração.

5. Faça confissões declarando que Deus já ouviu sua petição.

Poucos percebem o efeito da Palavra falada sobre seu próprio coração e sobre o adversário. O inimigo ouve nossas conversas e aparentemente não as esquece, enquanto nós descemos ao nível da nossa confissão.
A fé expressa pela confissão dos lábios (Rm 10:9.10). O que os lábios dizem devem concordar com a fé do coração. Palavras são sementes, mas palavras confessadas são sementes plantadas.

6. Rejeite toda dúvida que assaltar sua mente.

Não olhe para as circunstâncias, para os sintomas, mas fixe-se na Palavra e isso manterá a dúvida de fora.
A dúvida é um ladrão que rouba a bênção de Deus. É um inimigo número um da fé (Mt 14:24-31).
A dúvida é mãe da derrota (Tg 1:6-8). Duvidar da Palavra é duvidar do próprio Deus.
A dúvida e a fé não podem permanecer juntas. Se uma entra pela porta a outra sai pela janela.

6.a. Como vencer a dúvida.

Mantenha controle sobre a sua mente. A dúvida opera no nível da mente; a 
Palavra de Deus e a fé operam no nível do espírito. Esteja pronto a recusar qualquer pensamento ou imagem contrários à sua oração. A nossa fé é firmada naquilo que Deus é (Rm 4:19-21).

7. Continue meditando nas promessas que serviam de base para a sua 
petição.

“Não, se apartem elas diante dos teus olhos” (Pv 4:20.21).
Nossa vitórias são alcanças primeiro na mente.
Meditar é o mesmo que “ruminar”. É trazer de volta à mente a Palavra e observar dela todos os seus nutrientes espirituais. É ter a promessa presente e vida na memória.
Meditar na Palavra requer uma decisão firme. É uma questão de escolha e disciplina (Sl 119:11. 27.48.78; 145:5).

8. Tenha uma atitude de louvor e gratidão à Deus até a materialização da 
resposta.


O louvor é uma expressão de fé em Deus baseada na promessa de Deus. Mas o louvor também fortalece a fé (Rm 4:20). O louvor deve acompanhar a oração (Fp 4:6.7). Toda a petição deve ser marcada pela ação de graças. Recordemos o que Jesus disse diante do túmulo de Lázaro: “Levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste”.

Finalizamos aqui a aula de nº 57. Que Deus nos abençoe e nos guarde, agora e sempre. Amem!
...............................................................
                         
                    Próxima aula nº 58
1   
            1. CONSAGRAÇÃO. 2. ENTREGA. 3. INTERCESSÃO.

0 comentários:

Postar um comentário