quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O TRATAMENTO DOS INSUBMISSOS



TEXTO: 1 Tessalonicenses 5:14

Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.

OBS. O apóstolo Paulo busca esclarecer e aconselhar os irmãos Tessalonicenses quanto à maneira de tratar três tipos de pessoas que há dentro das igrejas. Os insubmissos, os desanimados e os fracos. Para com os três ele nos chama a ser longânimos. Ao pesquisar um pouco mais cada uma destas palavras, encontrei. 

. Insubmissos: fora dos postos ou das fileiras (geralmente com respeito a soldados), irregular, desordenado, que se desvia das ordens ou regras prescritas. Fora da missão, resistente. Usado na sociedade grega para aqueles que não se apresentavam para trabalhar. Para estes devo: Admoestar: advertir, exortar, aconselhar com firmeza.

2. Desanimados: acovardado, desalentado, limitado. Para estes devo: Consolar: falar a, dirigir- se a alguém, seja por meio de admoestação e incentivo, ou para acalmar e consola. Encorajar, consolar.

3. Fracos: frágil, delicado. Novo na fé ou com vivendo momentos de fraqueza: doenças, luto e perdas.
Para com estes somos exortados a fazer três ações distintas: admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos. Para este devo: Amparar: manter, reter, tolerar. Unir- se a alguém ou algo, prestando cuidadosa atenção ao mesmo.

PRÁTICA: Durante anos tive dificuldades de discernir estes três tipos de pessoas. Tratava a todas da mesma maneira. Ás vezes admoestando o fraco e desanimado, e acabando de enterrar suas esperanças, ou consolando o insubmisso e criando uma fera indomável dentro da comunidade da fé. Estas situações já me trouxeram muitas dores. Mas hoje estou aqui aprendendo um pouco mais para errar menos. Não posso esquecer que para com todos devo ser paciente, longânimo (longo animo). Confesso que é difícil para mim, não consolar e encorajar o desanimado e fraco; mas de confrontar com paciência e amor o insubmisso. É uma das áreas que preciso de maior crescimento.

ORAÇÃO: Senhor, graças lhe dou por me esclarecer mais da Tua Palavra. Me dê graças para entendê-la e praticá-la em minha vida e ministério. Que isto produza glórias para o Teu nome. Eu vos oro em nome de  Jesus.Amém!
.........................................
Fonte: Pr Marinho Soares.
........................................
”Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus” (1Jo 4:15).

0 comentários:

Postar um comentário