sábado, 18 de maio de 2013

CRISTÃOS MADUROS - 71


CRISTÃOS MADUROS–71                                                                                                      
E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
Bloco 8: ALIMENTOS E INIMIGOS DA FÉ.
..................................................

INIMIGOS DA FÉ.

1-Falta de Conhecimento e Revelação da Palavra.
Ao estudarmos os Alimentos da fé vimos verdades bíblicas que, tendo revelação das mesmas e colocando em prática, são armas poderosas de Deus em nossa vida cristã diária e na batalha que travamos no dia-a-dia com inimigo. Porém, a falta de conhecimento e revelação delas é o principal inimigo de nossa fé, pois o cristão perde a chance de tomar posse da sua herança em Cristo.

2- Crer Somente em Partes da Palavra.
Muitos crentes não duvidam de sua salvação, porém, quando precisam crer em sua cura, libertação ou mesmo serem batizados no Espírito, não tem a mesma disposição de crer nestas outras áreas de seu relacionamento com Cristo.  A palavra “salvação” no original hebraico e grego dá a ideia de libertação, cura, preservação, perfeição e segurança. Perceba que Jesus é tudo isso para nós.Quando Cremos em Jesus recebemos tudo dEle e não parte dEle. Que possamos crer de forma completa na Palavra de Deus.

3-Andar Por Vista.
Andar por vista é andar de acordo com o nosso próprio raciocínio e pelos nossos sentidos naturais. Alguém que deseja andar pela fé necessita, de uma vez por todas, deixar de observar as circunstâncias ao seu redor e colocar seus olhos fixos em Jesus. Olhando para Ele poderemos andar sobre as águas. Não devemos ser como Pedro que percebeu a força do vento ao seu redor, desviou o olhar dAquele que poderia levá-lo à vitória, por isso, começou a submergir (Mt 14:30). Começar a submergir significa uma vida de derrota, não é isso que Deus deseja para os Seus filhos. Ele quer que andemos por fé e confiadamente esperar nEle para que tenhamos uma vida de vitória, digna de sermos chamados filhos do Altíssimo (Sl 82:6).

4- Ansiedade.
A ansiedade por si só já é um pecado, pois não andar ansioso é uma ordenança de Deus (Fp 4:6). A ansiedade permite que nossas mentes aceitem dúvidas, incredulidades e medos em qualquer situação que estivermos passando, quer seja disciplina de Deus ou provações para aumentar nossa perseverança no Senhor. O ansioso não consegue andar por fé, pois não é capaz de aquietar a sua alma (Sl 131:2) com o intuito de esperar em Deus.

5- Dúvidas e Medo.
Dúvida é em si mesma incredulidade e medo, é falta de confiança. Não crer em Deus é o mesmo que não crer nEle. Duvidar é chamar Deus de mentiroso. Pois, se a Sua Palavra diz que Ele é capas de cumprir com todas as Suas promessas e você duvidar desta verdade, então estais querendo dizer que Ele é mentiroso. Isso agride a Deus em sua retidão, no Seu caráter, além de ser pecado é um inimigo poderoso contra a sua fé.
............................
Confiemos e creiamos no Senhor e Ele tudo fá.
............................

Entraremos no Bloco nº 9 - Que tem por título:

A PLENITUDE DO ESPÍRITO
INTRODUÇÃO DE: A PLENITUDE DO ESÍRITO (Bloco 9)

O grande avivamento espiritual que está vivendo o mundo de hoje tem muitas vezes sido chamado de “Reavivamento Carismático”. Esse epíteto tem sido empregado para descrever um aspecto externamente importante desse avivamento: por meio dele as manifestações sobrenaturais que eram tão poderosamente óbvias na igreja primitiva, foram restauradas à igreja de hoje. Essas manifestações ou, mais precisamente, dons do Espírito, estiveram notadamente ausentes da igreja por muitos séculos. Nos últimos cinquenta anos, Deus tem restaurado essas  características e Seu “programa de restauração” tem se acelerado grandemente nos últimos vinte anos. A Renovação Carismática invadiu cada canto da igreja cristã, trazendo uma nova vida e poder ao Corpo de Cristo. A restauração dessas bênçãos cria uma grande necessidade de ensinamento sobre esses importantes assuntos.
Paulo disse à Igreja de Corinto: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1Co 12:1). Com certeza Deus também não quer que nós, hoje, sejamos ignorantes em relação a eles.

Há muitos dons carismáticos mencionados na Bíblia (Rm 12:3-8; 1Co 12:8-10; 28:30;Ef 4:11). Dento do propósito deste breve estudo, limitar-nos-emos a uma consideração das nove manifestações mencionadas na carta aos Coríntios 1Co 12:8-10). Para simplificar o nosso estudo dessas manifestações vamos classificá-las em três categorias:

a)-Dons verbais: Línguas, Interpretação de Línguas e Profecia.
b)-Dom de revelação: Palavra de Sabedoria, Discernimento de Espíritos e Palavra de Conhecimento.
c)-Dons de habilidades: Fé, Cura e Milagres.

O Espírito pode usar qualquer membro do Corpo na operação de tais dons (1Co 12:7,11; 14:26,31). Não apenas isso, a Palavra de Deus diz que nenhum membro deveria ter falta de qualquer dom (1Co 1:7). Sendo assim, reafirmamos, qualquer membro do Corpo pode ser usado.

Devemos ser cheios do Espírito (Ef 5:8) e, além disso, procurar com zelo os melhores dons. Para que busquemos os melhores dons, devemos conhecê-los e desejá-los (1Co  14:1,6); motivados por um amor genuíno ao Corpo (1Co 13:1-13 (todo o capítulo que fala do amor) e um desejo puro de edificar o Corpo (1Co 14:12)). De posses desses dons deveríamos buscar ser excelentes na operação dos dons (1Co 14:12).

Que o Espírito Santo acenda o seu entendimento.
..............................................................
PRÓXIMA AULA: O DOM DE LÍNGUAS – 1ª Co 12:10
“SE DEUS É POR NÓS QUEM SERÁ CONTRA NÓS

0 comentários:

Postar um comentário