domingo, 20 de janeiro de 2013

DEIXANDO O PAI EM APUROS!





Texto: 

Gênesis 34:30: Então Jacó disse a Simeão e a Levi: "Vocês me puseram em grandes apuros, atraindo sobre mim o ódio dos cananeus e dos ferezeus, habitantes desta terra. Somos poucos, e se eles juntarem suas forças e nos atacarem, eu e a minha família seremos destruídos".

Observação:

 Após se reconciliarem, Jacó e Esaú tomam os seus respectivos rumos, Esaú volta para usa casa, no monte Seir, enquanto Jacó adquire uma propriedade próximo aos cananeus em Siquém. Jacó tinha uma filha, que se chamava Diná. Diná saiu para conhecer as filhas dos cananeus mas é atacada e estuprada por Siquém príncipe  filho do governador da região que se chamava Hamor. Isso deixou Jacó e seus filhos completamente revoltados. Siquém porém se apaixonou por Diná, e convenceu o seu Pai a ir com ele pedir a Jacó, para ele tomar Diná como sua mulher. Foi quando os filhos de Jacó agiram traiçoeiramente, eles disseram a Siquém e a Hamor, que só dariam Diná, se eles e todos os homens de sua cidade aceitasse a circuncidar-se. Os Siquem e Hamor, não só aceitaram como também convenceram a todos seus concidadãos a fazer o mesmo, no entanto, o terceiro dia após a cirurgia, todos os cidadãos daquela cidade estavam em repouso com dores da cirurgia. Foi quando Simeão e Levi agem cruelmente e vinga o estupro de sua irmão, entrando na cidade e matando todos os homens que ali habitavam, não contentes, saquearam a cidade, sequestrando as mulheres e crianças. Simeão e Levi, agiram independentemente sem consentimento de Jacó,  e foram inconsequentes  pois só pensaram em sua justiças própria, mas não pensaram na consequência. Eles deixaram Jacó em apuros, pois Jacó habitava em meio a um povo impio, e agora corria risco de ser atacado e morto com todos os seus bens, devido a atrocidade impensada que seus filhos fizeram com homens da cidade daquele povo.

Prática: 

Não é difícil ver atitudes semelhantes a de Simeão e Levi, claro, não falando da tragédia que eles cometeram. Além de serem vingativos e cruéis, eles foram independentes, agiram no seu próprio entendimento  e trouxe apuros ao seu Pai. No mundo hoje, é cada vez mais normal vermos pais sofrendo devido a escolha de seus filhos, de diversas maneiras... Gravidez prematura, em alguns caso por consequência, gera o aborto; filhos envolvidos com crimes e drogas; filhos desobedientes e independentes que não dão satisfação; pais crentes sofrem com filhos longe dos caminhos do Senhor, e com filhos vivendo como crentes carnais. Pais espirituais também sofrem com seus filhos que os deixam em apuros, diante de escolha erradas; diante de não ouvir ao Senhor; e também e não prestar contas.

Preciso cada vez mais ser um filho(para os meus pais naturais, e para os meus pais espirituais, meus discipuladores) interdependente, que não age por si só, mas pensa nas consequências de suas ações, filho que presta conta, filho que honra e não aquele que deixa os pais e os líderes em apuros.

Oração: 

Pai, dá-me a graça de ser um filho e um discípulo interdependente e obediente assim como o Senhor Jesus foi. Que eu venha ser aquele filho que traz alegrias e felicidades para os meus pais, e meus líderes, e não daqueles que só os deixam em apuros! Em nome de Jesus, amém.
..........................................................

0 comentários:

Postar um comentário