terça-feira, 30 de abril de 2013

AS BENÉSSES DE UMA BOA AMIZADE



Texto: 
“Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez”. – “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão”. Provérbios 18: 1 e 24.

Observação: 
A Bíblia afirma que a vida é para ser desenvolvida em comunidade, mas o solitário considera que o seu modo de vida isolado é melhor do que o proposto pela Palavra. O perfeccionista tem dificuldade em viver com pessoas que não alcançam o padrão dele e teme ser criticado, por isso a melhor maneira de evitar tal situação é isolar-se. Dessa forma, ele faz exatamente o que ele deseja, quando deseja, da forma que deseja, sem precisar ouvir qualquer sugestão ou crítica. A solidão é uma solução viável para manter uma prática perfeccionista. Aqueles que permanecerem ao lado dum perfeccionista o farão porque decidiram amá-lo. Uma vez que os relacionamentos foram criados por Deus, e expressam na Trindade (Pai, filho e Espírito Santo) a vida em Deus. O objetivo da amizade é construído em dois alicerces básicos: O primeiro deles é o alicerce da edificação mútua. O texto de Provérbios 27:17 ensina que a amizade bíblica é aquela onde um amigo afia outro amigo. Esta figura trás a ideia de tornar o outro mais aprimorado na sabedoria bíblica. O apóstolo Paulo orienta a igreja em Roma a edificar na vida uns dos outros (Romanos 14:19). Isso me diz que ao me relacionar com alguém, devo desejar auxiliá-lo no processo de ver o caráter de Cristo sendo formado nele. A mesma exortação é dada pelo autor de Hebreus aos seus leitores em Hebreus 3:12,13, onde ele estimula que cada irmão encoraje o outro a não permitir que o coração deles se torne incrédulo. Todos estes textos mostram que um dos alicerces dos relacionamentos é a edificação mútua, um auxiliando o outro. Amizade, neste sentido, não é egoísta. Não busca aquilo que é melhor para mim e sim aquilo que é melhor para o outro ser mais semelhante a Cristo.

Prática: 
Olhando para minhas amizades, devo observar se tenho sido aquele que busca edificar a vida deles (as). Pensar em qual o propósito e de que maneira eu posso ser alguém que edifica a vida de deles. Devo também selecionar, as minhas amizades, pois, também preciso ser edificado!!! Preciso observar se meus amigos edificam ou destroem o que estou construindo em Deus, o Espírito Santo é ativado ou desativado quando estou com eles? Se sou ativado por eles, devo valorizar ainda mais os momentos de comunhão com essas companhias, do que com as que não me edificam. Devo dedicar momentos maiores com eles e separando sempre um tempo de oração por cada um deles. Devo desenvolver um discipulado pessoal com alguém maduro espiritualmente, com quem me identifique e que possa levar a minha vida Cristã a crescer em sabedoria e conhecimento, e que me ajudará a levantar-me sempre que eu tropeçar ou cair, o discipulado não é uma técnica, é a chave para ouvir o chamado de Deus para ser e viver com ele, encontrando minha identidade em Cristo, por isso devo valorizar esse presente de Deus na comunhão com os Santos.

Oração: 
Meu Senhor e rei, obrigado por me deixar um legado de muitas amizades, obrigado também, por ser privilegiado com uma família em Cristo, repleto de sabedoria e conhecimento do céu com a qual eu posso usufruir e partilhar uma vida abundante e plena em Ti. Eu quero ser esse amigo que edifica e é edificado por eles. Usa-me como instrumento, como vaso de barro, afia-me para ser aquilo que eles precisam que eu seja, e amolda-me para que eu realize o que eles esperam de mim. Dá-me também forças para romper em meu discipulado pessoal para honra e glória do teu nome. Eu vos oro em nome de Jesus. Amém.http://feeds.feedburner.com/~r/DevocionaisDirioDeVida/~4/BGHSyDZu07c?utm_source=feedburner&utm_medium=email
...........................................
Fonte: Ir. Mônica Furtado

0 comentários:

Postar um comentário