sábado, 6 de abril de 2013

CRISTÃOS MADUROS-65


     CRISTÃOS MADUROS – 65                                                                                                      
            E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
             ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
    Bloco 8: ALIMENTOS E INIMIGOS DA FÉ.
                ................................... 
                     ALIMENTOS DA FÉ
                  Continuação da aula 64

6. Somos Uma Nova Criação.
      
      “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5:17).
      Somos uma nova criação de Deus em Cristo. O que isso quer dizer? O homem, que Deus criou à sua imagem e semelhança (Gn 1:26), caiu no pecado e perdeu a glória de Deus. Adquiriu natureza pecaminosa e ficou distanciado da comunhão com seu Criador. Mas Deus, em Cristo, pôs em ação o tremendo plano da Redenção e tem recriado vidas pelo milagre do novo nascimento espiritual.
      Quando Adão pecou, sua semente ficou corrompida e seus filhos eram semelhantes pecadores. Deus havia estabelecido um princípio que todo ser vivo seria reproduzido de acordo com a sua espécie. Assim é que cada semente gera o que é próprio da sua espécie, o que é semelhante, o mesmo tipo de natureza. É assim que a herança do pecado tem sido transmitida de pai para filho, e todos nós já nascemos em pecado, com a natureza decaída, alheia à vida de Deus. O salmista Davi já dizia: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51:5).
      Adão perdeu a glória de Deus e a autoridade que lhe havia sido conferida. Adquiriu, em sua natureza, o princípio de morte e, a partir de então, passou a gerar filhos que lhe eram semelhantes: ”Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete” (Gn 5:3).  
      Você nasceu semelhante a seu pai, da semente do homem que está corrompida. Paulo diz no texto citado que somos uma nova criação e tudo se fez novo. Como que ocorre isso? Bem, você é um ser triuno, isto é, espírito, alma e corpo. Seu verdadeiro ser é o seu espírito. O corpo é a sua casa terrena apropriada à vida da Terra, mas você não é seu corpo, você é seu espírito. Este espírito nasce morto para Deus. Isso não quer dizer que você nasce sem espírito, mas que a morte espiritual está nele. Morte é o princípio do mal no espírito humano. Quando alguém nasce, é certo que tem um espírito, porém a semente que o gerou reproduziu nele o princípio do pecado, em outras palavras, da rebeldia, do orgulho, da independência de Deus. Isso é morte, separação de Deus, ausência de Sua qualidade de vida e comunhão com Ele. 
      
      Aí está a razão pela qual alguém, antes de nascer de novo, não consegue compreender as coisas de Deus e relacionar-se adequadamente com Ele. Contudo, não tem qualquer dificuldade em manifestar o mal e viver no pecado. O tipo de vida residente em seu espírito não é de Deus, mas a rebeldia que procede do Diabo. Por essa razão, a coisa mais natural do mundo, para tal pessoa, é produzir pecado. Se é natural da laranjeira produzir laranjas, ao abacateiro produzir abacates, ao pecador não resta outra alternativa, senão reproduzir pecados e gerar outros filhos igualmente pecadores. Ninguém é pecador por roubar, matar ou mentir. Pelo contrário, mata, rouba e mente porque é pecador. Conclusão: para mudar-se o fruto, é preciso mudar a árvore. Para produzir frutos do Espírito de Deus e não do pecado, o homem deve passar por uma metamorfose radical.   
      
     Deus formou na Terra um homem que trazia em si Sua imagem, semelhança, natureza e glória. Mas este cometeu a traição, deixando que semente venenosa da rebeldia e independência de Deus o levasse a provar um novo nascimento, deixando de ser filho de Deus para ser filho da ira, do pecado e da morte. Foi transportado do reino de luz para o reino das trevas, onde vive o Diabo e seus anjos maus. Mas Deus traria a terra um Filho, Sua semente (Gn 3:15). Esse filho geraria para Deus uma descendência de filhos que se tornariam participantes da Sua natureza (2Pe 1:4), porque seriam gerados de Sua semente divina, como afirma Paulo, por inspiração do Espírito Santo:
      “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1Pe 1:23).
      
      Jesus disse que “a semente é a Palavra de Deus”. Em Gênesis 3:15, Deus declarou que a semente viria. Davi profetizou que a semente nasceria de uma virgem (Is 7:14). A Palavra afirma que quando Deus chamou Abraão e lhe deu promessas, tinha em vista a semente, e nela seriam benditas todas as famílias da terra (Gn 3:16; 22:17-18). Então, na plenitude dos tempos, de acordo com as promessas, Deus enviou Sua semente à Terra, em forma de palavra falada, por boca de um anjo, a uma virgem da casa de Davi: “Eis que conceberás e darás a luz um filho, a quem o chamarás pelo nome de Jesus” (Lc 1:31).
      
Um filho seria gerado em Maria, mas não da semente do homem, pois esta se corrompeu. Como que seria isso? Maria agasalharia a semente de Deus – a Palavra - e o Espírito a cobriria até a Sua manifestação em forma de carne (de gente).  “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” (Lc 1:35). Porque Filho de Deus? Porque será gerado da semente do próprio Deus, incubada pelo seu Espírito. E aí está a revelado do grande princípio: da união entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo, a vida é gerada. E é assim que a nova Semente, o Filho prometido, veio ao mundo. “A Palavra se fez carne e habitou no meio dos homens” (Jo 1:14). Jesus era homem, mas a vida que nEle estava era de uma outra espécie: trazia as marcas dAquele que o gerara na terra. Jesus era a vida do próprio Deus, razão por que era chamado Filho, pois filho é aquele que tem a semente do pai.
     
Jesus estava na Terra como Filho unigênito de Deus, manifestando a glória do Pai que Adão deixou de manifestar (Jo 1:14). Mas Ele ao veio para ficar só. A “semente” caiu na terra e morreu. Mas, ao brotar da morte, algo maravilhoso aconteceu: Jesus se tornou o primogênito de Deus, no meio de muitos irmãos que Ele tem gerado devido Sua semente. (Jo 12:24; Rm 8:29).

a - O Novo Nascimento – como podemos ser gerados de novo? Através da semente divina plantada em nosso espírito e vivificada pelo Espírito Santo. Recebemos a Palavra, e ela é a semente. O Espírito de Deus entra em operação em nossos corações, e um novo filho para Deus é gerado na Terra. Nascemos de novo, somos recriados pelo poder da Palavra e do Espírito de Deus, e nos tornamos nova criação em Cristo Jesus (Co 5:17). Estamos nEle, pois sua semente nos gerou e somos da Sua espécie. Sua vida está em nós.

      “O testemunho é esse: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no Seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1Jo 5:11.12).
      Pois fostes regenerados (gerados de novo) não de semente corruptível, mas, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente. (1Pe 1:23).
      “Pois fostes feitos dEle, criados em Cristo Jesus” (Ef 2:10). “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem de Seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8:29).
      Outras passagens poderiam ser acrescentadas. Todavia, temos o bastante para deixar claro que quem está em Cristo é uma nova criação de Deus, e se alimenta de Sua vida.
      A grande necessidade do homem é a experiência do novo nascimento (Jo 3:7). Muitos são “religiosos”, são até membros de igrejas cristãs, mas passaram apenas por uma experiência intelectual ou emocional. Nunca foram recriados em seu espírito. Não possuem uma nova natureza, pelo que tem dificuldade de entender as coisas do Espírito e crescer espiritualmente.
      Estes religiosos chegam até tentar, buscando um viver do jeito dos regenerados (renascidos da água e do Espírito), mas não conseguem, pois permanecem na idolatria, no culto aos “santos” e não querem abrir mão de sua religiosidade, das festas mundanas, prazeres e vícios
                      ........................................
Na aula 66 continuaremos com: ALIMENTOS DA FÉ.
Item 7: O Poder do Nome de Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário