quinta-feira, 11 de abril de 2013

PREGANDO NO DESERTO



TEXTO: Marcos 1.3-4
3 E o profeta escreveu também: “Alguém está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele! ” 4 E foi assim que João Batista apareceu no deserto, batizando o povo e anunciando esta mensagem: —Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês.


OBSERVAÇÃO:
João Batista, que era primo de Jesus, foi o seu precursor. Ele veio na qualidade de profeta para anunciar as boas novas de que o Messias estava chegando. Mas, me impressiona o fato de que ele foi mandado a pregar no deserto. O deserto, embora uma grande parte de Israel seja deserto, é um lugar pouco habitado ou completamente desabitado devido às condições desfavoráveis.
O deserto lembra sequidão, fome, sede, frio intenso, calor escaldante. Poucos são os que conseguem sobreviver e se adaptar ao deserto. João Batista ali se encaixou como se fosse seu habitat natural. Ele um homem de hábitos estranhos, com um gosto culinário esquisito, com um estilo de moda nada convencional. Mas, ali no deserto João pregou as boas novas e batizou muitas pessoas, inclusive chegou a batizar o próprio Jesus.
Deus gosta de usar gente estranha como João Batista para quebrar nossos paradigmas de que somente os que são socialmente aceitáveis é que podem ser instrumentos nas mãos de Deus.


PRÁTICA:
Fiquei pensando nesta questão de pregar no deserto. Para João Batista era literal, mas para nós hoje é “espiritual”. Vivemos em desertos de asfalto e arranha-céus. Gente com a alma ressecada, feridas, machucadas, com fome espiritual, sedentas de significado para a vida.
É neste deserto que eu sou chamado a pregar. Sou parte daquilo que o ministério Casa de Davi chamou de “A Companhia de João Batista”. Esta é uma fraternidade dos que entendem que estão pregando no deserto, dos que não procuram comodidade, nem facilidades, mas se acostumam com as condições absolutamente desfavoráveis do chão duro do deserto.


ORAÇÃO:
Senhor. Como João Batista, quero me dispor a viver de forma simples, sem muitos confortos que possam vir a me prender e a me impedir de aceitar o deserto como meu lugar de habitação e missão.Eu vos oro em nome de Jesus. Amem.
....................................
Fonte: Devocional Diário.

0 comentários:

Postar um comentário