domingo, 3 de março de 2013

O QUE QUERES DE DEUS: BENÇÃO OU MALDIÇÃO.



Texto:
“Se andardes nos meus estatutos, guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes” (Levítico 26:3) “Mas, se não me ouvirdes e não cumprirdes todos estes mandamentos; se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se aborrecer dos meus juízos, a ponto de não cumprir todos os meus mandamentos, e violardes a minha aliança” (v.14-15)

Observação: 
Afirma-se que o livro de Levítico constitui a primeira revelação detalhada, a primeira legislação proferida por Deus a Moisés e ao Seu povo. Todo o capítulo 26 deste livro nos apresenta exatamente o que devemos fazer para obter da parte de Deus bênçãos ou maldição, no entanto, o que parecia ser simples, com o passar do tempo foi se perdendo, e essa ideia clara de condição, - SE eu fizer isto, terei bênçãos de Deus; SE NÃO fizer isto, terei maldição da parte de Deus – normalmente é menosprezada por fazer parte do Velho Testamento. O que não podemos esquecer é que Jesus em Mateus 5:17-18 nos diz: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.” De que forma Jesus poderia cumprir a lei que nos foi deixada por Deus? Dando condições para que a cumpríssemos, dando à lei e aos profetas aquilo que faltava: o Espírito Santo para interpretar e poder para por em prática. É isso que os cristãos não entendem e acabam deturpando e deixando de cumprir a lei de Deus, e, por consequência desse ato, recebem em pagamento aquilo que o próprio Deus prometera e que não é mentiroso para não levar à cabo: bênçãos por obedecer ou maldição por desobedecer. Simples assim! Nos versículos 14 e 15 temos relacionados os pecados básicos que não devemos cometer para não trazer sobre nós a maldição: 1- De não escutar a Jeová; 2- De não cumprir Seus mandamentos; 3- De rejeitar os Seus estatutos; 4- De aborrecer aos juízos de Jeová; 5 – De violar a aliança com Deus. Com algo tão claro como esta passagem, o difícil é imaginar como o homem ainda consegue pecar contra Deus e ainda se achar no direito de exigir que o Deus da justiça não libere para o filho desobediente a maldição que pediu.

Prática: 
Quantas vezes mesmo conhecendo essa passagem sobre as bênçãos e maldições, eu me pego desobedecendo à vontade de Deus para a minha vida. Está tudo tão claro nas Escrituras, mas mesmo assim a nossa natureza pecaminosa nos leva a crer que Deus por ser amor e misericórdia nos perdoará e não derramará sobre nós maldição alguma. Ledo engano! Gosto muito de uma frase que diz assim: “Deus é bom, porque nos permite plantar aquilo que desejamos; mas Deus é justo, porque Ele faz com que colhamos aquilo que plantamos.” É aí que erramos. Erramos em acreditar que Deus não levará a efeito a Lei da Semeadura. Esquecemos da diferença que há entre ser perdoado por Deus quando nos arrependemos e vivermos as consequências dos nossos erros. A misericórdia de Deus dura para sempre, mas a Sua justiça jamais falhará. (Lucas 18:7-8)

Oração: 
Deus meu! Em nome de Jesus eu te peço: traga a minha memória tudo aquilo que me dá esperança, esperança de receber de Ti somente as bênçãos. Que a cada dia eu fique cada vez mais parecida contigo, agradando-te ao obedecer aos teus mandamentos e trazendo para a minha vida o cumprimento da promessa de obter dos céus o melhor desta terra. Que a cada dia eu busque fazer o bem, por mais difícil que seja, e que o teu Santo Espírito me direcione pelas Tuas veredas, revestindo-me do Teu poder para fazer sempre o que seja certo, o que seja reto diante de Ti. Eu vos oro em nome de Jesus. Amém!http://feeds.feedburner.com/~r/DevocionaisDirioDeVida/~4/p2stJ5WjqXw?utm_source=feedburner&utm_medium=email
.........................................
Fonte: Alessandra Leite (devocional)

0 comentários:

Postar um comentário