terça-feira, 15 de janeiro de 2013

CRISTÃOS MADUROS - 49


                                    CRISTÃOS MADUROS - 49                                                                                                      
                                  E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
                                    ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                              6º Bloco: GUERRA ESPIRITUAL
                               ........................................
                           1. A EXISTÊNCIA DE DEMÔNIOS.
                           2. NOMES DE DEMÔNIOS NA BÍBLIA.
                      ...........................................................................

1. A EXISTÊNCIA DE DEMÔNIOS.

A existência de demônios amplamente é confirmada na Bíblia. Quando satanás caiu, levou consigo parte das hostes angelicais, possuindo hoje um monumental exército organizado com os mais diversos escalões.
Grande parte do ministério de Jesus foi devotada à expulsão de demônios (Mt 12: 22.29. Ele deu autoridade aos discípulos para fazerem a mesma coisa (Mt 10:1) e viu a vitória deles sobre satanás (Lc 10:17-18). Ele falou em privado aos Seus discípulos sobre o poder e a realidade de demônios (Mt 17:14-20). No versículo 20c Jesus diz que de acordo com a fé de cada um dos Seus discípulos, (eu e você) nada nos será impossível. Esta claro que a sua existência é um fato e precisamos saber como lidar com ele.

2. NOMES DE DEMÔNIOS NA BÍBLIA.

Há cinco palavras no hebraico que são traduzidas no grego para demônio (daimonion).
a.Shedhim (Dt 30:17; Sl 106:37) – Palavra plural, dia de governadores e senhores. Refere-se a ídolos como senhores, uma vez que os hebreus consideravam as imagens como símbolos visíveis de demônios invisíveis.
b.Seirim (Lv 17:7a) “Nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, com os quais eles se prostituem".
c.Elilim Sl 96:5) – “Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o Senhor, porém, fez os céus”. Esta passagem identifica os demônios como ídolos.
d.Gad (Is 65:11) – A deusa Fortuna era um demônio adorado na Babilônia. Essa idolatria era chamada o culto a Baal ou Bel.
e.Qeter (Sl 91:6) – Esse demônio era conhecido por (qeter) que significa mortandade que assola (arrasa) ao meio dia, como nos diz este versículo do salmo 91. Era uma deusa (ídolo) tida como um mau espírito que atacava ao meio dia.

2.No Novo Testamento.

a.Daimom (Mt 8:31) – A palavra “demônio” é derivada desta palavra, daimom.
b.Daimoniom – Por setenta e três vezes essa palavra foi escrita, sendo traduzida por demônio.
c.Pneumata – Por quarenta e três vezes os demônios são identificados como “pneuma” ou “pneumata” (espírito). O contexto mostra que estes espíritos são demônios.
d. Anjos (Mt 12:24b) “Este não somente expele demônios pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios”. (Mt 25:41b) “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.
Como vemos acima, demônios são súditos de satanás e ajudadores em seu programa de oposição a Deus e ao Seu povo. Expulsos do céu com satanás, eles tem sua morada no segundo céu. Sua guerra se desenvolve contra os anjos eleitos nas regiões celestes.

3. A ORIGEM DOS DEMÔNIOS.

Todos os anjos foram criados perfeitos como Lúcifer foi (Ez 28:15) “Perfeito eras (Lúcifer) em teus caminhos, desde o dia em que foi criado, até que achou iniquidade em ti”. Na rebelião original de satanás, ele arrastou um grande número de anjos consigo. Não é assim que lemos em (Mt 25:41)? “Do diabo e seus anjos”.
Há duas classes de anjos que seguiram satanás: livres e presos. Para os presos há dois lugares de confirmação:
*No Tártaros – Traduzido por “inferno”. (2Pe 2:4) “Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo”.
*No abismo – (Lc 8:31) “Rogavam-lhe que não os mandasse para o abismo (inferno)”. (Ap 9: 2a) “Abriu o poço do abismo (inferno), e subiu de lá, do poço, fumaça como fumaça de grande fornalha...” Alguns expulsos por Cristo foram mandados para lá. “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno sai desse jovem e nunca mais volte a ele” (Mc 9:25).

4. A DESCRIÇÃO DOS DEMÔNIOS.

Os demônios são seres espirituais com personalidade. Eles usavam pronomes pessoais (Lc 8:27-30),
Tem nome, (Legião (Lc 8:30) porque eram muitos)
Falam “Ah! Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Viestes para perder-nos (expulsar-nos)? Bem sei que és o Santo de Deus” (Lc 4:34),  “Saiam dos possessos gritando e dizendo: Tu és o Cristo, Filho de Deus...” (Lc 4:41), “Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo. Rogo-te que não me atormente” (Lc 8:28b).
Tem inteligência – “Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Viestes para perdermos (expulsar-nos). Bem sei quem és: o Santo de Deus". (Mc 1:24).
Emoção - “Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes” (Lc 8:28).
Vontade – “Permita-nos então, entrar naqueles porcos. E Jesus permitiu” (Lc 8: 32). (vemos aí uma única vez que Jesus atende um pedido do demônio, na Bíblia).
Existem algumas características que são específicas desses seres. Vejamos três características:

1. Seres espirituais.

Demônios são anjos são chamados de “espírito” (Mt 8:16) “... expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes”. (Lc 10:17.20; Ef 10:12). E não cessarão de existir (Lc 20:36).

2. Moralmente pervertidos.

a.Em suas pessoas.
São pervertidos e operam em trevas morais (Ef 6:12) “Nossa luta não é contra sangue e carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (que povoam o espaço). São chamados de “espíritos imundos” (Mt 10:1) “Chamou os discípulos e deu-lhe autoridade sobre os espíritos imundos”. São conhecidos como “espíritos malignos” (Lc 7:21) “Curou Jesus muitos de moléstias, de flagelos e de espíritos malignos. “Forças espirituais do mal” (Ef 6:12). Alguns são piores que os outros (Mt 12:43-45) “Quando um espírito imundo sai de uma pessoa, e ela não preenche o seu lugar com Jesus, O Senhor; ele roda por aí e voltando encontra a casa vazia" (o corpo, o coração). Daí, ele vai e traz consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e último estado daquela pessoa torna-se pior do que o primeiro”.

b. Em sua doutrina.
*Promovem um sistema de mentira (1Tm 4:1-3) “...por obedecerem a espíritos enganadores e a ensino de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e tem cauterizada a própria consciência”.
*Nos falsos mestres seu caráter se manifesta (2 Tm 3:6.8)”...Estes falsos obreiros (iludidos pelo diabo) entram sorrateiramente nas casas de mulherinhas sobrecarregadas de pecado (meretrizes), conduzidas de várias paixões (tomadoras de maridos). Como Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade; são homens (obreiros) corrompidos na mente, cheio de perversidade quanto à fé”. Espíritos imundos promovem ensinos a mestres imundos (falsos pastores).

c. Em sua conduta.
*Introduzem falsos discípulos e confusões (Mt 13:37-42) e transformam-se em anjos de luz (2Co11: 13-15).

3. Invisíveis, mas capazes de manifestação.

Como os anjos se manifestam (Gn 19:15), também os demônios. Há referência de satanás se manifestando (Gn 3:1; Zcv 3:1; Mt 4:9-10) É possível, pois, que demônios também apareçam tornando forma humana. A Bíblia descreve suas aparições em forma pavorosa, como animais (Ap 9:7-10; 16:13-16).
.........................................................

Na próxima aula – Nº 50.
PODERES DOS DEMÔNIOS.
                 


0 comentários:

Postar um comentário