sábado, 16 de fevereiro de 2013

CRISTÃOS MADUROS - 58 (estudo)


                         CRISTÃOS MADUROS                                                                                                        
           E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
                            Nº 58
              ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
      7º Bloco: DISCIPLINA DO ESPÍRITO
    
           ..............................................

1.   CONSAGRAÇÃO. 2. ENTREGA. 3. INTERCESSÃO. 4. MÉTODOS OU FORMA DE ORAÇÃO. 5. RECURSOS A SEREM USADOS NA ORAÇÃO. 6. ARMAS CONTRA AS INTERFERÊNCIAS EM NOSSAS ORAÇÕES.


NT: É importante, que você, amado leitor e “aluno” tenha junto de si a Palavra (Bíblia) para que você confira nEla as citações bíblica que vou fazendo. Assim você entenderá melhor cada lição.

1. CONSAGRAÇÃO.

Surgem ocasiões em nossa vida que temos de tomar algumas decisões, seguir por um determinado caminho sem que a vontade de Deus, naquela área, esteja claramente revelada em Sua Palavra. É quando, em vez de começar a pedir, devemos buscar a Sua face e esperar em sua presença a fim de conhecermos o desejo de Seu coração para aquela situação específica. Uma vez conhecida a Sua vontade, é só segui-la.
Nesse tipo de oração há uma disposição de fazer ou aceitar que seja feita a vontade de Deus naquela circunstância. Esse é o tipo de oração onde se emprega o “se for da Tua vontade”.
A oração de dedicação é harmonizar nossa vontade com a vontade de Deus a fim de trazer sucesso numa determinada situação. A vontade de Deus é sempre para o nosso benefício.
Jesus fez essa oração no Getsêmani: “Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a Tua” (Lc 22:42).
A consagração requer a renúncia da própria vontade. Uma vez conhecido o plano de Deus, não se trata mais de receber alguma coisa, mas fazer alguma coisa de acordo com a direção recebida.

2. ENTREGA.

oração de entrega fala também de uma atitude do coração. Quando os cuidados, as inquietações e pesos nos batem à porta, transferimos-los para o Senhor, que tem condições de levá-los e, então, temos condições de entrar no descanso da fé (1Pe 5:7; Mt 6: 25-27). Assim, poderemos desfrutar de Sua Palavra divina (Sl 37:5).
Deus é contra a preocupação. Ela nada produz senão estresse, esgotamento e morte. A Bíblia é contra as preocupações porque ela foi gerada por Satanás. O poder de Deus começa a operar, quando lançamos nossos cuidados sobre Ele. As preocupações apenas bloqueiam essa operação. A entrega dos fardos a Deus traz o descanso (Sl 37:17).

3. INTERCESSÃO.

Deus chamou o Corpo de Cristo para o ministério da intercessão por todos os homens (1Tm 2:1-4).
Deus está para trazer um grande derramamento do Seu Espírito nestes últimos dias, com grande demonstração de poder. A oração intercessória é o instrumento que o Espírito de Deus usará para trazer esse derramamento.
Somos chamados a interceder porque Deus nada faz na terra sem a cooperação do homem. Deus revela Seus propósitos para Seus servos para que eles falem na terra em linha com esses propósitos. Deus busca por intercessores, como podemos ver em Nm 16:48; Jó 9:32.33; Is 59:16.17; 64:7.
Jesus o intercessor provido por Deus, intercede por nós no céu (Hb 7:25; Rm 8:34). O Espírito Santo, também é um intercessor. Ele intercede, na terra, de dentro dos santuários humanos, redimidos pelo sangue do Cordeiro (Rm 8:26).
Deus precisa hoje de servos que estejam na “brecha”.

“E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas ninguém achei. Por isso derramei sobre ela a minha indignação...” (Ez 22:30.31a).

Intercessão é entrar nas “dores de parto” até que o propósito de Deus se cumpra sobre a terra (Jr 30:6; Is 66:8; Cl 4:12).
3.1. Elementos indispensáveis à intercessão.

3.1.a. Identificação: interceder é tomar o lugar de outro e pleitear sua causa como se fosse sua (Ex 32:31.32).
3.1.b. Amor: (Rm 5:5).
3.1.c. Compaixão: (Mt 9:36-38; 14:14; 15:32: 20:34).

4. MÉTODOS OU FORMAS DE ORAÇÃO.

4.1. Oração Privada (Mt 6:6).
Cada filho tem direito de entrar na presença de Deus com confiança (Hb 4:16) e apresentar suas orações.

4.2. Oração de Concordância (Mt 18:18-20).
A versão Ampliada da Bíblia traduz o versículo 19 como ”concordarem e harmonizarem juntos” ou fazerem uma “Sinfonia” é quando todos os instrumentos tocam em harmonia. Portanto, concordar envolve:

4.2.a. Concordar com a Palavra de Deus – Tenha a plena convicção de que Palavra de Deus é verdadeira e que será cumprida.

4.2.b. Concordar num só pensamento – Pensar a mesma coisa. A mente é um campo de batalha e os pensamentos deverão ser controlados para que estejam em harmonia com Deus e a Palavra. Algo que ajuda a ter uma mente firme é escrever o objeto da concordância (Anotar o versículo que Deus fala nele). Quando a mente inclinar para outra direção, leve-a a concordar com a Palavra de Deus.

4.2.c. Concordar com o outro crente, com quem ora – Essa concordância é mais que palavras. É preciso haver harmonia (Mc 11:25.26). Há poder na concordância.

4.3. Oração Coletiva (At 4:23-31).
O corpo orando em perfeita concordância, com o Espírito Santo e a Palavra de Deus. Esse tipo de oração tem um tremendo poder (At 5:12).

5. RECURSOS A SEREM USADOS NAS ORAÇÕES

5.1. Orar na Palavra – Quando oramos na Palavra, já começamos com a resposta (1Ts 4:15.16).

5.2. Orar no Espírito (1Co 14:14; Ef 6:8; Judas 20).
Em área conhecida pela mente, podemos aplicar a Palavra escrita. Mas naquelas que fogem ao nosso conhecimento ou quando não temos convicção da vontade de Deus, o Espírito Santo vem em nosso auxílio 

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (oração em línguas)...” (Rm 8:26.27). 

“Os gemidos inexprimíveis” significam “gemidos que não podem ser expressos por palavra articuladas” (ininteligíveis: que pessoas não entendem).
A oração no Espírito, (em línguas) além de ser um grande auxílio em todos os tipos de oração, é uma arma poderosa contra as forças das trevas.

6. ARMA CONTRA AS INTERFERÊNCIAS EM NOSSAS ORAÇÕES.

Temos autoridade, dada por Deus, para abrir e fechar (Mt 16:19). A vida de oração é uma batalha (Ef 6:10-18). O tempo passado da presença de Deus é como que “carregar da bateria”. Somos, após esses instantes passados na presença de Deus, supridos para o combate.
O inimigo é enfrentado com arma de combate: a Palavra de Deus (Ef 6:17). O inimigo é enfrentado por um poder maior (Mt 12:29). Enfrente o inimigo falando diretamente a satanás, não tenha medo dele, pois maior é o que está em nós. Exerça sua fé na obra da cruz. Neutralize as forças inimigas para que a resposta às suas orações não sejam retidas nas “regiões celeste” (no primeiro céu, onde estão satanás e seus anjos maléficos) (Dn 10:12-21).

O anjo de Deus, no versículo 13, diz que ficou retido 21 dias pelo príncipe do rei da Pérsia – satanás – no 1º céu, (Deus está no 2º céu) com a mensagem de Deus para Daniel. Foi preciso Deus enviar o anjo Miguel para que Ele chegasse a Daniel com a mensagem. Tudo que falamos nos dirigindo à Deus, Ele nos ouve. Mas para recebermos as bênçãos que desejamos de Deus é preciso que estejamos com o nosso pensar, nosso falar e nosso agir de acordo com o que a Palavra de Deus nos ensina. Mas, quando um intercessor intercede Deus o ouve e somos abençoados por Ele.
.................................................................

Próxima aula: nº 59 
1. ASPECTOS IMPORTANTES DA ORAÇÃO BEM-SUCEDIDA.
2. ORAÇÃO E JEJUM.

0 comentários:

Postar um comentário