sábado, 30 de março de 2013

CRISTÃOS MADUROS


                  CRISTÃOS MADUROS/64                                                                                                      
                 E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
                  ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
          Bloco 8: ALIMENTOS E INIMIGOS DA FÉ.
                     ................................


                   Continuação da Aula 63

5 - Livres da Maldição da Lei.
      
      A Bíblia diz que Jesus nos resgatou da maldição da lei. E o que é a maldição da lei? Lendo o Livro de Deuteronômio Capítulos 7 e 28 e Levítico 27 você terá um retrato fiel do processo pelo qual Jesus e nós passamos: todas as maldições pesavam sobre nós. Delas Ele nos livrou, levando-as sobre Si, de forma que todas as bênçãos ficaram à nossa disposição. 
      
    A bênção da Lei ou da Aliança é, resumidamente, a comunhão com Deus, propriedade, saúde e vitória sobre os inimigos. A maldição, o oposto da bênção: é morte espiritual, pobreza, doença e derrota.
      
      Preste atenção ao que Paulo diz: “Cristo nos resgatou da maldição da Lei” (3:13). No grego “maldito” é “katara”. A mesma palavra aparece em Deuteronômio 28:25, o plural: “Katarai”. O que quer dizer isso? Que nenhuma das consequências, tem autoridade sobre você. Note que estamos dizendo que toda esta maldição é ilegal sobre a sua vida. 
      
      Um crente pode viver no pecado, na miséria, na pobreza, ou na derrota, se ele não conhece os seus direitos e se não se firma na Palavra de Deus. Facilmente, será presa do inimigo, o que o privará da bênção da aliança, pela simples ignorância, incredulidade ou desobediência, daquilo que é seu, por causa do sangue de Cristo, pago por seu resgate. Mas você pode levantar-se, abrir a boca e declarar, diante de satanás e do inferno.
      
      “Ato lá! Chega! Eu estou redimido da maldição e, em nome de Jesus, expulso daqui o “ladrão”. Ele não tem autoridade sobre a minha vida. Jesus pagou o preço completo da minha redenção. Saia daqui agora, em nome de Jesus, e leve consigo todas essa maldição que o acompanha. Fui redimido para gozar a comunhão com Deus, a prosperidade, a saúde e a vitória sobre o pecado, para ter uma vida abundante, e não para viver como velho escravo do pecado, da miséria e da morte espiritual”. Agindo assim, você esta no caminho da plena posse dos seus direitos de redenção. Saiba que o preço da sua liberdade já foi pago e você não vai viver como escravo de ninguém. Se quiser viver como escravo seja escravo de Jesus Cristo.
       “Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens” (1Co 7:23). “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão” (Gl 5:11).
      
      Se estamos em Cristo, tudo o que é resultado do pecado é ilegal em nossa vida. Mas quantos remidos ainda vivem como escravos, alheio aos seus direitos de redenção. Romanos capítulo 6 e 8, nos revela, de modo singular, quem somos em Cristo. Resta-nos tomar posse da nossa plena redenção. 
      
      Quando um preço de um resgate era pago, uma escritura era assinada diante de testemunhas. Caso o velho senhor negasse em negar o direito ao resgatado, o selo era quebrado e, por força da escritura aberta, assim, ele tomava posse do que era seu, não porque tivesse merecido, ou pago alguma coisa, mas por causa do remidor.
      
      Cristo Jesus, o Filho de Deus, também tem a escritura que garante que o preço da redenção de nossa vida foi pago por nosso irmão mais velho, Ele mesmo. Abrir a escritura diante do “ladrão” é, devido pelo poder que dela emana, tomar posse de tudo quanto o sangue do Cordeiro pagou.      

      Agora note uma coisa. O que é um escravo? É um servo. O servo faz o que quer? De modo nenhum. De quem ele é escravo ou servo? Do senhor a quem ele obedece. E porque o escravo pertence àquele determinado senhor? Porque foi comprado por ele, ou nasceu em sua casa ou de outro escravo seu. Pois bem, Jesus agora é o seu Senhor! Mas não é um Senhor tirano. O que isso quer dizer? Que você é Sua propriedade exclusiva, porque Ele o comprou. Satanás não tem mais reivindicações ou direito sobre você.
      
      Repetimos para que essa verdade se envolva em seu coração: Por causa do preço da redenção pago por Cristo na cruz, você é propriedade de Deus. O Espírito Santo atesta que você tem um novo Senhor. E Deus sabe como cuidar de Sua propriedade. Satanás não tem mais autoridade sobre sua vida. A única autoridade que ele tem é a que você lhe der. Mas se você entende que é um remido, não lhe dará nenhuma. Chega de tanta cegueira. De crentes cegos, que se programam para cair, para serem derrotados. O Espírito da graça geme e clama: “Meu povo perece, porque lhe falta o conhecimento” (Os 4:6). Assuma, pois, agora, sua verdadeira posição, abra a boca e declare:
      
       “Estou redimido pelo sangue do meu Senhor Jesus, que me resgatou da maldição da Lei, fazendo-se maldição em meu lugar para que a bênção de Abraão fosse minha, e eu recebesse o Espírito prometido, pela fé. O Espírito está em mim. Ele me selou (Ef 1:6). Nada tenho com o “deus desse século, nem com o pecado e suas obras obscura. Não vou servir o mundo com sua concupiscências . Fui remido e vou viver como filho liberto (Rm 6:11.14.22). Sou participante da natureza de Deus e viverei, agirei e falarei como Jesus, o Filho primogênito de Deus, que me tornou Seu irmão, e filho do Pai eterno (2Pe 1:4; Rm 8:29).  Estou liberto do poder das trevas e vivo no reino do Filho do amor de Deus, que pelo Seu sangue me remiu” (Cl 1:13,14).
      
     Irmão de Jesus? Sim, isso mesmo. Carimbado por Ele, marcado pelo Seu Espírito. Eu tenho em mim uma marca: duas letras do nome de meu proprietário J.C. (Jesus Cristo). Onde eu estiver todos devem ver a quem pertenço.
      É isso que Paulo quer nos dizer quando afirma:
      “Os predestinou para serem conforme a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 08:29). Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vem de um só. Por isso é que Ele não se envergonha de lhes chamar irmãos” (Hb 2:11).
      
      Jesus nos santifica. Nós somos os “santificados” de quem fala o texto. Temos uma mesma origem: Deus Pai. Naturalmente Jesus é Deus e existe desde toda a humanidade. Mas Ele foi gerado na terra como filho, para que através de Sua morte substitutiva e redentora, pudesse gerar filhos e filhas para Deus, redimidos do pecado e recriados pelo Seu poder.
      
      Coloque essas verdades em seu espírito e você viverá em vitória, andando em comunhão com o Pai. Veja o que Bíblia diz em Colossenses:
      “Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” (Cl 1:12-14).
      
      Quem recebeu a Cristo como Senhor é livre. Um escravo não faz o que quer. Mas você não é mais escravo do pecado e não vai obedecê-lo. Mesmo sendo crente, será que alguém pode viver pecando? Não é isso que a Bíblia diz. Ela diz que cada árvore produz de acordo com a sua espécie. Se você é filho de Deus, produzirá frutos do Espírito e não as obras da carne. “Porque o pecado não terá domínio sobre vós” (Rm 6:14).
      
      O Espírito Santo em nós é a garantia da nossa redenção completa, “Fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual o é penhor da nossa herança, ao resgate de Sua propriedade, em louvor de Sua glória” (Ef 1:13b.14). Penhor é a garantia de que Jesus pode nos dar tudo o que prometeu.
      O sangue da redenção é a base da nossa vitória. Ele nos purifica de todo pecado” (1Jo 1:7). Se o diabo plantou o pecado em nós, Jesus, pelo Seu sangue, tomou conta disso, porque Ele é, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29). No Velho Testamento o sangue de animais era derramado para “cobrir o pecado”, mas na Nova Aliança, pelo sangue da Aliança Eterna – o Sangue de Jesus – o pecado não apenas é coberto. Jesus tira, arranca, destrói o poder do pecado em nós. Não há necessidade de outro sacrifício. A obra é completa. Por isso a redenção é completa. Jesus não poda a árvore do pecado em nós, mas arranca-a pela raiz e planta outra semente: a Palavra viva e eterna, que é Jesus. É sua vida que vive em nós.

      Por causa disso você não é mais de si mesmo. “Não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está vivo em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vos mesmos”? (1Co 6:19.20). Quando a tentação vier você pode dizer “Sai daqui, em nome de Jesus. Ele me comprou e eu sou Sua propriedade. Minhas obrigações são exclusivamente para com Ele. Meu corpo agora é canal para que Sua vida e obra se manifestem na Terra, não sou mais canal do pecado”.
      
      Você sabe que o poder para resistir a tentação está dentro de você? A Palavra viva, no poder do Espírito Santo, residem em você. Lance mão desse poder. Em 1Co 10:13 a Bíblia diz, claramente que Deus nunca permitira que enfrentemos uma tentação maior do que a capacidade que Ele nos dá para vencê-la. Jesus não somente nos redimiu, mas deu-nos armas para vencer a cada investida do pecado, e conservar-nos livres e vitoriosos sobre os ataques inimigos (2Co 10:2;4).
      
      A semente divina e a Palavra viva e eterna, que é Jesus, nos geraram de novo (1Pe 1:23), isso é ser resgatado, remido do pecado e do poder de satanás. Fomos transportados do reino das trevas e vivemos em um novo reino (Cl 1:13). Podemos nos aproximar de Deus com a mais viva confiança, pois Ele vive em nós e Lhe pertencemos por direito de criação e redenção. Voltamos ao proprietário original (Deus).
      
    Conscientes dessa redenção, nossas orações serão mais poderosas e seremos capazes de identificar a verdadeira origem dos problemas.
.............................................................
             Continuaremos na aula nº 65 
                Titulo da Próxima Palestra:
              SOMOS UMA NOVA CRIAÇÃO

0 comentários:

Postar um comentário