sexta-feira, 26 de abril de 2013

"QUANDO A MULHER RECEBE AS HONRAS QUE SERIAM DO HOMEM..."




Texto: (Juízes 4:9). 
Respondeu Débora:“Está bem, irei com você. Mas saiba que, por causa do seu modo de agir, a honra não será sua; porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher”. Então Débora foi a Quedes com Baraque.

Observação: O verso 4 deste capítulo diz que Débora, que era uma profetiza, esposa de Lapidote, liderava Israel naquela época. Deus a tinha levantado como uma competente juíza. Ela recebe orientação de Deus, e transmite a Sua ordem a Baraque, que deveria enfrentar Sísera- o comandante do exército inimigo, seus carros de guerra e tropas- com dez mil homens de Israel. Baraque se intimida e acovarda, e diz que somente iria se Débora fosse com ele. Débora então lhe diz que vai, porém, a honra não seria dele e sim dela.

Prática: Atualmente temos visto na igreja do Senhor Jesus, muitas mulheres comprometidas com Ele e Seu reino, servindo com seus talentos e habilidades; por outro lado temos também presenciado (com tristeza), homens que têm se omitido, negligenciado a obra de Deus, e ignorado o chamado do Senhor para a batalha. Preferem se acovardar, tomar uma posição cômoda, e assistir as mulheres crescendo e avançando no conhecimento, na intimidade e no serviço de Deus. Lembro-me de meu pai, que sempre dizia: "Se Deus não encontrar homens dispostos, Ele levantará Déboras!..." Porém, é importante que esses homens entendam que quando a vitória vier, quando os frutos estiverem sendo colhidos, quando o Senhor voltar...a honra não será deles, e sim dessas mulheres. Deus chama a todos para o trabalho, porém, sempre espera que o homem seja o cabeça, o sacerdote do lar, aquele que vai à frente na batalha; porém, se eles falharem no propósito de Deus, nós mulheres cumpriremos a ordem do Senhor, e receberemos a honra que seria deles.

Oração: Querido Pai, tenho percebido que o Senhor prioriza o chamado de homens para a liderança; porém, o Senhor valoriza a mulher, capacitando-a da mesma maneira. Sei que quando os homens falham em obedecer a tua ordem, o Senhor pode contar com mulheres santas, destemidas, corajosas.
Quero me dispor, para que o Senhor me use sempre da maneira que quiser; sei que o Senhor tem para mim um ministério mais voltado para crianças e mulheres, mas sei também, que me usará onde, como, quando e com quem quiseres. Peço ainda, que o Senhor desperte os homens crentes, para que não sejam como Baraque, mas tomem posição diante dos desafios que o Senhor tem dado a cada um dos teus servos. Senhor Deus, eu vos oro ,em nome de Jesus. Que toda a glória, todo louvor e toda honra sejam dadas a vós. Amém!
...............................................
Fonte: Devocional – Pra. Mira Soares.

0 comentários:

Postar um comentário