quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

RESISTINDO AS TENTAÇÕES COMO UM VENCEDOR


Texto: 
Gênesis 39:10-12: Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela. Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava. Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: "Vamos, deite-se comigo! " Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.  

Observação: 
José passou pela mais tenebrosas de todas as provas, a tentação sexual. Ele fora comprado por Potifar, chefe da guarda oficial do reino egípcio como escravo. Mas devido a sua capacidade de desenvolver as atividades de sua função com excelência(Pois o Senhor era com ele), José foi promovido a governador de todos os bens do seu senhor, ele era o(ou mais que) mordomo da casa. A mulher de Potifar porém, sentiu-se atraída por José(pois ele era formoso, bonito de vista e de porte) e passou a assedia-lo, pedindo que ele se deitasse e tivesse relações com ela, José se impõe diante dela dizendo que não pecaria contra Deus e nem contra o seu senhor Potifar. O que eu observo ainda é que ela passou muitos dias ainda o assediando, chamando-o para deitar com ela... Só então quando ela encontra um momento propicio, onde estava apenas José e ela na casa, ela o ataca para instiga-lo forçando adulterar com ela.

A maneira como José triunfou diante dessa tentação foi brilhante! Ele fugiu! Mas observo que a mulher ficou por muitos dias o seduzindo. Fiquei intrigado observando isso, e pensei, como José deixou ser assediado por tantos dias? Será que ele estava gostando das cantadas? Mas estudando, percebi que ele resistiu, era a coisa que dava para fazer, afinal, mesmo ele sendo mordomo de seu senhor e homem de extrema confiança, ele ainda era um escravo, e corria sérios riscos em denunciar a esposa de seu senhor a ele. Ele corria risco de vida se acusasse ela para Potifar, e vemos que mais tarde, Potifar acredita mesmo no que a sua esposa diz e coloca José na prisão.

Prática: 
Observo algumas atitudes de José diante dessa tentação, atitudes a qual devo tomar diante de momentos de riscos e perigosos como esses:
1- Se impor: 
José sabia o que queria e quem ele era. Ele era um jovem com um chamado de Deus e cheio de sonhos e promessas em Deus, e havia decidido não pecar contra Deus, e contra o seu senhor. E deixou isso bem claro para a mulher de Potifar. Devo tomar essa decisão, de não pecar contra Deus, e me impor diante das tentações.
2 - Resistir: 
José passou dias sendo seduzido por uma mulher, creio eu, muitíssimo bonita e sedutora, atraente... Afinal não é qualquer mulher que seria mulher de uma autoridade do império egípcio. E outra, se a mulher fosse uma qualquer, ou feia e deselegante, não seria tentação. José não ignorou as investidas da mulher, muitos ignoram as tentações fingindo nada estar acontecendo, é quando caem no laço do diabo. José não ignorou, mas resistiu mantendo firmemente a sua posição. Muitos são tentados e não resistem, uns porque passam a gostar(curtir) a tentação, brincando, confiando em sua santidade, é quando é pego de surpresa e não tem forças para fugir. Outros sofrem os ataques, as setas sem atitude alguma, age como escravo, não se põe limites, repreendendo a tentação, confessando a palavra e usando da sua autoridade em Cristo. José mesmo como escravo, não ficou indiferente deixando ser tentado, mais foi firme, agiu como vencedor mantendo firme a sua posição de príncipe cheio de promessas, resistindo dia após dia.
3 - Fugir: 
Há situações que mesmo você se impondo e resistindo, não será o suficiente para ser um vencedor diante da tentação. Há momentos que a situação poderá sair do controle, há momentos em que o pecado será como um leão em sua frente, momentos em que a carna lutará contra mim. Nesse caso, por amor a vida, a melhor saída é fugir. Fugir mesmo... Correr duro... O vencedor foge, quando o não fugir pode lhe custar a vida.

A Palavra de Deus é bem clara quando diz que o pecado tão de perto me assedia(Hb 12.1). José é um exemplo de pessoa vencedora, que tomou decisões em Deus porque o Senhor era com ele. Preciso ter cada vez mais intimidade com o Senhor, andar com ele na oração e na Palavra. Para diante das tentações eu ser um vencedor, me impondo e resistindo-as, se necessário fugir para preservar a minha vida.

Oração: 
Pai, peço da tua presença, graça e unção. Para amar a ti acima de todas as coisas. E que diante das tentações que tentam me tirar do foco, eu venha ser um vencedor, assim como José, me impondo resistindo e fugindo, em nome de Jesus. Amém!

0 comentários:

Postar um comentário