quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CRISTÃOS MADUROS - 47


                             CRISTÃOS MADUROS  - 47                                                                                                       
                          E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
                            ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                        6º Bloco: GUERRA ESPIRITUAL
                           .................................
                      
1) O PORQUÊ DAS GUERRAS?

“O Senhor levanta a voz diante de Seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque é poderoso quem executa as suas ordens; sim, grande é o Dia do Senhor e mui terrível! Quem o poderá suportar”? (Jo 2:11).
O dia do Senhor está perto. Seu exército foi convocado, como uma poderosa força invasora para devastar as forças inimigas.

1-Tempo de saque.

Saquear o despojo era motivo para guerra (1Co 20:1-2). Na guerra espiritual há despojos preciosos a serem tomados: vidas criadas à imagem de Deus. Jesus fala do saque em Mateus.
“Como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa”. (Mt 12:29).
Satanás tem trazido vidas sob prisão em seu reino. Para Jesus, cada vida arrebatada das mãos inimigas é uma pedra para sua coroa. O exército do Senhor precisa entrar na casa do valente, amarrá-lo e saquear o seu reino, trazendo as preciosidades para o Rei Jesus.

2. Tempo de Vingança.

Muitas guerras são travadas por causa de disputas antigas. O exército de Deus tem uma disputa contra satanás, que entrou no Éden quando o homem era inocente, pelo engano, o levou à queda. Por maldade ele aprisionou o homem. Hoje, todo pecado, doença, dor, aflição, desespero, vergonha, sofrimento, prisão e morte são resultantes dessa emboscada. Deus decretou guerra entre a semente da mulher (Jesus) e satanás. Há um débito a ser pago. Não descansaremos até nos vingarmos dele e de seus anjos malignos pelo dano que nos causaram.
Amaleque, como vemos no Antigo Testamento em Ex 17:8-14, foi um tipo como satanás. E nós, como igreja viva do Senhor Jesus, não podemos falhar em nossa luta contra satanás. Lutemos contra o mal, contra todo tipo de pecado.

3. É tempo de Conquistar Territórios.

Alargar fronteiras tem sido uma boa razão para guerras. O exército do Senhor tem que reconquistar todo o território invadido pelo inimigo. O limite de nosso território é o mundo inteiro.
“Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu filho, eu, hoje, te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por sua possessão”. (Sl 2:7-8).
Será pela força invasora do exército levantado por Deus que o inimigo será subjugado. Não deporemos as armas até que todas as nações da terra se rendam ao Senhor Jesus (At 1:8).)

4. Tempo de conquistar glória e honras a Jesus.

Quando Davi os disparates falados por Golias contra o povo de Israel, ele declarou:
“E diziam uns para os outros: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar Israel. A quem o matar, o rei cumulará de grande riqueza, e lhe dará por mulher a filha, e a casa de seu pai isentará de impostos em Israel. Então, falou Davi aos homens que estava consigo, dizendo: Então é tudo isso que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta sobre Israel? Quem é, pois este  incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo”? (1Sm 17:25-26).
Davi entendeu que destruir Golias seria remover a afronta aos exércitos do Deus vivo. Ele precisava mostrar a todos aqueles pagãos quem era o Deus de Israel.
Assim, o exército de Deus (os cristãos) removerá a afronta de satanás, envergonhando-o e trazendo a honra e a glória a quem pertence, ao Senhor dos Exércitos, Jeová Nissi, nossa bandeira.
............................................................................

            
2) AS CARACTERÍSTICAS DO EXÉRCITO.

O livro de Joel fala de um exército que precederá o grande derramamento do Espírito.
“Tocai a trombeta em Sião e daí voz de combate no seu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo” (Jl 2:1).
Em Joel encontramos a principal característica dessa poderosa força invasora.

1. Um povo numeroso.

“Como a alva sobre os montes, assim se difunde um povo grande e poderoso, qual desde o tempo antigo nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração. O SENHOR levantará a voz diante do seu Exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial”. (Jl 2: 2.11)
Um verdadeiro exército (de cristãos) se levanta, e suas fileiras são engrossadas a cada dia.

2. Uma força devastadora.

“A frente dele vai fogo devorador, atrás, chama que abrasa; diante dele a terra é como o jardim do Édem; mas, atrás dele, um deserto assolado. Nada lhe escapa”, (Jl 2:3).
Pelo poder e chama do Espírito, o exército deixa atrás de si as fortalezas inimigas destronadas.

3. Uma força veloz.

“A sua aparência é como a de cavalos; e, como cavaleiros, assim correm”. (Jl 2:4).
O dia do Senhor está próximo. As vidas têm que ser arrebatadas das trevas antes daquele dia. Há que correr com determinação. A ordem é avançar depressa.

4. Uma força de combate.

“Como um povo poderoso posto em ordem de combate”. (Jl 2:5b).
A igreja tem se sustentado por muito tempo em uma atitude passiva, quando muito, defensiva. Agora, porém, é chegada a hora da batalha e do ataque decisivo.

5. Um povo temido.

“Diante deles, treme a terra, e os céus se abalam; o sol e a lua se escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor”. (Jl 2:10)
Eles se apavoram diante do povo que sabe quem se levanta para cumprir sua vocação de filhos de Deus na terra: “destruir as obras do diabo” (1Jo 3:8).

6. Uma força corajosa.

Correm como valentes; como homens de guerra, sobem muros; cada um vai no seu caminho e não se desvia da fileira”. (Jl 2:7).
“Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas o justo é intrépido como um leão”. (Pv 28:1).
O Espírito Santo esta conosco, somos guiados pelo Sua ousadia. Nada há a temer porque “maior é quem está em nós” (1Jo 4:4). A certeza da vitória e o conhecimento de quem nos convoca e nos dirige na batalha, determinam o grau da coragem.

7. Uma força invasora.

“Correm como valentes; como homens de guerra, sobem muros; Assaltam a cidade, correm pelos muros, sobem às casas; pelas janelas entram como ladrão”. (Jl 2:7a;9).
Satanás tem instalado seus príncipes, governadores e forças, nas nações, cidades e povoados. O exército de Deus não respeitará muros e invadirá cada povoado, vila, cidade, estado, nação e continente. É tempo de tomar os reinos para Jesus.

8. Uma força ordenada.

“E cada um no seu caminho e não se desvia de sua fileira. Não empurram uns aos outros; cada um segue o seu rumo”. (Jl 2:7b,8a).
Há posições e tarefas que são delegadas pelo Senhor dos Exércitos a cada guerreiro seu. Cada um atendo-se no seu papel, dentro do Exército, permite o cumprimento cabal da missão que é confiada como um todo.

9. Uma força imbatível.

“Arremetem contra as lanças, e não se detém no seu caminho”. (Gil 2:8b).
Eles virão por certo, mas o Exército de Deus não se deixa esmorecer, nem para no caminho. Há muita terra a possuir.
“Levantai-vos ide-vos embora, porque não é lugar aqui de descanso; ide-vos por causa da imundícia que destrói, sim, que destrói dolorosamente” (Mq 2:10).

10. Uma força imprevisível.

“Pelas janelas entram como ladrão”. (Jl 2:9b).
Não há ataque mais bem sucedido do aquele no qual o inimigo e surpreendido. A igreja tem contra-atacado.

11. Um povo poderoso.

“Um povo grande e poderoso... como um povo poderoso posto em ordem de combate. Porque é poderoso quem executa as suas ordens (do Senhor). (Jl 2:2;5;11).
A força deste Exército está em Deus. O poder explosivo nele está nas armas devastadoras que “são poderosas em Deus para demolir fortalezas” (2Co 10:4). São espirituais e procedem do Senhor dos Exércitos. A autoridade desse povo está no nome de Jesus.
...............................................................
Próxima aula: nº 48.
AS MARCAS DO GUERREIRO.

1 comentários:

Unknown disse...

Olá irmão, gostaria de saber qual é o nome desse livro.
Eu mandei um e mail para o senhor.

Postar um comentário