sábado, 2 de março de 2013

CRISTÃOS MADUROS-60


              CRISTÃOS MADUROS – 60                                                                                                      
             E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
              ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
    Bloco 8: ALIMENTOS E INIMIGOS DA FÉ.
                ...................................                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
         1.CONHECENDO AS VERDADES SOBRE A FÉ.
         2.A DIFERENÇA ENTRE FÉ E ESPERANÇA.
         3.POR QUE PRECISAMOS CRESCER EM FÉ?
            ........................................
1. Conhecendo as Verdades Sobre a Fé.
A Palavra do Senhor nos diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6). Baseados nesse versículo, necessitamos, como cristãos, ter entendimento e revelação do que é fé.

Por que entendimento? Porque é através de nossa mente, com o nosso intelecto, que podemos entender que fé é aquilo que agrada ao Senhor.
Por que revelação? Porque sem a revelação de Deus em nosso espírito, podemos até entender o que é fé, porém, este entendimento meramente intelectual gerará apenas conhecimento mental, mas não vida em nós. Somente sob luz de Deus podemos ter uma fé viva, eficaz e agradável a Ele.
A Bíblia define “fé” como: “a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem” (Hb 11:1). Daí, podemos dizer também, que fé é a certeza de realidades que não podemos ver nem sentir, é dar substância a qualquer coisa que esperamos. Esperamos de onde? De onde aparentemente não existe, isto é, do invisível; existe, mas nós, com os olhos naturais, enxergamos, ou não tomamos posse daquilo que, por direito, já é nosso, como no caso de doenças, já que a Palavra nos confirma que Jesus já nos curou (1Pe 2:22-24).
Fé é ainda ter convicção, uma certeza adquirida por demonstração, testemunho do cumprimento de promessas de Deus ao Seu povo.
Fé é entregarmos sem reservas às realidades de Deus, às suas ordenanças, Seus mandamentos, executar acima de tudo e fielmente a sua vontade. Então, fé é agir de acordo com a Palavra de Deus. Fé é a Palavra de Deus em ação.

1.1. A Diferença Entre Fé e Esperança.
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor; entre estes três, porém o maior deles é o amor” (1Co 13:13).
O que podemos então concluir?Que fé é diferente de esperança, senão, não haveria razão para o autor separá-las. E, é neste fato que a maioria dos cristãos erra.
Por exemplo: Se você está doente, você necessita da cura agora ou tem a esperança de que um dia você será curado? Se for uma doença crônica, você pode até esperar ser curado. Mas, em alguns casos, como o de uma doença aguda, ou você é curado ou morre. Será que você teria a frieza de esperar pela cura? Ou você não ficaria desesperadamente suplicando a Deus a cura imediata?
Precisamos separar fé de esperança. Enquanto a primeira é para agora, para o momento, isto é, o tempo presente, a segunda remete ao futuro. “A fé é a certeza (tomar posse) daquilo que se espera” (Hb 11:1).
Esperar é esperança, e fé é agarrar as realidades da esperança e trazê-las para a dimensão da realidade.
A fé necessita de atitude ativa, uma decisão sua. Vejamos um pequeno exemplo: Você crê que Deus pode ajudá-lo a encontrar um emprego, porém, se você ficar apenas esperando (esperança), no mínimo, continuará desempregado. Contudo, se ao contrário disso, diligentemente, você busca um emprego, então Deus agirá e você encontrará o que procura. Isto é fé. Agir de acordo com a Palavra.
Outro bom exemplo é verificado em Lucas 5:18-25, quando Jesus curou um homem paralítico. Jesus disse: “Levante-te, toma o teu leito e vai para casa” (v 24). O que o homem fez? O verso 25 reponde: “Imediatamente, se levantou diante deles e, tomando o leito em que permanecia deitado, voltou para casa, glorificando a Deus”. Ele agiu de acordo com a palavra que recebera.
Há outras passagens bíblicas onde alguém consegue recebe alguma coisa quer seja cura divina ou uma vitória em Deus, assim como Davi contra Golias, Josué na conquista de Jericó etc.
Como poderíamos viver sem a esperança que um dia veremos a Deus face a face, que Jesus voltará e estaremos com Ele, louvando e adorando-O! Somos batizados no Espírito Santo pela fé e não pela esperança.
“Por isso vos digo que tudo quanto pedirdes, crede que recebestes e será assim convosco” (Mt 11:24).
Veja bem, que o verbo “receber” está no passado. É por isso que não devemos ter esperança de receber o que pedimos, pois se verdadeiramente cremos em nossos corações, a resposta é para o presente e não para o futuro. É aqui que a maioria dos crentes é derrotada: porque não crêem no coração, não tomam posse da Palavra. Aceitar a Palavra de Deus apenas com a mente não é crer no coração.
Em Rm 2:29 vemos: “Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, não segundo a letra”. Percebemos então, que crer com o coração é crer com o espírito, e ainda, com o homem interior (a alma), com uma conviccão interior. Esta é a verdadeira fé bíblica: a fé do tipo de Deus, que diz: Haja luz! E houve luz.
Isto é fé: é lembrar que no Reino de Deus tudo se baseia em promessas e não convicções. Você, no momento em que tomou posse, pode não sentir emoção alguma. Os sintomas da doença ainda estão em você, mas a sua atitude é de cura, de certeza que obteve a sua resposta e, acima de tudo, confia em Deus e em Sua Palavra.
Que Deus fale aos nossos corações preciosidades com estas, sempre!  Que possamos tomar posse destas ricas verdades espirituais e sermos conduzidos a uma vida de vitória, abundantemente cheia de fé e esperança.

2. Porque Precisamos Crescer em Fé?
Uma vez sabedores que ter fé agrada a Deus, é lógico pensarmos que quanto maior for a nossa fé, mais e melhor iremos agradar ao Senhor. Há pessoas que dizem: “Eu não tenho fé”. O que na realidade estas pessoas precisam é de aumentar a sua fé, não que oremos com elas para que tenham fé, pois elas já possuem.
“Jesus, porém, respondeu: Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4).
O pão, ao ser ingerido pelo corpo, dá a esse energia, força, fortalecendo seus músculos, capacitando-o para as atividades do dia a dia. A afirmação do Senhor nos mostra que a Sua Palavra pode alimentar o nosso ser, a fé que recebemos ao nascer e o nosso espírito, nos capacitando para nossa batalha diária da fé.
Em Romano, a Escritura (Bíblia) nos afirma: “De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10:17). Por isso podemos perceber que a fé que inicialmente Deus nos deu pode ser aumentada, uma vez que a Escritura afirma que a fé vem pela Palavra de Deus. Vejamos então que a Palavra de Deus é a fonte de alimento para aumentarmos nossa fé. Precisamos compreender a necessidade de nos alimentarmos de Sua Palavra.

3. Confissão, a Fonte da Resposta.
“Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a esse monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” (Mc 11:23).
“Se, com tua boca confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Rm 10:9).
Podemos observar pela análise desses dois versículos que crer no coração está intimamente ligado ao dizer ou falar. Isso significa que a fé, crer no coração, está ligada ao falar, que é o mesmo que confessar. De acordo com o dicionário, confessar significa: receber ou declarar pecados.
Precisamos confessar a nossa fé na Palavra de Deus e nEle próprio. A confissão é o testemunho da fé em nossa boca, e simplesmente concordar com Deus, dizendo Sua Palavra. Confessar a Palavra é testemunhar ou testificar o que cremos: que Deus é poderoso para cumprir o que prometera, como vemos em Rm 4:21.
Não podemos e nem devemos confessar qualquer coisa ou qualquer pensamento (sem sentido). Devemos ter pensamentos corretos, pois quem assim pensa, crê e age da mesma forma: corretamente.

3.1. Cinco verdades bíblica para a confissão.
a. O que Deus fez por nós em Cristo no plano da salvação.
e. O que Deus fez em nosso interior pela Palavra e pelo Espírito no novo nascimento e no enchimento com o Espírito Santo.
i. Quem somos nós em Deus Pai através de Jesus Cristo.
o. O que Jesus está fazendo por nós à direita do Pai.
u. O que Deus e a Sua Palavra podem realizar através de nós quando a confessamos.
Vejamos a confissão correta de Davi, que teve a vitória sobre o gigante Golias, quando este desafiou Israel.
“Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tu tens afrontado. Hoje mesmo, o Senhor te entregará em minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda terra saberá que há um Deus em Israel” (1Sm 17:45.46).
Qual é a sua confissão ao enfrentar alguma luta? Você se posiciona semelhante a Davi, crendo completamente em Deus?
Outro bom exemplo é o da mulher que sofria a doze anos de hemorragia (Mc 5:24b-34). Ela foi curada pelo Senhor quando tocou em Suas vestes, pois tendo ouvido falar do Senhor, dizia: “Se eu Lhe tocar apenas em suas vestes, ficarei curada”.
Precisamos verdadeiramente crer que se apenas O tocarmos em oração, crendo em nosso coração, isto é, com o nosso espírito, Ele, do Seu trono, nos ouvirá e responderá imediatamente.

Fiquem em paz, amigos visitantes desse nosso bloguer e até a nossa próxima aula, daqui à sete dias.
.......................................
Próxima aula Nº 61 - Alimentos da Fé

0 comentários:

Postar um comentário