quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O AZEITE É INDIVIDUAL




Texto: 
Mateus 25:9 - ”Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês”. Vão comprar óleo para vocês’. 

Observação: 
Jesus compara o reino dos céus com a parábola das dez virgens, aonde dez virgens estavam a espera do noivo, cinco delas eram precavidas, prudentes, e haviam guardado azeite reserva para as suas lâmpadas... Enquanto as outras cinco, insensatas, só estavam com o azeite de suas lâmpadas, mas sem reserva. O noivo demorou chegar, e as cinco cochilaram. Logo foi anunciado a chegada do noivo, o azeite de suas lâmpadas havia se acabado, e as cinco prudentes partiram com o noivo para as bodas, pois estavam preparadas.Uma coisa que chama atenção nesta parábola e quando as imprudentes pedem azeite para as prudentes, e elas recusam dar a elas do seu azeite... Pois temiam ajuda-las e lhes faltar azeite. Apesar de vivermos como corpo em comunhão uns com os outros, salvação e galardão  são coisas que individualmente adquirimos pelas nossas escolhas e atitudes particulares. Cada um individualmente deve procurar crescer na sua vida de intimidade com Deus, assim como cada um individualmente aceitou o Senhor como salvador. Assim também cada um individualmente deve buscar crescer no Reino.

Prática: 
Isso que Jesus deixa através dessa parábola me traz uma responsabilidade. A minha vida com Deus, a minha vida de santidade, é de inteira responsabilidade minha. É minha responsabilidade crescer em comunhão e relacionamento  com Deus, isso é ter o meu azeite(unção caracterizada na vida intima com Deus) sobrando. Não devo querer contar com o azeite de outros, não devo ficar pensando que meus discipuladores e lideres são responsáveis pela minha salvação .. Claro, em um certo ponto são responsáveis sim pelo meu crescimento, através do acompanhamento, pelo auxilio, e prestação de contas... Mas tudo isso é para que eu aprenda viver buscando na fonte que é Jesus. Preciso ser prudente e proativo, estar preparado para momentos em que será me exigido o azeite da reserva. Esses momentos aqui descrito fala a respeito estar preparado para encontrar o Senhor Jesus. Mas também pode ser momentos de prova, tentações  momentos que preciso usar dessa unção e autoridade no nome de Jesus. E preciso estar com o meu azeite sobrando.

Oração: 
Pai preciso ter a responsabilidade de crescer na minha vida contigo, crescer em santidade, amor e graça no Senhor... Não devo ficar esperando isso da parte dos outros, dos meus lideres e discipuladores, pois como a sua palavra me revela hoje, o azeite da unção e intimidade com Deus é individual. Em nome de Jesus eu te peço, amém!
...............................................................................
Fonte: David San Mártin

0 comentários:

Postar um comentário