terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CRISTÃOS MADUROS - 46


                                        CRISTÃOS MADUROS
                             E INSTRUÍDOS NA PALAVRA – 46
                                   ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                    .........................................
                     5º BLOCO – O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS.
                            OS NOVE FRUTOS DO ESPÍRITO
                        Estudaremos o 8º e o 9º fruto do Espírito
                              MANSIDÃO E AUTOCONTROLE
                 ............................................
8-O Fruto da Mansidão.

Jesus era um homem muito manso! Era também um homem muito forte e pronto para erguer a carga dos outros.
”Venham a mim todos vocês que trabalham sobre uma carga pesada e Eu lhes darei descanso. Tomem o Meu jugo sobre vocês e aprendam de mim. Eu sou manso e humilde de coração. Aí então vocês encontrarão descanso para as suas almas”. (Mt 11:28-29).

Há algo de mistério divino na mansidão e que merece nosso estudo. A humildade e a força estão associadas de maneira tal a formarem um aspecto especial do caráter de Cristo. Muitas pessoas não possuem uma compreensão adequada sobre o que de fato é o fruto da mansidão.

a.O falso fruto da mansidão.
ao da mansidão.. falso frut
A mansidão não é uma fraqueza do caráter e da conduta. A pessoa mansa não é um “maria-vai-com-as-outras”, influenciável e irresoluta, que cede sobre as mínimas pressões. Um homem de mansidão não é nem tímido nem envergonhado.
Uma pessoa mansa não sofre de sentimento de inferioridade, nem subestima as suas capacidades. Não demonstra uma falsa modéstia. Ela poderá ter a aparência externa de um cordeiro, mas tem um coração de um leão. Há uma razão para o mistério da mansidão que veremos adiante.

b- O verdadeiro fruto da mansidão.

A grega que refere ao fruto espiritual da mansidão é “prautes”. Não há nenhuma palavra na nossa língua que produza bem o seu significado completo, ela combina as qualidades da força, da docilidade e muito mais.
Na literatura grega, prautes era usada de algumas formas interessantes. Era um termo usado para descrever os animais que haviam sido domesticados e treinados. Os animais domesticados mostram uma natureza dócil e leal. Um cão de guarda familiar é um bom exemplo. Ele é feroz para com os estranhos, porém dócil e amigável com os membros da família. Na bíblia Moisés era um desses homens, manso é dócil para com os seus, mas enérgico contra os que praticavam a iniquidade.
O exemplo perfeito no Novo Testamento é, obviamente, Jesus. Paulo associa-se a Jesus no seguinte aspecto:
“Eu, Paulo, rogo-lhes agora, pessoalmente, com a mansidão e docilidade de Jesus [...] contudo, com ousadia quando estou longe”. (2Co 10:1).

Dizem que um homem é conhecido pelos companheiros com quem anda. Ele pode também ser encontrado em companhia de palavras que revelam as qualidades do espírito tranquilo, estável e controlado, até mesmo em face da ira e violência.
Independentemente do que enfrentamos ou com quem nos deparamos, Deus fará com que todas as coisas contribuam juntamente para o nosso bem e para a Sua glória em Cristo Jesus.
Um bom exemplo disso é visto no episódio em que Jesus expulsa os cambistas do Templo. A mansidão é primeiramente uma atitude interior de submissão e confiança para com Deus. Podemos falar e agir quando devemos e da maneira como devemos. Podemos também permanecer em silêncio e esperar quando isso estiver de acordo coma vontade do propósito de Deus.  

C- O fruto podre da carne 

Um fruto tão poderoso e importante quanto a mansidão teria algumas fortes oposições da carne. Esse é de fato o caso: pessoas orgulhosas, que se promovem, que servem a si próprias, que não são abertas ao ensino e que gostam muito de ficar discutindo seus pontos de vista sem se abrirem a outros pontos são um forte exemplo da manifestação da podridão desse fruto.
Não é de se admirar que Moisés tenha sido escolhido por Deus para guiar o Seu povo para fora do Egito. Somente um homem muito manso teria tido a força interior para vencer esse tipo de oposição. Que tremendo modelo Moisés é para todos nós. À medida que buscamos em nossos dias levar o Evangelho de Jesus a todos os povos, por toda a Terra, a mansidão será a diferença entre o fracasso e o êxito.              

9-O Fruto do Autocontrole.

Jesus era de fato um homem com autocontrole! Ele era totalmente submisso à Palavra de Deus e fortalecido por ele e pelo Espírito de Deus.

a- O Falso Fruto do Autocontrole.

O autocontrole não é uma renúncia às nossas personalidades únicas, da maneira como nos foram dadas por Deus. Não é uma escravidão legalista. Tampouco é autocontrole o domínio de nossas vidas através da nossa própria e vontade.
Separados da Palavra de Deus e do Espírito de Deus, somos como um barco sem bússola, vela ou leme. Os ventos desse mundo – o espírito dessa era – sempre nos afastam do curso do plano de Deus para nossas vidas. O que nos diz a Palavra:
“O que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”? (Mc 8:36).

Além disso, há algumas influências e hábitos em nossas vidas que não conseguimos quebrar, não importa o quanto tentemos. Simplesmente não conseguimos nos controlar com nossos próprios recursos.

b- O Verdadeiro Fruto do Autocontrole.

A palavra grega referente a “autocontrole” é enkrateia. “En” significa “em”, e “kratos” significa “força”. A natureza desse controle será determinada pelo que ou por quem estiver no trono das nossas vidas. Será o mundo, a carne (o nosso ego) ou o diabo? Ou será o nosso Senhor e Mestre, Jesus Cristo? Não podemos nos dar ao luxo de cometermos um erro.
Qual o significado bíblico da palavra enkrateia? Como se relaciona esse fruto do Espírito com a nossa vida em Cristo? A forma de substantivo é encontrada apenas duas vezes no Novo Testamento, além de Gálatas 5:22.
“Paulo continuou a argumentar sobre a retidão, o autocontrole e o julgamento vindouro. Félix, o governador, temeu e replicou: Vá embora agora. Mandarei chamá-lo novamente numa ocasião melhor” (At 24:25).
“Busquem diligentemente acrescentar essa coisas às suas vidas: fé, virtude, conhecimento, autocontrole, paciência, piedade, afeição fraternal e amor cristão” (2Pe 1:5-7).

A forma verbal é encontrada duas vezes:
Se não conseguem controlar-se, que se casem. É melhor que se casem do que se abrasarem com desejos sexuais” (1Co 7:9).
“Todo atleta que começa um treinamento controla-se em todas as coisas” (1Co 9:25).
A forma objetiva é encontrada outra vez:
“Pois um presbítero precisa amar o que é bom, ser sábio, ser justo, ser santo e autocontrolado” (Tt 1:7-8).

c- O Fruto podre da carne.

Não é difícil definirmos o fruto contrário da carne. Quando falamos de “carne”, na verdade estamos falando das funções quando separadas do controle de Deus. Elas são facilmente vistas na vida dos indisciplinados, imorais e rebeldes contra as autoridades.
“Naqueles dias não havia lei em Israel. Cada qual fazia o que lhe parecia direito aos seus próprios olhos”. (Is 17:6).
Os resultados da vida obstinada são os mesmos de hoje em dia: derrota e desespero. O remédio também é o mesmo. Podemos nos arrepender e voltaremos ao benévolo domínio de Deus para as nossas vidas.

A vida “dirigida” pelo Espírito é a verdadeira vida “por nós mesmos controlada Somente o Espírito Santo pode nos libertar da escravidão da carne e introduzir-nos na liberdade e plenitude do caráter de Cristo.
“O Senhor é o Espírito, e onde o Espírito do Senhor estiver, aí então haverá liberdade. Pois, nós, os cristãos, não temos nenhum véu sobre nossos rostos; contemplamos e refletimos como num espelho a glória do Senhor. Estamos sempre transformados à Sua Própria imagem, de grau em grau e de glória em glória. E tudo isso através do Espírito do Senhor” (2Co 3:17-18).

ALGUMAS PALAVRAS FINAIS DO APÓSTOLO PAULO.

O apóstolo Paulo resume – e faz o seu esboço dos frutos do Espírito – com as seguintes palavras, que são muito significativas:
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e desejos. Já que estamos vivendo sobre o poder do Espírito de Cristo, sigamos a direção de Seu Espírito em todo aspectos de nossas vidas. Porque o que semeia na carne, da carne colherá a morte e a podridão, mas os que semeiam no Espírito colherá a vida eterna”. (Gl 5:24-25; 6:8).
...........................................................

Encerramos aqui o 5º Tópico de palestras, intitulado:
O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS
...........................................................

PRÓXIMO: 6º Bloco: GUERRA ESPIRITUAL
Aula Nº 47 – O Porquê das Guerras.

0 comentários:

Postar um comentário