sábado, 2 de fevereiro de 2013

CRISTÃOS MADUROS - 55


                           CRISTÃOS MADUROS – 55                                                                                                      
                          E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
                           ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                  7º Bloco: DISCIPLINA DO ESPÍRITO
                        
........................................  
1. TRÊS CLASSES DE ORAÇÕES.
Poderíamos classificar as orações em três níveis diferentes: há orações que possui Deus com o centro, outras em que nós estamos no centro e ainda aquelas em que outro está no centro. Dentro de cada um desses níveis há tipos de oração.

1.1. Deus como centro das nossas orações.
Há orações que são dirigidas por Deus, visando o próprio Deus, o que Ele é, o que Ele faz e o que Ele tem feito.
a. Ações de graça – A expressão do nosso conhecimento e gratidão a Deus pelo que nos tem feito. Basicamente é a oração que expressa gratidão a Deus pelas bênçãos que Ele tem derramado sobre nós.
b. Louvor – A oração de louvor é um passo além em relação à oração de ações de graça. Expressa o que Ele faz. Louvar é reunir todos os feitos de Deus expressá-los em palavras numa atitude de gratidão.
c. Adoração -  tipo de oração que exalta Deus pelo que Ele é. É a entrada no Santo dos Santos para responder ao amor de Deus. Não fala nada do homem, mas de Deus. É o reconhecimento pelo Deus é. É a resposta do nosso amor ao amor divino. 

1.2. Nós mesmos como centro das nossas orações.
Aqui vamos a Deus para apresentar necessidades pessoais. Vamos a Deus em busca de uma resposta para alteração de algumas circunstâncias em nossa vida. 
a. Petição – É um pedido formal a um poder maior. É a apresentação a Deus de um pedido, visando manter uma necessidade pessoal, tendo como base uma promessa de Deus; conforme vemos em Marcos: “Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, credes que recebestes, e ser4á assim convosco” (Mc 11:24).    
b. Consagração ou dedicação – É uma atitude de submissão à vontade de Deus. Essa oração é para ocasiões em que a vontade de Deus é desconhecida.
c. Entrega – É a transferência de um cuidado ou inquietação para Deus. É lançar o cuidado sobre o Senhor, com um consequente descaso. Essa oração é feita quando um cuidado, um problema ou uma inquietação nos batem à porta.

1.3. Os outros como centro das nossas orações.
a. Intersessão – Aqui vamos a Deus como sacerdotes, como intercessores, levando a necessidade de outra pessoa. Nosso motivo primeiro é ver as circunstâncias sendo alteradas na vida de outro. Essa é a oração de intercessão: colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa.

2. ORAÇÃO DE AÇÕES DE GRAÇA.
“Entrai por Suas portas com ações de graça” (Sl 100:4).
A gratidão é uma das virtudes que embelezam o caráter cristão. Paulo declara:
“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus, com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão em vossos corações” (Cl 3:16).  
O conselho de Paulo para que sejamos agradecidos (Cl 3:15) deve ser abraçado com alegria, pois a gratidão tanto alegra o coração do Pai, como enriquece a nossa vida. Ações de graça difere de louvor porque no louvor é focalizado o que Deus faz, Suas obras e realizações; enquanto as ações de graça focaliza o que Deus nos dá ou faz em nós.
Todas as orações devem ser acompanhas de ações de graça (Fp 4:6)
É a vontade Deus que Seu filho dê graças (1Ts 5:18). Ação de graças é importante na vida do cristão. Vejamos ainda alguns princípios:
Em primeiro lugar devemos ler em 1ª Coríntios 10:10. As ações de graças no protege do destruidor.
Em segundo lugar podemos ver o poder das ações de graças para nos proteger de influências malignas. Já pensou quantas doenças poderíamos evitar se apenas déssemos ações de graças pela comida apropriadamente?
Em terceiro lugar as ações de graças têm o poder de multiplicar as bênçãos. Muitos não prosperam porque não aprendem a agradecer a Deus pelos míseros cinco pães e dois peixinhos. Se formos contentes com o pouco o Senhor o multiplicará e veremos a abundância de Deus.  

3. ORAÇÃO DE LOUVOR.
“Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o Seu louvor estará continuamente em minha boca” (Sl 34:1).
Louvor é reunir todos os feitos que conhecemos de Deus e expressá-los em palavras, numa atitude de exaltação e glorificação ao Seu nome, que é digno de ser louvado. Quanto ao louvor, a Palavra de Deus nos ensina uma série de lições:
O louvor é o sacrifício espiritual ordenado aos cristãos (Hb 13:15).
A igreja primitiva estava sempre louvando (Lc 24:53), pois sabia que Deus habita em meio aos louvores do Seu povo (Sl 22:3).
O louvor é a atitude adequada de quem vai a uma reunião de igreja (Sl 100:4).
O louvor é a porta de entrada para a adoração (2Cr 5:13.14).
O louvor é a arma contra os inimigos (2Cr 20:21.22).
O louvor está muitas vezes associado aos cânticos (Sl 40:3).
O louvor é a fonte de alegria (Sl 9:1.2; 33:1; 35:27).
O louvor está associado à manifestação física, dança (Sl 150:4).
O louvor está no erguer as mãos (Sl 63:3.4; 134:2).
O louvor deve ser crescente (Sl 71:14).
O louvor é um convite a toda a carne (corpo) (Sl 145:21; Ap 19:5).

4. ORAÇÃO DE ADORAÇÃO.
Adoração é o reconhecimento do que Deus é (Ap 4:8.11). Há uma fome dentro de nós que nem sempre sabemos discernir do quê. Buscamos a satisfação em muitas fontes, mas ela permanece. Trata-se de uma necessidade latente de Deus, necessidade esta colocada em nosso coração pelo próprio Deus.
Há um desejo inerente em nós de adorar a Deus, mas a habilidade de fazê-lo foi perdida na queda de Adão. O Espírito Santo, contudo nos capacita a entrarmos no Santo dos Santos, habitação de Deus, onde finalmente encontramos nossa razão de viver: adorar a Deus.
Jesus nos diz que esse amor que sentimos e o fluir do Espírito que experimentamos encontrarão sua expressão e satisfação quando os liberarmos de volta para Deus em adoração (Jo 4:23).
Não há uma definição de adoração na Bíblia. A palavra mais comum na Bíblia e shachah (172 vezes), traduzida por “adoração”, “curvar-se”, “prostrar-se”. No grego a mais comum é prokeneo (59 vezes). É a composição de duas palavras: pros –que significa “para”, “em direção a” heneo, que significa “beijar”. O significado de “beijar a mão com admiração”, outros; ”beijar os pés em homenagem”, (de pessoas vivas).
Etimologicamente, adoração é “curvar-se, prostrar-se, beijar as mãos, pés ou lábios, com um sentimento de temor e devoção”, enquanto serve ao Senhor com todo o coração. No entanto, tratando-se das imagens veneradas (adoradas) em algumas igrejas, esse ato de beijar as imagens traduz-se em idolatria. Não façam.

4.1. A expressão de adoração.
Podemos entender melhor a adoração na Bíblia pela observação como os adoradores se comportavam diante de Deus. No primeiro livro das Crônicas encontramos uma espécie de roteiro de como proceder a adoração (1Cr 29:20-22).
a)-Louvavam ao Senhor; b)-Inclinaram as cabeças; c)-Adoraram (Shachah); d)-Sacrificaram ao Senhor; e)-Ofereceram holocausto; f)-Comeram e beberam perante ao Senhor; g)-Fizeram isso com grande regozijo.
A definição mais próxima de adoração está em Marcos 12:30.31. A passagem apresenta um amor que liberta toda a adoração do coração, expressa toda a atitude da alma, com a determinação da mente e utiliza toda a força do corpo do adorador. Isso é adoração.

4.2. Elementos da adoração.
Oração – Precisamos nos comunicar com Deus, entrar em comunhão.
Oração é essencialmente comunicação. Louvor, confissão de pecados e confissão de fé. Leitura das Escrituras (Bíblia). Pregação (Sermão). Ceia do senhor.  (Oração é tudo isso).
Esses elementos podem ser parte da adoração, mas não são em si mesmo adoração, nem a substituem.

4.3. Atitude de adoração.
Lc 7:37-50 revela a atitude de uma adoradora, a atitude de um espectador e a de Jesus.

a. Quebrantamento – O contraste entre a santa e perfeita de Deus e a nossa pequenez quebranta o nosso coração. “Sacrifício agradável a Deus são o espírito quebrantado (Shabor); coração compungido e contrito (dakah) não desprezarás, ó Deus”.
Shaboh”– Significa “temer, quebrar em pedaços, ou reduzir”.
“Dakah” – Significa: “esmagar, quebrar, machucar, ferir e humilhar”.
“Contrito” – Usado para descrever o processo de fazer pó (talco). A adoração requer quebrantamento. Muitos constroem em volta de si paredes de proteção e não deixam que sejam liberados o amor, a ternura e a adoração.

b. Humildade – Ela soltou os cabelos em lugar indevido, segundo o costume (1Co11:15). Usou os cabelos para enxugar seus pés (de Jesus) empoeirados. Adoração sem humildade é como o amor sem compromisso.

c. Amor – Sua atitude estava carregada de amor. “Ela muito amou”.

d. Dádiva – Ela não se limitou à expressão de suas emoções; ela também deu uma evidência tangível do seu amor, devoção e adoração. A atitude de Jesus em resposta a essa adoração foi: “A tua fé te salvou; vai em paz”. (Lc 7:50) fé, liberação e paz.

e. Objeto de adoração – Ou seja, o próprio Deus. Só pelo Espírito Santo se pode adorar (Mr 8:16).

f. O lugar da adoração – No espírito do homem, onde o Espírito de Deus habita.

g. A verdadeira adoração – A verdadeira adoração deve fluir de um relacionamento genuíno com Deus, “Em espírito e em verdade”. Espíritos fervorosos produzem corações adoradores. O objetivo é dar ao Senhor e não adquirir dEle. A motivação para adorar é o amor que transborda do espírito como correntes de água viva.
.....................................................................
Aula 56 - ORAÇÃO E ADORAÇÃO – Continuação da aula 55
Item 4.4: Diferença entre louvor e adoração.

0 comentários:

Postar um comentário