quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CRISTÃOS MADUROS - 44


                         CRISTÃOS MADUROS
                 E INSTRUIDOS NA PALAVRA – 44
                      ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                    .........................................
      5º BLOCO – O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS.
               OS NOVE FRUTOS DO ESPÍRITO
       Frutos da Paciência e Frutos da Bondade.

4- O FRUTO DA PACIÊNCIA

Jesus era uma pessoa muito paciente. Ele 
permaneceu no centro da vontade de Deus durante toda a sua vida terrena. A fé, a esperança e o amor capacitaram-nO a ficar alinhado em Sua missão, não importando o que ou quem se deparasse com Ele. Paulo orou para que esse fruto possibilitasse aos crentes de Tessalônica permanecerem firmes, enquanto outros estavam caindo e se afastando.

“O Senhor é fiel. Ele os fortalecerá e os protegerá do maligno. Sabemos no Senhor que vocês continuarão as coisas que lhes dissemos. Oramos, portanto, que o Senhor lhes dirija ao amor de Deus e à paciência de Cristo”. (2Ts 3:3-5)

Tiago nos diz que a paciência aperfeiçoa o caráter.

“Meus irmãos, regozijem-se nas tribulações e problemas. Estas coisas testarão e provarão a vossa fé. Com isto surgirá à paciência. Que a paciência faça a obra perfeita em suas vidas para que o caráter de vocês possa ser forte e totalmente desenvolvido”. (Tg 1:2-4).

a- O falso fruto da paciência.

A paciência não é uma atitude fatalista. A 
paciência não é uma atitude mental passiva que devemos “sorrir, engolir duro e aguentar”. Uma atitude dessas não se planeja de antemão, não busca corrigir o passado ou alterar o presente. Essas são ideias falsas sobre a paciência.

b-O verdadeiro fruto da paciência.

A palavra grega referente a  “paciência”  é macrothumia. Significa literalmente “temperamento longo” e refere-se a um estado calmo e controlado. Às vezes falamos que as pessoas são “temperamentais” ou que elas “perdem” ou “mantém” a calma. O antigo Testamento diz que Deus é “tardio em irar-Se” e “cheio de misericórdia”. No entanto, na Sua paciência, Deus busca ativamente trazer os pecadores ao arrependimento e os cristãos à perfeição em Cristo.

“O que digo é verdadeiro de fato e digno de confiança de vocês. Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores dos quais sou o pior. Mas Deus teve muita misericórdia de mim. Ele fez isso para que todos pudessem ver a perfeita paciência de Jesus Cristo. Deus usou-me como um exemplo. Os outros podem saber com certeza que eles podem ter também a vida eterna” (1Tm 1:15-16).

A paciência significa esperarmos com fé, esperança e amor para que a vontade de Deus seja realizada numa dada situação. A paciência é a força para podermos “ficarmos livres” quando o chamado de Deus esta sendo dolorosamente testado através dos problemas e dificuldades. Deus nunca desiste de Seu propósito para as nossas vidas. Por isso, nós também não podemos desistir.
Precisamos ser pacientes com os outros. Precisamos ser pacientes com as nossas próprias vidas. Paulo sintetiza isso com as seguintes palavras:

“Vocês foram escolhidos, amados, e santificados por Deus. Assim sendo, revistam-se de misericórdia, benignidade, mansidão e paciência. Sejam dóceis e prontos para perdoarem, assim com o Cristo vos perdoou”. (Cl 3:12-23).

c-O fruto podre da carne.

Quando ficamos irritadiços damos prova do quando somos sensíveis a tudo que nos cerca. Qualquer coisinha insignificantes nos incomoda demais. A frustração é o sentimento de desamparo quando estamos numa situação difícil e que não podemos mudar. A única mudança que pode ser feita está em nossa atitude.
Há poder no fruto da paciência. Por essa razão, não é necessário termos medo de orarmos pedindo paciência. Ela é uma qualidade da vida de Cristo que o Pai está pronto para suprir através do Seu Espírito Santo. A semente já está em nosso coração, pronta para crescer quando mais precisamos dela.

5-O FRUTO DA BONDADE.

Jesus era uma pessoa muito boa e dócil. Isso 
traz um caloroso sentimento de ternura à benignidade moral de Deus.

a-O falso fruto da bondade.

O fruto da bondade não é uma atitude fraca e permissiva de alguém que está disposto a ter a paz a qualquer custo. Há uma força subjacente (que já existe) nesse fruto que é sustentada pelo poder e propósito do próprio Deus.

b-O verdadeiro fruto da bondade.

A palavra grega referente a “bondade”  é chrestotes. Em oito das dezoito vezes em que esse termo (substantivo ou adjetivo) é usado no Novo Testamento, ele refere-se a um aspecto do caráter de Deus. É uma atitude afável de colocar as pessoas à vontade e as protege dos sofrimentos. Ela busca a ajudar e curar os que estão fracos e feridos.

Nas Escrituras, a bondade está relacionada com o perdão. É devido á bondade e a misericórdia de Deus que somos levados ao arrependimento e recebemos o perdão.

“Vocês não percebem como ele tem sido paciente e bom com vocês? Ou vocês não se importam? Vocês não compreendem que a bondade de Deus tem o objetivo de levá-los ao arrependimento”. (Rm 2:4).

Vemos isso na vida de Jesus quando ele lida com a mulher samaritana ao lado do poço (Jo 4) e novamente quando defende a pecadora na casa de Simão, o fariseu (Lc 7). Sermos semelhantes a Jesus significa sermos bons com os outros – solidários e perdoadores:

“Não tenham mais amarguras e iras. Deixem de lado todas as palavras ásperas e as brigas. Ao invés, sejam benignos uns para com os outros. Sejam compassivos e perdoadores, assim como Deus lhes perdoou em Cristo”. (Ef 4: 31-32).

c-O fruto podre da carne.

Não podemos ser bons e egocêntricos ao mesmo tempo. A bondade e solidariedade para com os outros, como já vimos na vida de Jesus, andam de mãos dadas. Jesus diz que seu jugo é suave (Mt 11:30). A palavra grega traduzida por “suave” é chrestos. Nesse versículo, ela significa “fácil de colocar” e “que se encaixa bem”.

Os líderes jovens, em seu zelo, podem às vezes ser desatenciosos para com os outros. Um dos sinais da maturidade cristã é a bondade. O vindo envelhecido é suave e brando. Ele perde a sua aspereza e amargo.

“Ninguém que tenha bebido vinho velho deseja o novo, pois dizem: o velho é melhor”. (Lc 3:59).

A palavra grega referente a “melhor” é chrestos. Que possamos nos esforçar para tornarmo-nos bons e dóceis com Jesus na proporção em que amadurecemos nEle.
........................................................

Próxima aula – Nº 45 
Continuação dos Frutos do Espírito.

6º Fruto- O FRUTO DA BENIGNIDADE.

0 comentários:

Postar um comentário