sábado, 9 de março de 2013

CRISTÃOS MADUROS-61


                 CRISTÃOS MADUROS – 61                                                                                                      
                E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
                   ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
        Bloco 8: ALIMENTOS E INIMIGOS DA FÉ.
                          ...................................                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
                            ALIMENTOS DA FÉ

Já mencionamos anteriormente que Jesus disse: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4). Com isso podemos afirmar que: A Palavra de Deus alimenta o nosso espírito e, conseqüentemente quanto maior for a revelação de Deus em nosso espírito, maior será a nossa fé.
Não basta apenas conhecer a Palavra, precisamos crer, agir, confessar corretamente e treinar o nosso espírito para recebermos revelação, bem como colocar em prática o que sabemos.
“Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a voos mesmos” (Tg 1:22).

1. Conhecendo verdades na Palavra. 
1. a) A Palavra é digna de confiança.
“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetrante até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4:12).

Se a Palavra de Deus é digna de confiança, ela é íntegra. Tudo pode passar, mas ela permanecerá para sempre, pois não é um mero livro. Não pense Nela, portanto, em termos de tinta e papel, atrás dela está uma pessoa: o próprio Deus. Pense em Deus e no que Ele falou. A Palavra é a expressão de Deus e reflete o Seu caráter, se Ele disse algo, podemos arriscar a própria vida.

Temos tendência, muitas vezes, de analisar as circunstâncias e nossas próprias experiências e, a partir daí, começar a estabelecer uma fé mais baseada no que vemos e experimentamos, do que naquilo que Deus diz. Vejamos um exemplo:

-A Palavra: “Pelas suas pisaduras fomos curados” (Is 53:5).
-O crente: “Estou doente”.
-A Palavra: Em todas estas coisas, porém, somos mais do que vencedores somos” (Rm 8:37).
-O crente: “Sou um fracasso”.
-A Palavra: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim” (Gl 19b. 20a).
-O crente: “Estou tão fraquinho, sou um miserável pecador. Estou sempre caindo”!

Você percebe a diferença? Quem age como esse crente acima olha para a Palavra de Deus superficialmente, como se estivesse falando de outra pessoa, e não a toma por verdadeira. Ele não vive pelos olhos da Palavra, mas pelas suas quedas; então, abre a boca pra dizer o que não está em harmonia com o que Deus falou. Sentimentos podem contrariar o que Deus diz e satanás pode tentar fechar seus olhos, mas Deus é fiel. Ouse abrir a boca para dizer “Amem” a tudo quanto Deus disse.

Quando a Bíblia declarar uma verdade, não diga: “E se...?” ou “Mas...!”. Expressões como estas podem abrir a brecha que satanás necessita para trazer dúvidas e roubar o que já pertence a você em Cristo Jesus. Há muitos crentes cheios de dúvidas quanto às muitas promessas de Deus. E quando você duvidar de uma promessa, nunca terá uma atitude de fé para reivindicá-la. Resultado: Aquilo que é seu por direito e herança, como filho de Deus, é roubado pelo inimigo.
A Palavra de Deus é Ele mesmo falando. Ela é viva. Não é uma coisa abstrata. Não, olhe, pois, para a Palavra da Bíblia como algo abstrato. Jesus declarou: “As palavras que vos tenho dito são espírito e vida” (Jo 6:23). Aí está a razão por que, quando alguém crê em Jesus, abre a boca e O confessa como Senhor, nasce de novo.
A Palavra de Deus é viva e eficaz, perfeita, eficiente, poderosa, capaz. Ela transforma a natureza, qualquer situação ou circunstância.
“Porque para Deus, nada, jamais é impossível, e nenhuma palavra de Deus pode ser destituída de poder ou impossível de ser cumprida” (Lc 1:37).
A Palavra de Deus é cortante. Traz à luz os motivos mais escondidos do subconsciente. O que está escondido dentro do homem. Ela penetra aos lugares mais obscuros da personalidade. Ela vai onde nada pode ir. Ela revela a raiz de todos os males físicos, emocionantes e espirituais.

A Palavra de Deus é uma espada de dois gumes. Tanto opera no ouvinte, quanto naquele que fala. Onde ela é agasalhada, gera vida, traz luz e vitória. Ela é o próprio Deus indefinível. Podemos confiar nela e segui-la a qualquer preço!
Repetimos: A infalível Palavra de Deus é a base de nossa fé.
“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho” (Hb 1.2a).
Quem é o Filho? Quem é Jesus? A Palavra viva. João declara falando sobre ele.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).
A Palavra está em nós e fala dentro de nós em perfeita harmonia com a Palavra escrita com tinta e papel. No Velho Testamento se dizia: “Escondi para a Tua Palavra no meu coração, para não pecar contra Ti” (Sl 119,11). Que Palavra? A Palavra escrita. Mas hoje a Palavra Viva fez morada em nosso espírito. Não na letra, mas em espírito e vida. No Velho Testamento eles decoravam a letra e não compreendiam o seu significado. Hoje o Espírito está em nós, a Palavra se move dentro de nós e nos guia, ela se tornou real. Lidar com a Palavra de Deus é lidar com o próprio Deus.

É nesse ponto que muitos crentes cometem o erro de andar a procura de orientação para suas vidas em outras fontes que não são a Palavra de Deus. Há muitos crentes, que não confiam plenamente nas promessas, nem seguem o princípio da Palavra, correm atrás de A, B ou C, a fim de perguntarem qual a Palavra do Senhor para suas vidas. E, com isso, poderá vir uma palavra estranha (que Deus não falou, mas foi o inimigo). Mas saibam, sem sombras de dúvidas, que todas as manifestações terão que passar pela aprovação escrita, pois Deus jamais se revela em desarmonia com ela. Tudo aquilo falado (como revelação) se não passar pela peneira da Palavra escrita, não é genuíno e deverá ser rejeitado, pois em vez de vida, trás morte.

Confie, portanto, na integridade da Palavra de Deus e deixe que ela seja a sua plataforma de oração. Firme-se sobre ela e recuse-se a sair dela. Discipline a sua mente e permita que dos seus lábios brotem apenas palavras em linha com aquilo que Deus disse.
........................................................
NB: na próxima aula, (AULA 62) abordaremos o item nº 2 de Alimentos da Fé. Guarde bem o título:
“A PALAVRA DE DEUS É FONTE DE ORAÇÃO”.
........................................................
"Deus vos abençoe e vos guardem. Confiem no Senhor e nas suas promessas" (Erleu Fernandes).

0 comentários:

Postar um comentário