sábado, 16 de março de 2013

CRISTÃOS MADUROS-62


               CRISTÃOS MADUROS – 62                                                                                                      
             E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
              ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
    Bloco 8: ALIMENTOS E INIMIGOS DA FÉ.
                ...................................                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
                ALIMENTOS DA FÉ
Ítem 2 e 3 – Continuação do item 1.

2. A Palavra de Deus é Fonte de Oração.

Há princípios espirituais que governam nossa vida com Deus. É, como uma regra de ouro, baseie as suas orações na Palavra de Deus. Ele engrandeceu Sua Palavra acima de tudo (Sl 138:2). Atrás de cada Palavra de Deus registrada em tinta e papel, está o respaldo de Seu caráter e do Seu trono. Sem a Palavra, não haverá fundamento para a oração.

Todo nosso relacionamento com Deus deve estar solidamente firmado em Sua Palavra. Sempre que nos aproximamos dEle, tendo Sua Palavra como base, trazendo no coração e nos lábios o que Ele falou, Ele estará ali, pois Deus está presente onde Sua Palavra está.

“Mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha Palavra” (Is 66:2).
Se quisermos ver Deus agindo, devemos ler a Palavra, comendo e fazendo dela nossa fonte de meditação e conversa. Em suma, vivamos a Palavra e baseamos nela as nossas orações, pois a única coisa que Deus confirma é a sua Palavra.

Não podemos crer em promessa desconhecida. O que nos leva à ousadia da fé é o conhecimento da promessa. Se Deus disse que algo é nosso, então assim é. O que devemos fazer é crer e tomar posse do que já é nosso. Se Deus nos prometeu uma bênção, é porque Ele no-la quer dar. A Bíblia diz que tudo quanto pedimos de acordo com a Sua vontade, Ele atende (1Jo 5:14). Logo, conhecendo a Palavra, sabemos discernir a vontade de Deus, e orando Sua Palavra, estaremos em linha com a Sua vontade revelada, pelo que podemos ter a confiança de que Ele já respondeu nossa petição, antes mesmo de vermos sua manifestação.

3. Orando em harmonia com a Palavra.

3.1 (1º passo) Imaginemos que você quer orar por salvação, e quer fazê-lo em harmonia com a Palavra de Deus. Como proceder? Saiba primeiro o que a Bíblia diz sobre o assunto, que requisitos exigem para alguém ser salvo. Em Romanos está a receita para a salvação:

“Se, com sua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Rm 10:9-10).

3.2 (2º passo) Faça o que a Palavra diz sobre o assunto. Creia que Jesus ressuscitou dos mortos pelo poder de Deus e confesse que Ele é o Senhor de sua vida. Isso fala da fé do coração e da confissão dos lábios. 

3.3 (3º passo) Deve daí, orar a Palavra. Você pode orar assim: “Senhor, creio de todo coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que Tu O ressuscitastes dos mortos, Ele está vivo, e é o Senhor. Com minha boca confesso que Ele é o Senhor”.

3.4 (4º passo) A sua quarta atitude dever ser: crer que a sua oração foi respondida. “E tudo quanto pedirdes em oração, crede que recebestes e será assim convosco” (Mc 11:24). Note bem: você fez o que a Palavra diz: creu e confessou. A Palavra afirma que você é salvo.

3.5 (5º passo) Então louve a Deus por ele o ouviu, na base da fidelidade de Sua promessa. O louvor é a expressão da fé é seu quinto passo. Você orou de acordo com a vontade de Deus revelada em Sua Palavra (Rm 9:10). Não é necessário ouvir um anjo dizendo: “Você está salvo”. Você só precisa saber que Deus é fiel.

3.6(6º passo) É só você passar a confessar com seus lábios, porque você é uma nova criatura. “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” 2Co 5:17). Apropie-se do fato de que o homem que você era antes morreu na cruz, em Cristo, e ressuscitou para uma nova vida, pelo poder do Espírito Santo (Rm 6:4). E foi isso que realmente aconteceu. Você orou de acordo com a Palavra de Deus; portanto você foi salvo.

Qualquer que seja a área da necessidade, esse é o modelo de orar. Quando começamos a oração com a Palavra de Deus, começamos com a resposta. Note, por exemplo, a oração de Davi no Salmo 23. Ele não suplica: ”Deus supre minhas necessidades. Preciso de ti! Estou cansado, com fome; leva-me a um lugar onde eu possa ser saciado. Livra-me da morte. Fica comigo. Toma conta dos meus inimigos”. Não. Davi ora a Palavra de Deus, ora a resposta.

“Senhor, tu és o meu Pastor (meu Jeová Raói), nada me faltará (porque és o meu Jeová Jiré, minha provisão de tudo). Tu me levas a repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso (pois és meu Jeová Shalom, minha paz). 

Refrigeras, restauras minha alma (meu Jeová Rafá). Guia-me pelas veredas da justiça (meu Jeová Tsidhenu) por amor de Teu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estais comigo (meu Jeová Shamã, sempre presente): a Tua vara (é correção e disciplina) e o teu cajado (direção e liderança) me consolam.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus inimigos (meu Jeová Nissi, minha bandeira e vitória), unges minha cabeça com óleo (meu doce Espírito Consolador, fonte de poder, vida e alegria); o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias de nossa vida, e habitarei na Tua Casa para todo o sempre. Amem” (Sl 23).

Você é convidado a fazer o que Davi fez. Ore a Palavra e veja Deus agindo em sua vida. Não fique choramingando e murmurando. Abra a boca e ouse confessar diante de Deus aquilo que Ele já disse. Confesse que você crê em tudo o que Ele prometeu é seu. É assim que devolvemos a Palavra de Deus a Ele mesmo e Sua Palavra não voltará vazia.

“Porque, assim como dessem as chuvas e a neve dos céus e para lá não voltam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e façam brotar, para dar sementes ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sai de minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Is 55:10-11).

A verdadeira oração é tomar a Palavra de Deus e levá-la ao Trono, chamando Sua atenção para as promessas que ele mesmo fez. Um estudo das orações dos santos na Bíblia dará bastante luz sobre este ponto. Eles sempre colocavam diante de Deus, em oração, Suas próprias promessas, e alcançavam a resposta prometida.
................................................................
ALIMENTOS DA FÉ - Continuação na Aula 63

Item 4 – Redimidos por Cristo.
Item 5 – Curso de Maturidade no Espírito
                        

0 comentários:

Postar um comentário