quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CRISTÃOS MADUROS - 54


                           CRISTÃOS MADUROS – 54                                                                                                      
                     E INSTRUÍDOS NA PALAVRA
                       ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                 6º Bloco: GUERRA ESPIRITUAL
                         ........................................
             Estudaremos doravante o 7º bloco de Palestras.
                       DISCIPLINA DO ESPÍRITO
                                
A oração verdadeira é o segredo da vitória no trabalho e na vida pessoal; é a mais poderosa arma contra os poderes das trevas, é a chave para o sucesso em cada área da vida; e é a chave que abre os tesouros do céu para o homem. Todo sucesso na vida cristã é proporcional ao tempo de oração: 10% de oração, 10% de sucesso; 50% de oração, 50% de sucesso; 100% de oração, 100% de sucesso. Lucas fala do “Dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lc 18:1). Paulo ensina a orar sem cessar (1Ts 5:17) e o tempo todo, no espírito (Ef 6:18).

1. SETE DEFINIÇÕES DA ORAÇÃO.

1.1. Oração é um modo de viver.
É uma comunicação entre o nosso espírito recriado e o Espírito de Deus. É a expressão que resulta de um relacionamento íntimo com o Senhor residente em nosso coração, pelo seu Espírito. Nossa vida, pois, pode ser uma oração.

1.2. Oração é comunhão com Deus.
Nossa vida inteira deve ser estabelecida sobre o funcionamento de uma comunhão pessoal, profunda e íntima com Deus. Oração é um encontro do Pai celeste com Seu filho, numa comunhão de amor.

1.3. Oração é comunhão com um Deus pessoal e digno de confiança.
Deus é uma pessoa!  Deus é digno de confiança! Ele é um Deus pessoal que se relaciona conosco numa base pessoal. Nossos olhos naturais não o veem, mas Ele é real e se comunica com Seus filhos.

1.4. Oração é comunhão com Deus residente no cristão.
No Velho Testamento, Deus estava no meio do povo, era pelo povo, mas não estava no povo. No Novo Testamento, Deus não somente está no nosso meio, é por nós, mas Ele está em nós, pelo Seu Espírito residente em nosso espírito.

1.5. Oração é o primeiro passo para um encontro com Jesus.
“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13). O homem vai a Jesus pela oração e todo o seu andar com Ele é firmado na oração

1.6. Oração é meio de conhecermos a Deus.
É um meio de conhecê-lo inteiramente e lançar mão de Suas promessas. É trazer a alma sobre os joelhos; é o caminho para o homem entender o plano de Deus para sua vida.

1.7. Oração é chave para o miraculoso.
É dar a Deus acesso às nossas necessidades; é e verdadeira respiração espiritual. Em suma, oração é um modo de vida em íntima ligação com Deus.

2. POR QUE ORAR?

Porque Deus insistentemente ordena na Bíblia (Lc 18:1; 1Ts 5:17; Fp 4:6) Ef 6:18.19; 1Tm 2:1; Mt 26:41; Cl 4:6; Hb 13:8).
Porque é o caminho indicado por Deus para o cristão receber coisas de que precisa (Is 19:22).
Porque a oração é saída para os problemas, a cura para todo o cuidado e ansiedade (Fp 4:6.7; Sl 55:22).
Porque a oração respondida é o único argumento irrefutável contra o ceticismo, a incredulidade, o modernismo e a infidelidade (Hb 11:6; 1Rs 18:36-38;Jz 6:12.13).
Porque a oração é o caminho para o poder do Espírito Santo no serviço cristão (Lc 11:13; At 1:13.14; 4:31; 8:14-16; 9:9).
Porque “todo o que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13).

3. INIMIGOS DA ORAÇÃO.

O propósito de Deus é ouvir as orações. Jesus disse: “Graças te dou Pai, porque sempre me ouves” (Jo 11:42). Mas há obstáculos, problemas, inimigos que se infiltram na vida de oração e impedem a manifestação do poder de Deus. Veremos, a seguir, alguns deles.

3.1. Relacionamentos errados na família (1Pe 3:1-7).
O não cumprimento dos deveres dos cônjuges um para com o outro impedem que a oração alcance os céus. A vida conjugal deve ser posta diante de Deus. Se as orações não estão sendo respondidas, pode haver falta no relacionamento. (Até um olhar de desejo para uma mulher ou para um homem, que não seja sua esposa ou seu marido, pode vir a impedir sua oração de chegar até Deus. Cuidado casais. Peçam perdão a Deus se isso aconteceu).

3.2. Falta de perdão (Mc 11:25).
Nossas orações são ouvidas com base no perdão para os nossos pecados; mas Deus não pode tratar conosco sobre tal base de perdão se guardarmos dentro de nós o mal, o espírito de animosidade ou de vingança contra aqueles que nos ofenderam. (Comigo é assim, bateu levou! Não levo desaforo para casa! Isso eu não perdoo! Não consigo engolir fulano, ele é muito chato, é intragável)

3.3. Motivação errada (Tg 4:3).
Um sério obstáculo à oração é pedir a Deus coisas que realmente não necessitamos, com propósito de satisfazer desejos egoístas, com uma motivação egoísta.
“Quer comais, quer bebais, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10:31). O propósito primeiro da oração deve será glória de Deus.

3.4. Toda forma de desobediência a Deus.
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar, nem surdo o seu ouvido, para não responder e ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vos e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça” (Is 59:1.2).
Uma atitude de rebeldia à Palavra de Deus fecha os céus para nós. Uma vida de obediência ao céu abre caminho à resposta de Deus.
“E aquilo que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável”. (1Jo 3:22).

3.5. Ídolos no coração (Ex 14:3).
Ídolo é toda e qualquer pessoa ou coisa que toma o lugar de Deus na vida de alguém. Ídolo é aquilo que mais ocupa nosso pensamento. Deus deve ser supremo (único) em nossa vida.

3.6. Falta de generosidade com os pobres (Pv 21:13).
A recusa em ajudar aquele que se encontra necessitado, quando podemos fazê-lo, impede a resposta de nossas orações.

3.7. Dúvida e incredulidade (Tg 1:5-7).
Dúvida é a ladra da bênção de Deus. A dúvida vem da ignorância da Palavra de Deus. A incredulidade é quando alguém sabe que há um Deus que responde as orações, e ainda assim não crê em sua Palavra.

3.8. Depender da fé do outro.
A cada crente, Deus deu uma medida de fé. Ela veio quando nos tornamos uma nova criação em Cristo e recebemos a natureza de Deus. Assim como nós desenvolvemos nossas capacidades físicas e mentais pelo exercício, desenvolvemos nossa fé pelo alimento da Palavra de Deus.

4. TIPOS DE ORAÇÃO.

Paulo adverte-nos a orar em todo tempo. ”Orai sempre com toda espécie de orações espirituais, e não esquecendo em vossas orações todos os irmãos e irmãs”. “Use cada tipo de oração e súplica” (Ef 6:18).
Costumamos definir nosso relacionamento com Deus em uma palavra: oração. Para que a oração seja respondida, ele deve ser feita de acordo com os princípios estabelecidos na Palavra de Deus.
O versículo em Efésios diz que devemos orar todo tipo de oração. Sabemos que há diversos tipos ou espécies de orações. Cada um deles segue princípios claros.
Tudo o que dizemos ou pedimos a Deus chamamos: oração. Sim, tudo é oração, mas há diversos tipos de oração. Pense numa farmácia. Nela encontramos medicamentos, cada um destinado a tratar certo tipo de enfermidade. O mesmo acontece no mundo do esporte. Há diversas modalidades de esporte, mas cada um deles tem suas próprias regras. Que confusão seria alguém tentar jogar futebol usando as regras do basquete! O que aconteceria se alguém comprasse água oxigenada para uma dor de ouvidos ou iodo para o estômago? É exatamente assim que muitos têm agido em relação à oração.
Há orações que não buscam necessariamente alguma coisa de Deus. Outras visam alterar uma circunstância em nossa vida e de outros. A todas as orações Deus deseja ouvir. “Ó tu que escutas as orações, a ti virão todos os homens” (Salmo 65:2).
.......................................................

Próxima aula Nº 55
TRÊS CLASSES DE ORAÇÕES.

0 comentários:

Postar um comentário