sábado, 19 de janeiro de 2013

O CORAÇÃO DO HOMEM




Texto: Mateus 15.18-19: Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.


Observação:  Alguns dos escribas e fariseus, chegam até Jesus e tentam confrontá-lo, pelo fato de seus discípulos não seguirem a tradição dos anciãos, quando não lavavam as mãos antes de comerem. Jesus os confronta pois eles colocavam as leis estabelecidas por homens, acima da palavra de Deus, e Jesus alerta a multidão e os seus discípulos, que o que contamina o homem não são as coisas exteriores, mas sim o seus interior, o próprio coração do homem é o veneno capaz de contamina-lo e matá-lo. O coração guiado pelo homem é uma fonte inesgotável de pecado e perversidade  é uma máquina para o mau. Toda especie de maldade... Morte, roubos, invejas, traição, libertinagem, lascívia  imoralidade, porfias são coisas que nascem no coração do homem.

Clamou Davi ao Senhor: Cria em mim ó Deus, um coração puro(Salmos 51.20), Davi disse isso após ver a consequência de ser guiado pelo seu próprio coração, o seu coração maldoso e inconsequente o levara a cobiçar e adulterar com a mulher de um dos seus soldados, e depois provocar a morte dele, e isso o afastara para longe de Deus, foi quando ele fez este clamor. Salomão disse, que acima de todas as coisas, o que eu devo guardar em primeiro lugar, é o meu coração(Provérbios 4.23), pois todas as fontes para a vida estão nele. Ele ainda disse que endurece o coração virá cair no mal(Provérbios 28.14). O Senhor ainda disse: Aonde está o teu tesouro ali estará o teu coração(Mateus 6.21). Ou seja um coração que está com o tesouro em Deus, é o coração guardado, pois o que está com o coração tendo o seus tesouros em outras coisas, é de lá que virá as fontes de sua vida. Somente um coração puro e quebrantado é capaz de tocar o Senhor, e experimentar da Sua vontade. Quando o meu coração  está em Deus, do meu interior fluem rios de água viva como disse o Senhor(João 7.37). O contrário também é verdade, o coração cheio de si, e com  tesouro nas coisas, endurecido, é um fábrica que produz pecado, flui morte.


Prática: Uma das minha orações tem sido aquela música do Ministério Ouvir e Crer que diz:"Eu me rendo a Ti Senhor, Largo tudo deixo tudo pra te encontrar, Tu és a minha vida. Vê se há em mim algo que não te agrada, e arranca Senhor pois meu coração é teu. Tu és o Dono do meu coração, não há nada mais além de Ti". E preciso dessa oração todos os dias. Olho para mim as vezes e fico encabulado ao perceber que dentro de mim há uma fábrica de maldade, como enganoso, como é egoísta  como é maquinador e prepotente o meu coração. Só o Pai para restaurar em mim um coração puro, totalmente dele. Preciso dessa dependência intensa de Deus, orar todos os dias, negando o meu eu, e entregando o meu coração ao Senhor.

Oração: Como diz a tua palavra, quão enganoso é o coração do homem, quem irá desvendá-lo? Pai, coloca em mim a cada dia um coração puro e restaura em mim um Espirito reto. Tu és o dono do meu coração não há nada mais além de Ti. Em nome de Jesus, amém!

2 comentários:

Unknown disse...

o salmos e 51 10 e nao 20

Unknown disse...

o salmos e 51 10 e nao 20

Postar um comentário