CRISTÃOS
MADUROS–59
E INSTRUÍDOS NA
PALAVRA
ALUÍZIO A. SILVA –
E.B.D.
7º Bloco: DISCIPLINA DO
ESPÍRITO
...............................................
Continuação da aula anterior (58).
1.
ASPECTOS IMPORTANTES DA ORAÇÃO BEM-SUCEDIDA.
2.
ORAÇÃO E JEJUM.
1.
Aspectos importantes da oração bem-sucedida:
1.a. Ore ao Pai, em nome
de Jesus (Jo 16:23.24. É o nome de Jesus que garante a nossa resposta de Deus.
1.b. Creia que Deus
responde a sua oração (Mc 13:24; 1Jo 5:14.15. Oração sem fé não produz
resultados.
1.c. Perdoe a todos que
lhe ofenderam (Mc 11:25; Mt 6:14.15. Toda falta de perdão impede a resposta de
Deus.
1.d. Dependa do Espírito
Santo em sua vida de oração (Rm 8:1526.27. Sem o auxílio do Espírito, não se
chega ao trono.
1.e. Aprenda a orar pelos
outros (Ef 6:18). Há uma lei de semeadura e ceifa no reino do espírito. Quando
eu me envolvo com o corpo, (de uma pessoa) intercedendo por ele, Deus levantará
outros corpos para intercederem por mim.
1.f. Edifique a si mesmo,
orando no espírito (Jd 20; 1Co 14:4). Quando você ora em línguas ou canta
júbilos é o teu espírito que fala com Deus, sua inteligência nesta hora se
cala.
2.
Oração e Jejum.
2.1.
Porque Jejuar e orar?
Não há uma ordem na Bíblia
para se jejuar, mas Jesus deixa claro que jejum é parte da vida do cristão, ao
dizer: “Quando jejuardes” (Mt 6:12) e “naqueles dias jejuarão” (Lc 5:34.35).
A igreja primitiva
conhecia a prática do jejum (At 3:2.3).
2.2.
O que é o jejum e a oração?
Não é simplesmente
abstinência de alimento ou de alguma outra coisa. Acima de tudo é colocar Deus
no lugar supremo. É colocar a oração em primeiro lugar.
Há momentos em que devemos
comer e beber com alegria e gratidão (Sl 103:2.5); que devemos dormir (Sl
127:2; 3:5); os prazeres da família devem ser gozados (Hb 13:4; Pv 18:22). Toda
bênção vem de Deus e deve ser desfrutada, para que por elas Deus seja
glorificado. Mas há momentos que devemos voltar as costas para tudo isso e
buscar a face do Senhor por algum tempo (essa é a hora do jejum e da oração). Para
tanto, somos levados a voltar a nossa atenção e energia para o Senhor, orando e
esperando em sua presença.
A abstinência pode ser só
de comida (Mt 4:2). Mas há ocasiões em que o jejum é completo, sem água e sem
comida (Et 4:16). Há também jejuns parciais, em que se come só o indispensável
(Dn 10:2.3).
Às vezes há abstinência de
relacionamento sexual entre marido e mulher (EX 19:14.15; 1Co 7:5).
O espírito do jejum é um
desejo ardente de estar com Deus em oração, por alguma razão específica, maior
que qualquer desejo normal.
Jejum significa
persistência em oração. Podemos orar frequentemente, mas não oramos muito.
Separar um tempo para jejum e oração é dispor-se a um sério trabalho com a
persistência que não aceitará a negação. Jejuar é simplesmente colocar de lado
todo peso e toda distração que impede nossas orações.
O jejum, portanto, revela
o fervor e a seriedade da busca da resposta à oração.
2.3.
Motivos que levaram as pessoas a jejuar no A. T.
a. Busca de auxílio em tempo
de aflição (Sl 50:15).
b. Josué e os anciãos de
Israel diante da derrota em Ai (Is 7:6)
c. Ester, Mordecai e os
judeus, quando ameaçados de destruição (Et 4:16).
d. Esdras quando temeu os
inimigos no deserto (Ed 8:21-23).
e. Oração por cura (2Sm
7:6; Jn 3:5-8).
f. Intercessão (Ne 1:4; Dn
9:2-19).
g. Por revelação (Dn 10).
2.4.
jejum no Novo Testamento.
Não há uma única ordem no
Novo Testamento para a igreja jejuar. Também não norma estabelecida. No
entanto, parece que o jejum é algo que faz parte da vida normal do povo.
Jesus jejuou após o
batismo (Mt 4:2; Lc 4:2). Ele passava noites em oração e ao que parece sem
comer. Jesus nos deixou ensinos sobre o jejum.
Jesus disse, que haveria
tempo, depois de Sua partida, em que os discípulos jejuariam (Lc 5:33-35). Não
jejuamos ao senhor na intuição de impressioná-lO (Mt 6:16-18).
a.O
jejum no Livro dos Atos.
Saulo jejuou após seu
encontro com Cristo quando estava a caminho de Damasco (At 9:9).
Os profetas e mestres da
igreja de Antioquia também jejuavam (At 13:1-3)
Paulo também jejuou para
escolher presbíteros na igreja (At 14:23).
b.O
jejum nas cartas.
Paulo era dado à prática
do jejum: pelas instruções dadas aos casais em Corinto, concluímos que essa
prática era normal na igreja daqueles dias (1Co 7:4-5).
5.
Razões bíblicas para o crente jejuar.
O jejum põe a carne sob
sujeição e ajuda na disciplina, mas ele nada altera a Deus. Ele é o mesmo,
antes, durante e depois do meu jejum. O benefício do jejum é para mim, pois me
ajuda a estar mais sensível ao Espírito de Deus.
O Novo Testamento não
estabelece um programa de jejum. O cristão é “guiado pelo Espírito” e é Ele
quem mostrará porquê, como e quando jejuar (Rm 8:16).
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Bloco
8: ALIMENTOS E INIMIGOS DA FÉ.
Próxima aula – Nº 60
1.
CONHECENDO AS VERDADES SOBRE A FÉ.
2.
A DIFERENÇA ENTRE FÉ E ESPERANÇA.
3. POR QUE PRECISAMOS CRESCER EM
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