terça-feira, 1 de janeiro de 2013

CRISTÃOS MADUROS 43


                     CRISTÃOS MADUROS
           E INSTRUIDOS NA PALAVRA – 43
                ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                    .........................................
   5º BLOCO – O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS.
                NOVE FRUTOS DO ESPÍRITO
                CONTINUAÇÃO DA AULA 42

3º fruto: O Fruto da Paz.

Jesus era uma pessoa muito tranquila! Além disso, Ele quer compartilhar a Sua paz com os outros.

“Paz Eu lhes deixo. A Minha paz lhes dou. É uma paz que vai muito além de qualquer coisa que o mundo pode lhes dar. Assim sendo, não fiquem perturbados nem temerosos em seus corações” (Jo 14:27).

Alguns túmulos tem a seguinte inscrição: “Descanse em paz”. Isso é um lindo conceito, mas paz não tem nada a ver com fraqueza ou morte. Remova a paz das pessoas e dos lugares e observe o que acontece. A paz é uma necessidade para uma ordem apropriada e para um relacionamento correto.
Sim, a paz de Deus é um importante fruto do Espírito e merece de fato o nosso estudo. O mundo tem um conceito falho sobre a paz, como veremos adiante.

a)-O fruto falso da paz.

A paz não significa escaparmos dos deveres e responsabilidades da vida. Se pensarmos que esse é o caminho, sempre estaremos fugindo e nunca chegaremos ao nosso objetivo. A paz não é um alívio na tensão de tomarmos decisões. A tensão pode ser aliviada evitando-se uma decisão – ou até mesmo tomarmos uma decisão errada – mas isso não dura muito tempo. Precisamos primeiramente ter paz dentro de nós, antes que possamos enfrentar e tomar decisões corretas do lado de fora.
Essas são algumas das falsas ideias que as pessoas do mundo têm em relação à paz. Mas, o que é a paz verdadeira? Examinemos a Bíblia para encontrarmos a nossa resposta.

b)-O verdadeiro fruto da paz.

A palavra grega referente à “paz” em Gálatas 5:22 é eirene. Ela é encontrada em todos os livros do Novo Testamento e ocorre 88 vezes. Quando Deus criou os céus e a terra e fez o homem, tudo estava na ordem divina. Era um perfeito quadro de paz. Deus disse que tudo era muito bom. Algum dia a paz e a harmonia desse primeiro paraíso será restaurada. A paz prevalecerá.
O apóstolo Paulo cita esse novo dia de perfeita paz em sua Carta aos Romanos:

“Creio que a dor desse tempo presente não é nada à luz do glorioso futuro que Deus planejou para nós. Toda a criação está esperando ardentemente a maravilhosa manifestação dos filhos de Deus, enquanto ela não pode ver essa realidade porque foi limitada por Deus devido ao pecado do homem. Mas há esperança. Algum dia toda a criação será libertada do poder da deterioração, da morte e da desordem. Ela também compartilhará da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sabemos que tudo o que Deus criou está esperando com dores – como uma mãe que está esperando dar à luz [...]. Contudo, continuamos a esperar pacientemente na esperança deste maravilhoso dia”. (Rm 8:18-22;25).

A realidade da paz de Deus não é somente para uma época. Ela pode começar agora. À medida que recebemos o perdão de Deus, podemos perdoar os outros e nós próprios.
O apóstolo Paulo cita esta verdade que é capaz de transformar as nossas vidas numa das suas orações em benefício da Igreja de Tessalônica:

“Que o Próprio Deus da paz os restaure e os santifique. Oro a Deus para que todo o ser de vocês – espírito, alma e corpo – seja mantido são, forte e irrepreensível até a vinda de Jesus” (1Ts 5:23).

É a paz de Deus que traz o equilíbrio e a ordem a todas as áreas de nossa vida. Sem essa paz em nosso coração estamos abertos para todos os contrários frutos da carne.

c)- O fruto podre da carne.

A paz é uma qualidade da vida de Cristo. O fruto oposto da carne incluiria características venenosas, tais como: Ansiedade, preocupação, temor, culpa, tensões, pressões, tumultos, lutas. Conflitos, discórdia e desordens. Todas essas coisas são claramente dirigidas para a enfermidade e morte da alma. Não é de se admirar que Paulo exortasse os Colossenses com as seguintes e importantes palavras pessoais:

“Que a paz que Cristo traz domine e controle os seus corações e vidas. Esse é um dever e direito que lhes pertence como membros do Seu Corpo. Aí, então, vocês serão agradecidos” (Cl 3:15).

Há muitas coisas em nossas vidas diárias que querem nos roubar a sensação de termos a paz de Deus. A paz é mais do que um simples sentimento caloroso de um bem estar interno. Basicamente, a paz é uma expressão da vida de Cristo. Portanto, temos paz, quer “sintamos” ou não. A paz que Jesus dá não é como a “paz” do mundo, que vem e vai com as pressões e tensões da vida. Jesus colocou essa verdade bem claramente nas seguintes palavras aos Seus discípulos pouco antes de Sua morte:

“Paz deixo com vocês. A minha própria paz dou-vos agora [...] não permitam que os seus corações fiquem turbados, nem permitam que eles fiquem temerosos. Não se permitam mais ficar temerosos, transtornados, nem pressionados”! (Jo 14:27).

É como que através de sua Palavra, Jesus nos tivesse dado um letreiro. Devemos erguer esse letreiro bem acima, sempre que enfrentarmos problemas em nossas vidas. No lado que dá para o mundo, a carne e o diabo, o letreiro diz “Pare”. No lado que dá para o nosso lado, o letreiro diz “Paz”! Temos em nossos corações a promessa de paz que nos foi dada pelo Príncipe da Paz.

“Ele certamente nos manterá na perfeita paz, à medida que as nossas mentes estiverem fixas nEle” (Is 26:3).
......................................................
Próxima aula (Nº 44) – 
O 4º fruto do Espírito:
O FRUTO DA PACIÊNCIA  - .

0 comentários:

Postar um comentário